Buscar

Adg 4 Literatura Infantojuvel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg 4 Literatura Infantojuvel
1.Leia o trecho a seguir.
“Não vejo diferença entre a imagem e a palavra. Imagem e palavra não se dissociam. Minha relação com a imagem é verbal, assim como a minha relação com a palavra começa pela espacialização dessa palavra em si. Penso sempre numa imagem que conta alguma coisa. É uma busca da narrativa e é um exercício plástico. É sempre um exercício plástico-narrativo." (MORAES; HANNING; PARAGUASSU, 2012, p. 201).
A respeito da ilustração no livro ilustrado infantojuvenil, julgue as afirmativas a seguir como V (verdadeira) ou F (falsa):
( ) A produção atual para o público infantojuvenil apresenta uma relação tão intrincada entre texto e imagem que é comum ilustradores assumirem também a autoria do texto verbal.
( ) O livro ilustrado contemporâneo difere daquele livro com ilustrações, quando a imagem era um mero acessório e aparato estético.
( ) A partir da década de 70, com o boom da produção dos livros infantojuvenis, os ilustradores passaram a ganhar autonomia e reconhecimento.
( ) Durante muito tempo a predominância do texto verbal sobre o visual deixou o ilustrador à margem do prestígio da autoria do livro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
c) V - V - V - V. (correto)
2)"Como era de se esperar, a idade dos destinatários é um parâmetro muito importante na distribuição de gêneros ao longo do itinerário de leitura oferecido pela narrativa infantil e juvenil. Quantitativamente, o espectro de gêneros cresce à medida que aumenta a suposta capacidade leitora. No aspecto qualitativo, os gêneros que predominam em um ou outro grupo de idade são muito diferentes".
(COLOMER, T. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003, p. 236).
Sobre o(s) gênero(s) da literatura infantojuvenil, é correto afirmar que:
Alternativas:
c)A literatura infantojuvenil abarca diferentes gêneros literários, do hibridismo das histórias em quadrinhos à métrica da poesia tradicional.(correto)
3)“Mas uma coisa é certa: a literatura para criança não é um gênero, ela percorre todos os gêneros”.
Marque a alternativa que melhor completa a afirmativa a seguir:
Se a escola tem a intenção real de formar leitores plurais, ela deve oferecer, também, uma pluralidade de textos, uma vez que:
Alternativas:
e) a concepção de leitura vem se alargando à medida que outros códigos de linguagem vão se incorporando à literatura.(correto)
4) “Mesmo quando há a preocupação de indicar leituras e trabalha-las em sala de aula, poucos são os professores que se detêm no aspecto relativo à fruição, ao prazer do texto. Valoriza-se o que o autor quis dizer e não o como foi dito e o que provocou no leitor. Parece que na escola não há lugar para a emoção e o prazer, como se a união entre o conhecimento e o prazer fosse impossível”. (VIEIRA, 1989, p. 52)
A fruição da leitura literária deve ser algo valorizado e priorizado nas escolas porque:
Alternativas:
b) a leitura descompromissada viabiliza a real experiência com o literário, onde predominam as percepções sensoriais. (correto)
Corrigido pelo AVA

Continue navegando