Buscar

relatorio cowspiracy

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Documentário - Cowspiracy - A Conspiração da Vaca
Ao falarmos de destruição ambiental normalmente nos remete ao desperdício de água, aos gases soltados na atmosfera através de veículos, consumo de energia, entre outros, é mais comum pensar naquilo que podemos fazer em casa, de forma rápida, cômoda, até porque é isto que o governo e as grandes organizações de defesa do meio ambiente exigem de nós, um comportamento de mudança mais domestica, mudando alguns hábitos, como apagar as luzes, economizar água, banhos mais curtos, etc.
Entre tanto, ao assistirmos o documentário podemos nos deparar questões muito mais importantes e séries de destruição ambiental, que nem mesmo é mencionada por essas grandes organizações de defesa do meio ambiente e muito menos pelo governo.
O documentário mostra a importância da agricultura animal em relação a poluição, desmatamento, consumo exagerado de água, entre outros aspectos. 
Um relatório das nações unidas declara que a pratica da pecuária produz mais gases de efeito estufa do que as emissões de todo setor de transporte, isso quer dizer que as indústrias bovinas produzem mais gases do efeito estufa do que motores de carros, caminhões, aviões, trens barcos juntos, isto porque vacas e outros animais criados produzem uma quantidade substancial de gás metano em seu processo digestivo , o gás metano da pecuária é 86 vezes mais destrutivo do que o dióxido de carbono dos veículos. 
A ONU junto com outras agencias publicou que não só a pecuária tem um imenso papel no aquecimento global como também é a maior causa de consumo de recursos e degradação ambiental que destrói o planeta hoje em dia.
 E o mais estranho é que esta informação não aparece em quase lugar nenhum, grandes sites de organizações ambientais estão mais focados em produção de gás natural e combustível. Com a perfuração sendo o foco principal para a causa de uso e contaminação da água, a perfuração hidráulica para o consumo de gás natural usa uma quantidade absurda de água, cerca de 378,5 bilhoes de litros de água são usados todos os anos nos estados unidos, mas quando comparado com a agricultura animar, a pecuária, só os estados unidos usa cerca de 28,5 trilhoes de litros de água por ano.
O documentário mostra que a maior parte de água que consumimos por dia esta justamente nas carnes que consumimos, faz uma comparação onde comer um hambúrguer de 113 gramas equivale a 2 meses de banho tomado, pois para produzir um hambúrguer comum como este de 113g usa-se cerca de 2.498 litros de água. 
Ele faz uma critica a tanta atenção é dada para o uso domestico da água sendo que o uso domestico equivale a apenas 5% do que é consumido nos estados unidos contra 55% da agricultura animal. 
Ele chega a conclusão de que mesmo seguindo todas as recomendações do governo para reduzir o consumo de água, ele economizou certa de 177 litros de água por dia, o que não chega nem perto dos 2.498 litros de água por apenas um hambúrguer. 
Ao conversar com os governantes sobre isso, ele percebe que os próprios governantes não sabem o papel da agricultura animal no consumo e na poluição da água, focando apenas no consumo domestico. Ao questionar sobre o que o governo poderia fazer sobre isso, e dar a idéia de conscientizar a população para que diminuíssem a quantidade de carne que se é consumida, e resposta foi “isso não irá acontecer”. 
Os setores de transporte e energia recebem bastante atenção compreensivelmente por causa do impacto terrível que o dióxido de carbono causa em nosso clima, mais a agricultura animal produz 65% do oxido nitroso mundial, um gás com potencial de causar o aquecimento global 296 vezes maior do que o gás carbônico por quilo e ainda sim só ouvimos falar de combustíveis fósseis. 
De acordo com dois especialistas ambientais do grupo do banco mundial, o uso de padrões globais para mediação de gases do efeito estufa indica que a agricultura animal foi responsável por 51% das mudanças climáticas causadas pelo homem, enquanto o seqüestro de carbono a respiração e o metano são tidos como responsáveis e que o estudo da ONU não abrangeu. 
Este desastre ambiental tem sido ignorado pelas pessoas que deveriam combater o desflorestamento, o uso da terra, a escassez de água, fome mundial, etc. 
Pesquisadores dizem que mesmo se não usarmos mais gases ou combustíveis daqui para frente, nunca mais, ainda sim excederia as emissões máximas de gases do efeito estufa. 
A principal causa da destruição ambiental é a agricultura animal, acabam com florestas para alimentar animais e plantar soja geneticamente modificada para alimentar as vacas, porcos, galinhas, entre outros. 
91% de perda da área da floresta amazônica até agora por causa da pecuária. 
Uma importante indagação do documentário foi o porquê das maiores organizações ambientais do mundo não atacarem este assunto quando a missão delas eram exatamente proteger o meio ambiente? 
A grande razão para isso que se é entendida pelos pesquisadores é que estas grandes organizações possuem sócios de onde buscam doações, se eles forem taxados como “anti-carne” e tentarem mudar os hábitos das pessoas em relação a uma coisa tão “querida” por elas, isto diminuiria o numero de financiamentos. 
Eles não querem atacar a principal força motriz da devastação ambiental que é a agricultura animal por causa dos negócios, eles querem se assegurar de ter uma fonte confiável de financiamento, e não irritar outro grande grupo de pessoas. 
É mais fácil desviar do assunto do que afrontar grandes industrias e grandes grupos de pessoas. 
À medida em que Andersen confronta os líderes do movimento ambiental, ele descobre cada vez mais o que parece ser uma recusa intencional de discutir a questão da pecuária, enquanto denunciantes da indústria e “cães de guarda” o alertam dos riscos para a sua liberdade e até mesmo para a sua vida se ele se atrever a persistir.
O documentário é bem completo e nós atenta para grandes problemas da devastação ambiental, tais como a falta de responsabilidade e preocupação do governo e grandes organizações de proteção ao meio ambiente frente a destruição causada principalmente pela pecuária animal, a falta de informação a sociedade sobre o que realmente mais afeta o meio ambiente, entre outros aspectos, é bastante claro e informativo.

Continue navegando