Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade prof. Jorge
Aluno: Gabriela Yasmin Silva Ferreira RA: F16IJG-9
Relatório. 
Marcos legais da BNCC
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Com esse objetivo, a BNCC coloca em curso o que está previsto no artigo nove da Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB) sancionada em 1996. Segundo LDB cabe ao Governo Federal e aos Municípios a competência para a educação de qualidade, assegurando a formação básica comum. No artigo 210, já reconhece a necessidade de que sejam “fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira assegurar a formação básica comum a respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais”. Para atender tais marcos constitucionais a LDB cabe à sociedade, ao estado e aos municípios colaborar para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearam os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum. A LDB deixa claro dois conceitos decisivos para todo o desenvolvimento da questão curricular do Brasil. O primeiro, já antecipado pela constituição, estabelece a relação entre o que é básico comum e o que é diverso em matéria curricular: as competências e diretrizes são comuns, os currículos são diversos. Em 2014, a lei número 13.005/2014decretou o plano nacional de educação (PNE), e nos lembra a necessidade de estabelecer e implantar, mediante união social, normas pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos(a) alunos (a) para cada ano do ensino fundamental e ensino médio, respeitando as diversidades regional, estadual e local. Nesse sentido, acordante aos marcos legais anteriores, o PNE afirma a importância de uma base nacional comum curricular para o Brasil, em foco na aprendizagem como estratégia para fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, referindo-se a direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Em 2017, com a alteração da LDB por força da lei número 13.415/2017, a legislação brasileira passa a utilizar, simultaneamente, duas nomenclaturas para se referir as finalidades da educação.
 Resumo Educação escolar.
Princípios e objetivos da educação escolar na LDB 9394/96 .
A Lei de Diretrizes de Base e educação é a mais importante lei brasileira no que se refere a educação, aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96.Tambem é conhecida popularmente como Lei Darcy Ribeiro, em homenagem a este importante educador e político brasileiro que foi um dos principais formuladores dessa lei. A LDB é composta por 92 artigos que versam sobre os mais diversos temas da educação brasileira, desde o ensino infantil até o ensino superior. Entre suas características, destacam-se as principais: estabelece que todo cidadão brasileiro tem o direito ao acesso gratuito ao ensino fundamental, 9 anos de estudo; aponta para que este direito seja, gradativamente, levado também ao ensino médio; determina a função do governo federal, estados e municípios no tocante a gestão da área da educação; estabelece as obrigações das instituições de ensino escolas, faculdades, universidades, etc. Determina a carga horaria mínima para cada novel de ensino; apresenta diretrizes curriculares básicas; aponta funções e obrigações dos profissionais de educação, professores, diretores, etc. A LDB tem como objetivo reafirmar o direito a educação, garantido pela constituição federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do estado em relação a educação escolar publica, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a união, os estados, o distrito federal e os municípios. Dentre os 92 artigos da LDB, os que mais definem os seus princípios são:
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
X - valorização da experiência extra escolar;
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
XII - consideração com a diversidade étnico-racial.
XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.