Buscar

Fisiologia exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Andressa, Caio, Gabriela Jane, Gresiele Carolina, Marlon, Milena, Vinicius e Wallace 
	Curso: Educação Física – Licenciatura	/Bacharelado Turno: Noite
	Professor: Pedro 
	Disciplina: Fisiologia do Exercício 
1. Quais são e onde são produzidos os hormônios que controlam o equilíbrio hidroeletrolítico?
R: 1- Hormônio Antidiurético (ADH) – Produzido no Hipófise Posterior
2- Aldosterona – Produzido no Córtex Suprarrenal
3- Renina que é uma enzima que ajuda na conversão do angiotensinogênio em angiotensina que é um hormônio – Produzido no fígado
2. Quais alterações no organismo provocam o aumento da produção dos hormônios citados?
R: O equilíbrio dos líquidos durante o exercício é fundamental para um funcionamento metabólico, cardiovascular e termorregulador satisfatório. Durante o exercício o musculo e as glândulas sudoríparas ganham água à custa do volume plasmático. A redução do volume plasmático pode provocar queda na pressão arterial e aumentar a sobrecarga cardíaca para bombear sangue para a musculatura ativa. Prejudicando o desempenho atlético.
3. Qual o papel dos rins em cada sistema?
R: A RENINA é liberada pelas células justaglomerulares que cai na corrente sanguínea e converte o angiotensinogênio que é produzido no fígado em ANGIOTENSINA I. A ANGIOTENSINA I apresenta uma atividade leve de vasoconstrição em sequência ANGIOTENSINA I é então convertida em ANGIOTENSINA II pela enzima conversora da angiotensina mais conhecida pela sigla ECA, vale ressaltar que a ECA é produzida especialmente pelo endotélio pulmonar e endotélio dos vasos. ANGIOTENSINA II atua principalmente em quatro frentes, sendo 1- Gerando vasoconstrição dos vasos do corpo, 2 - Em nível renal ela promove vasoconstrição preferencialmente da arteríola eferente assim mesmo promovendo redução do fluxo renal ela mantém a taxa de filtração glomerular mas com aumento de reabsorção osmótica do líquido presente nos túbulos, visto que o fluxo nos capilares peritubulares também está lentificado, 3 - Estimulando a adrenal a secretar ALDOSTERONA que por sua vez atua no túbulo contorcido distal estimulando a reabsorção de sódio e excreção de potássio e 4 - Estimulando a HIPÓFISE POSTERIOR a secretar ADH que vai atuar nos ductos coletores estimulando a reabsorção de água. Dessa forma temos como resultado um aumento da vasoconstrição e aumento da reabsorção de sódio e água e consequentemente teremos aumento da pressão arterial sistêmica. Se a pressão estiver mais elevada os estímulos para a secreção de RENINA serão reduzidos e consequentemente a pressão também será reduzida, assim temos um mecanismo de auto regulação.

Outros materiais