Buscar

PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADA PELAS TICS

Prévia do material em texto

PROPOSTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADA PELAS TICS: USO DE IMAGEM NO G+ Tema: Análise da Paisagem Conteúdo abordado em aulas anteriores: - Conceitos básicos de geografia: Lugar, paisagem, espaço, território, região. - Geografia Urbana: Equipamentos urbanos e serviços. - Geografia da População: Densidade demográfica; Etnias. Público Atendido: Alunos de geografia do 6º ano, 5ª série. Objetivo: Entender as transformações do espaço geográfico do seu bairro. Metodologia e Desenvolvimento: 1º Momento - Pensamento radiante sobre os conceitos básicos de geografia; 2º Momento - Descrição dos equipamentos urbanos e serviços disponíveis em seus bairros; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – DCIE NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD 
3º Momento - Tentar identificar quem são os vizinhos e quantos são; - Relacionar a quantidade da população com a paisagem atual do bairro. 4º Momento - Ir para o labin; - Para que serve o g+; - Como usar o google +. 5º Momento - Postar no G+ uma foto do seu bairro (procurar no google) e descrever a paisagem do seu bairro – pontos positivos e negativos. 6º Momento - Dividir os alunos pelos bairros que moram; - Propor uma pesquisa de campo onde eles tirarão fotos do seu bairro e entrevistarão cinco famílias (5 casas) utilizando como base as seguintes perguntas: 1.O que você acha do bairro? 2.Quais foram as transformações ocorridas nos últimos 10 anos? 3.Você sabe porque o seu bairro tem esse nome? 4.O que você acha que pode melhorar no bairro? 5.A quantidade de pessoas no bairro é visto como um ponto positivo ou negativo na história do seu bairro? 7º Momento - Tabular dados, selecionar fotos e fazer uma postagem no g+ com as considerações da pesquisa. - Cada grupo fará um comentário dos outros grupos avaliando o quanto a paisagem foi modificada a partir dos fatores abordados nas considerações Instrumentos e recursos: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – DCIE NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD 
- Laboratório de informática com internet; - Quadro branco; - Piloto; - Data-show; - Máquina fotográfica; Avaliação: A avaliação será de caráter processual, levando em consideração o envolvimento e interesse dos educandos nas atividades propostas. - Identificar as dificuldades dos alunos e permitir reformulações dos mesmos; - Observar o desenvolvimento dos alunos; 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS As tecnologias de informação e comunicação invadiram o mundo moderno e passaram a fazer parte da vida do indivíduo, de maneira que se tornaram indispensáveis no dia a dia do homem. Por conseguinte, as redes é um sistema de comunicação que ganhou o mundo e se tornou um espaço de integração, articulação e conexão entre inúmeras pessoas por meio do ciberespaço. Diante dessa realidade, o uso das redes sociais como uma ferramenta a favor da educação, se tornou uma forma criativa de trazer o conhecimento para dentro da sala de aula. 
Sendo assim o artigo trouxe uma proposta pedagógica mediada pelas TICS, e desenvolvida em consonância com a rede social google+, com a finalidade de envolver o aluno nas atividades propostas pelo professor em sala de aula, bem como chamar a sua a atenção para o assunto retratado e procurar ajuda-lo a desenvolver um conhecimento antes não aprendido. Nesse sentido, cabe ao professor como um mediador da transmissão do conhecimento estar atento as melhores formas de inserir as tecnologias da informação e comunicação nas suas aulas, buscando assim desfrutar do melhor que elas oferecem para o bom aproveitamento da aprendizagem no discente. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – DCIE NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD 
Cabe ressaltar que os métodos tradicionais de ensino acabam se tornando enfadonhos e cansativos para os alunos, dessa maneira as práticas pedagógicas devem sempre está em constante renovação. Nessa perspectiva as TIC’s aparecem no contexto educacional como grandes potencialidades e mediadoras do conhecimento.
 6. REFERÊNCIAS 
FERREIRA, K; AMORIM, S. O Processo de ensino aprendizagem apoiado pelas TIC’S: Repensando práticas educacionais. Disponível em: http://www.ketiuce.com.br/TDAE/Artigo_TDAE_Ketiuce2.pdf. Acesso em: 25 de Julho de 2013. 
GENCIAUSKAS, S. D. Blogs, sites de relacionamento e vídeo são ferramentas utilizadas para notoriedade e auto-promoção. In: MUNHOS, 
H. Redes sociais dão visibilidade aos jovens. Disponível em: < http://www.metodista.br/cidadania/numero-69/redes-sociais-dao-visibilidade-aos-jovens/>. Acesso: 24 jul 2013. 
KLEIN, Naomi. No logo. London: Flamingo Publishing, 2001. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: 1993.
 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12 ed. Campinas: Papirus, 2006. 
OLIVEIRA, J; PEREIRA, J; MOTA, P. O papel das novas tecnologias no ensino de geografia. Disponível em: http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%208/PDF/Microsoft%20Word%20%20O%20PAPEL%20DAS%20NOVAS%20TECNOLOGIAS%20NO%20ENSINO%20DA%20GEOGRAFIA.pdf. Acesso em: 25 de Julho de 2013. 
POCINHO, R; GASPAR, J. O uso da s TIC e a s alterações no espaço educativo. Disponível em: http://www.exedrajournal.com/docs/N6/09-Edu.pdf. Acesso em: 25 de Julho de 2013. 
SANTOS, M. 1988. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec. SCHAFFER, N. O. O livro didático e o desempenho pedagógico: Anotações de apoio à escolha do livro texto. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. - 4. ed. - Porto Alegre/RS: Editora da UFRGS/ Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003. p. 136 – 150. 
STUMER, A. As TIC’S nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. Fortaleza. v. 2, n. 4, p. 3-12, ago. / dez. 2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – DCIE NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD 
VESENTINI, J. W. O Ensino de Geografia no Final do Século XX. Editora Ática, 1996. 
7. REFERÊNCIAS CONSULTADAS BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. KENSKI, V. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São paulo, 2ª edição, 2007.
JornalPed. Disponível em: http://nead.uesc.br/jornaped2013/anais_2013/educacao_tecnologia/proposta_de_ensino_de_geografia_mediada_pelas_tics.pdf

Continue navegando