Buscar

contextualizada de geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
CURSO: PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
FABIO DA SILVA PAIVA
AMELIA QUERUBINA OLIVEIRA
ALUNA: MARIA IZABEL DA CRUZ SILVA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
ESTUDO DE CASO: O ENSINO DA GEOGRAFIA NO ÂMBITO ESCOLAR, ALTERNATIVAS PARA O DESINTERESSE DISCENTE.
Juliana, aluna do sétimo período do curso de pedagogia, foi convidada para estagiar em uma escola fundamental da rede pública de ensino de uma cidade próxima a que morava, tornando-se responsável por auxiliar o professor efetivo em uma turma de 5º ano nas aulas ministradas.
No decorrer das aulas e, em momentos de diálogo com os alunos, Juliana percebeu que a construção do conhecimento geográfico era centrada no discurso do professor em aulas expositivas, restringindo-se, principalmente, ao conteúdo dos livros didáticos disponibilizados pela escola, muito embora essa dispusesse de uma sala com recursos de informática, e uma biblioteca com mapas atualizados, inclusive mapas locais.
Por conseguinte, os estudantes mostravam-se completamente desinteressados dos temas abordados em sala, baseados na observação, descrição, analogia e síntese, sobretudo os relacionados ao tema da urbanização, completamente distanciados da sua realidade. Buscando alternativas que pudessem contribuir para tornar as aulas sobre urbanização mais dinâmicas, Juliana, em um site de
notícias na internet, leu uma reportagem sobre a degradação ambiental de um riacho da cidade a qual a escola estava localizada.
Para dar oportunidade aos alunos de identificar, estudar e analisar esses processos, Juliana resolveu desenvolver um projeto de estudo para pesquisar as alterações de equilíbrio ecológico e o impacto das atividades humanas sobre o riacho, principalmente no trecho urbano, onde há a perceptível poluição das águas, assoreamento e, por toda sua extensão longitudinal, muito desmatamento e queimadas da vegetação ciliar. Essas ações predatórias desequilibraram a dinâmica natural do riacho, pois as características naturais foram alteradas e os espaços geográficos apropriados e intensamente restaurados com o desenvolvimento da urbanização de cidades, intensificando ainda mais as alterações.
Nessa estrutura de análise, o objetivo principal desse estudo seria avaliar os elementos que provocaram a degradação da qualidade ambiental do riacho e suas consequências para o meio ambiente em seu entorno.
Ciente dessa situação, elabore um relatório recomendando os procedimentos que poderiam viabilizar essa pesquisa, interligando o estudo urbano com o ambiental, explicando, ademais, como esse conhecimento pode “transpor” as paredes da sala de aula.
O objetivo desse relatório é desenvolver um estudo mostrando os impactos ambientais e as alterações sofridas por esse rio no trecho da zona urbana e mostrar possíveis soluções que venham resolver o problema da poluição desse rio. 
Com essa pesquisa de campo pretende-se levar os alunos a se conscientizar, se aprofundar e buscar soluções para esse desiquilíbrio ambiental através das aulas da professora Juliana, ligando a teoria à prática.
Para que os alunos conheçam a realidade do local e o nível de poluição do rio será realizado uma pesquisa de campo para conhecer a historia do rio e saber o que está causando essa poluição nele.
Com esse estudo realizado extraclasse é possível estudar as causas que provocaram a poluição do rio e descobrir que o lixo descartado de forma irregular nas ruas vai parar no rio e com a chuva além da poluição causam alagamentos e enchentes.
Outra forma de poluição presente nesse rio é os esgotos a céu aberto que despeja seus resíduos no rio além de outros poluidores químicos e biológicos que ajudam na proliferação da poluição do rio que compromete a vida dos animais e das pessoas que vivem próximas a ele.
Após essa pesquisa e conversa sobre o rio os alunos podem colocar suas sugestões e possíveis soluções para o problema e com isso levar a conscientização de que os maiores culpados da poluição do rio são a própria sociedade e poderão deduzir que se cada um fizer a sua parte grande parte dos problemas já podem ser evitados. Também poderá ser feito cartazes para expor e convidar a comunidade para uma palestra conscientizadora dirigida pelos próprios alunos onde eles irão expor tudo que aprenderam com esse estudo e debater junto à comunidade as melhorias do rio sem poluição.
Referências:
http://infoescola.com.br/meioambiente/poluicaodosrios
mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/a-despoluicao-dos-rios-possivel.htm

Continue navegando