Buscar

estruturas do solo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Semana 3 – Assunto: Estrutura do solo – parte I – aula síncrona – data 06/04
1. Defina estrutura do solo?
São arranjo das partículas primárias do solo (areia, silte e argila) e da matéria orgânica, em unidades estruturais, os agregados, que são separados entre si por superfícies de fraqueza
2. Quais são os constituintes dos agregados?
Agregado: grupo de partículas, que apresentam um certo grau de estabilidade em relação à uma força externa ; Nos agregados as partículas areia, silte e argila estão ligadas entre si pela matéria orgânica (húmus), óxidos de Fe e Al, minerais de argila, carbonatos
3. Comente sobre a importância da estrutura do solo?
A estrutura juntamente com a textura definem a natureza do sistema de poros e canais do solo, ou seja, a quantidade, o tamanho (macroporos e microporos) e a distribuição dos poros, que por sua vez condicionam, a capacidade do solo de reter e conduzir água e ar no interior do solo.
4. Quais são as características de um solo ideal, do ponto de vista físico?
Um solo é considerado fisicamente ideal para o crescimento de plantas quando apresenta boa retenção de água, bom arejamento, bom suprimento de calor e pouca resistência ao crescimento radicular.
5. Explique o processo de formação dos agregados no solo?
Aproximação das entre as partículas, floculação da argila, 
Desidratação do solo; aproxima partículas. 
Raízes; desidratação pressão sobre as partículas. 
Organismos; minhocas, coprolitos. 
Processos físico-químicos. Floculação – atração mútua entre partículas de argila e cátions floculantes, como Ca2+ , Mg2+ e Al3+ , formando “pontes” atração entre a matéria orgânica e cátions floculantes.
 Formação de complexos argila/húmus forma pontes que se ligam umas as outras
 Dentre os processos biológicos de agregação os mais importantes são: Atividades de escavação por organismos do solo (minhocas, besouros); Emaranhado de partículas causado pelo crescimento de raízes (principalmente gramíneas) e hifas de fungos; Produção de gomas orgânicas (glomalina) por microrganismos (fungos).
6. Em que condições um solo possui ausência de agregados, e qual é a consequência para o solo?
A cultivo tradicional por anos, o uso de máquinas pesadas, a não correção do solo, a falta de matéria orgânica e até mesmo as gotas da chuva podem ser fatores que quebram esses agregados. Partículas dispersas, desagregadas ou muito coesas prejudicam a qualidade do solo e a atividade agrícola. Afetam diretamente na porosidade, permeabilidade de água e ar, disponibilidade de água e o desenvolvimento do crescimento radicular devido a resistência na penetração das raízes. Assim a planta não tem seu desenvolvimento e o solo fica mais propício a erosão. 
7. O que é estrutura laminar e prismática, em condições se formam cada uma desses tipos de estrutura, e o que cada um desses tipos de estrutura influencia no comportamento do solo?
É uma estrutura dimensão vertical é mais desenvolvida do que a horizontal.
Estrutura prismática extremidade superior é plana. Formam-se com presença de argila de atividade alta (argila 2:1), como nos Vertissolos e também nos solos com argila 1:1 e CTC elevada, como nos Nitossolos. Apresentam drenagem moderada, macroporosidade intermediária. Contudo, por apresentar drenagem moderada a água permanece mais tempo no perfil do solo (boa disponibilidade de água), o que é favorável em períodos secos.
8. O que é estrutura em blocos, em condições ela se forma, e o que ela influencia no comportamento do solo?
São aquelas em que as três dimensões do agregado são aproximadamente iguais.
Ocorrem mais freqüentemente no horizonte B de solos de regiões tropicais úmidas, mais intemperizados, com argila de atividade baixa (Argissolos; Latossolos, com predomínio de caulinita em relação aos óxidos de Fe e Al na fração argila. A influencia no comportamento do solo é que apresentam drenagem moderada, macroporosidade intermediária em profundidade.
9. O que é estrutura granular, em condições ela se forma, e o que ela influencia no comportamento do solo?
Estruturas granular apresenta as três dimensões do agregado aproximadamente iguais, ou seja, as partículas estão arranjadas em torno de um ponto. Contudo as unidades estruturais não apresentam faces de contato. Um material parecendo terra de formiga ou pó de café: estrutura granular, com pequenos grânulos e grande espaço poroso entre esses agregados. A formação da estrutura granular está relacionada a matéria orgânica, a atividade biológica, e a teores elevados de óxidos de Fe e Al na fração argila. Drenagem rápida a muito rápida, alta permeabilidade no perfil, alta macroporosidade; O solo com estrutura granular mesmo se forem argilosos ou muito argilosos são muito permeáveis. Com isso, há facilidade de entrar na área pouco tempo após as chuvas. Contudo esses solos ressecam com muita facilidade. Essa é uma desvantagem dos latossolos com estrutura granular em relação aos nitossolos, que possuem estrutura prismática no horizonte B.
10. O tipo de estrutura é uniforme ao longo do perfil, ou varia ao longo dos horizontes do solo? Justifique a resposta.
Varia, pois cada horizonte apresenta uma característica peculiar. 
11. Relacione os tipos de estrutura com a macroporosidade e a água no solo?
Estrutura do tipo laminar: macroporosidade baixa, proporciona drenagem muito baixa (lenta), baixa permeabilidade, baixa macroporosidade no solo – solos mal drenados.
Estrutura do tipo prismática ou colunar:Apresentam drenagem moderada, macroporosidadeintermediária.
Estrutura em blocos:Apresentam drenagem moderada, macroporosidade
intermediária em profundidade.
Estrutura do tipo granular ou esferoidal:apresentam drenagem rápida a muito rápida, alta permeabilidade no perfil, alta macroporosidade
Semana 4 – Assunto: Estrutura do solo – parte II – aula síncrona – data 13/04
1. Cite as causas de degradação da estrutura do solo, cite também as consequências da degradação da estrutura do solo?
Impacto direto das gotas de chuva na superfície do solo;
Revolvimento intensivo do solo por meio de aração e gradagem;
Tráfego intenso de máquinas agrícolas em solo com alta umidade;
Dispersão química – teores elevados de Na+ ou K+ no
Consequências : propriedades físicas afetadas – densidade e porosidade do solo, estabilidade dos agregados, retenção e infiltração de água, camadas compactadas subsuperficiais, maior resistência do solo a penetração, erosão(sulcos e entresulcos), crosta e selo superficiais.
Solo ou calagem excessiva
2. O que são agregados estáveis, e quais são os componentes do solo que favorecem a estabilidade dos agregados?
Agregados que possuem resistência a desagregação quando são submetidos a forças externas. A estabilidade dos agregados depende de atributos químicos e mineralógicos do solo – teor de matéria orgânica, de argila e óxidos e hidróxidos de Fe e Al.
3. Explique o efeito das chuvas nos agregados do solo, e a consequência desse processo para o solo?
As gotas de chuva colidindo diretamente com a superfície do solo desprotegida com grande energia cinética, provoca desagregação na superfície do solo, e o consequente desprendimento de partículas e a formação de crostas superficiais que selam o solo, provocando diminuição da infiltração de água e formação das enxurradas.
4. Explique, de forma detalhada, o efeito do preparo do solo, por meio de aração e gradagem, na degradação do solo?
O preparo do solo causa a ruptura dos agregados, ou seja, quebra de agregados maiores em agregados menores.
O preparo do solo cria macroporos pouco estáveis, que se desfazem com as chuvas, pela acomodação das partículas.
O preparo do solo diminui a continuidade dos poros ao longo do perfil do solo.
O preparo do solo acelera a decomposição da matéria orgânica do solo (substâncias húmicas).
O preparo do solo com alto teor de umidade favorece a compactação.
O preparo do solo promove o pé-de-grade
O preparo do solo favorece as perdas por erosão.
O preparo dosolo reduz a atividade biológica do solo.
O preparo do solo aumenta a temperatura da superfície do solo em até 3 cm, pois os raios solares atingem diretamente o solo, o que prejudica a emergência e o estande de plantas.
O preparo do solo aumenta as perdas de água do solo por evaporação.
5. Algumas situações ou práticas podem provocar a dispersão química dos agregados. Explique quais são essas práticas, e a consequência para o solo?
Causas: Impacto direto das gotas de chuva na superfície do solo; Revolvimento intensivo do solo por meio de aração e gradagem; Tráfego intenso de máquinas agrícolas em solo com alta umidade; Dispersão química – teores elevados de Na+ ou K+ no solo ou calagem excessiva 
Conseqüências: Propriedades físicas afetadas – densidade e porosidade do solo, estabilidade dos agregados, retenção e infiltração água; Camadas compactadas subsuperficiais; Maior resistência do solo à penetração; Erosão – sulcos ou entressulcos; Crosta e selo superficiais.
6. Explique o efeito da matéria orgânica nos agregados do solo?
A matéria orgânica (húmus) é importante no processo de formação e estabilização dos agregados, pela ação cimentante, que possibilita a formação de agregados estáveis.
7. Comente o efeito da atividade biológica na agregação do solo?
Atividade de escavação de organismos como minhocas, cupins, formigas, besouros, etc. que favorecem a agregação, e criam canais no solo (bioporos), que funcionam como macroporos; ação de raízes de plantas e hifas de fungos, que entrelaçam partículas; Produção de gomas orgânicas (glomalina) produzidas por microrganismos (fungos).
8. Explique como a mineralogia da fração argila influencia na agregação e na estabilidade dos agregados do solo?
A argila é um colóide e sua presença no solo mantém a estabilidade dos agregados. Ex: solo arenoso – solto, com pouca agregação e agregados com baixa estabilidade; Solos de região tropical possuem maior estabilidade de agregados do que solos de região temperada devido a teores elevados de óxidos de Fe e Al em relação as argilas silicatadas 1:1 e 2:1 Estrutura do solo. A formação dos microagregados está mais relacionada a mineralogia da fração argila; Microagregados – diâmetro menor do que 0,25 mm.
9. Comente o efeito dos cátions Ca2+ e Mg2+ e Al3+ na estrutura do solo?
Cátions como Al3+ (trivalente) e o Ca2+ e Mg2+ (bivalentes) favorecem a agregação das partículas do solo, sendo denominados de floculantes;
10. Explique o efeito das plantas e da cobertura vegetal na agregação do solo?
Raízes de plantas apresentam ação mecânica na agregação das partículas, além de exudar substâncias que favorecem a agregação das partículas do solo; Crescimento de raízes criam canais (bioporos), que funcionam como macroporos; Crescimento das raízes no solo movimentam partículas de solo que se aproximam, favorecendo a agregação, Estrutura do solo; Resíduos vegetais na superfície diminui o risco de destruição dos agregados pelo impacto das gotas de chuva.

Outros materiais