Buscar

texto 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Há aqueles que escrevem como se fossem atropelados pelas ideias. Aventuram-se sem garantias (nunca sabem aonde o texto os levará). Quanto mais escrevem, mais querem escrever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita Criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 66.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, quando um texto não estabelece relações lógicas entre as partes do enunciado, esse texto não possui:
Nota: 10.0
	A	
elementos coesivos.
Você acertou!
“Outro problema bastante encontrado em textos diz respeito à utilização de elementos coesivos, os quais estabelecem relações lógicas entre as partes dos enunciados” (livro-base, p. 263).
	B	
fatores de coerência.
	C	
situacionalidade.
	D	
intertextualidade.
	E	
adequação à norma-padrão.
 
Questão 2/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática – que nada mais é do que o resultado de uma (longa) reflexão sobre a língua; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar uma gramática, mas jamais compreenderá o seu sentido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1996. P. 64.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior a unidade básica de comunicação, que deve ser o objeto de estudo é:
Nota: 10.0
	A	
a frase.
	B	
a gramática normativa.
	C	
o locutor.
	D	
o texto.
Você acertou!
“ [...] devemos considerar que a unidade básica de interação verbal não é a frase isolada, mas o texto completo e contextualizado. [...] O texto, e não a frase, é a unidade básica de comunicação.” Livro-base, p. 68.
	E	
o modelo canônico.
Questão 3/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os gêneros textuais representam uma estabilização de comportamentos sociais padronizados e consagrados que produzem efeitos específicos. Seja na oralidade ou no letramento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. p. 44.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, são exemplos de gêneros textuais que pertencem à esfera pública:
Nota: 10.0
	A	
o e-mail pessoal e os artigos de opinião.
	B	
as cartas em geral e o e-mail institucional.
	C	
o artigo de opinião e a carta do leitor.
Você acertou!
“A certa do leitor se situa entre os gêneros que pertencem à esfera pública e que podem ter grande circulação [...]. O artigo de opinião se encontra entre os gêneros que circulam na esfera pública, situado no contexto jornalístico [...]” (livro-base, p. 116,122).
	D	
a carta do leitor e o e-mail institucional.
	E	
o artigo de opinião e os e-mails em geral.
Questão 4/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A variação é constitutiva das línguas humanas, ocorrendo em todos os níveis. Ela sempre existiu e sempre existirá, independentemente de qualquer ação normativa. Assim, quando se fala em Língua Portuguesa, está se falando de uma unidade que se constitui de muitas variedades.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quatro ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior a gramática normativa torna-se ineficaz para o aprendizado da norma-padrão porque:
Nota: 10.0
	A	
mostra-se incapaz de apresentar aos alunos todas as regras de uma língua.
	B	
leva em consideração os aspectos sociolinguísticos, em detrimento dos conceitos gramaticais.
	C	
reproduz de forma fiel a maneira como a língua é efetivamente usada no cotidiano.
	D	
falha ao não descrever conceitos sintáticos e morfológicos.
	E	
prioriza os conceitos gramaticais, em detrimento do uso real da língua.
Você acertou!
“O aprendizado de nomenclaturas gramaticais, tais como a classificação morfológica das palavras e a definição de conceitos sintáticos, não torna ninguém proficiente usuário da norma-padrão. Uma coisa é aprender a língua em uso, outra é aprender conceitos gramaticais.” Livro-base, p.43.
Questão 5/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Oralidade e escrita parecem manter uma relação constante, atual ou virtual, com o “outro”, sendo a escrita uma prática linguístico-cultural e sociocultural situada, tal como a fala”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLORES, O.; SILVA, M. R. da. Da oralidade à escrita: uma busca da mediação multicultural e plurilinguística. Canoas: Ed. Ulbra, 2005. p. 23.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar a respeito dos gêneros textuais orais e escritos:
Nota: 10.0
	A	
existem como causa e consequência uns dos outros.
	B	
relacionam-se e misturam-se, não havendo distinção entre eles. 
	C	
 são independentes um do outro.
	D	
estão dispostos em polos opostos.
	E	
estão dispostos em um continuum.
Você acertou!
“Pelo que podemos ver, os gêneros orais e escritos estão dispostos em um continuum, e não em polos opostos” (livro-base, p. 101).
Questão 6/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escrita guarda tanto de realidade quanto de imaginação, experiência e fantasia. Expressando, por meio da matéria verbal, a diversidade do mundo de forma conhecida é ao mesmo tempo verossímil e diversa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 59.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A linguagem verbal deve ser concebida como construção histórica.
( ) Nossa constituição como sujeitos está relacionada com o processo histórico de construção da linguagem.
( ) Deve-se seguir e ensinar um modelo único de linguagem.
( ) Aprendemos e reconstruímos a linguagem na interlocução e nas práticas sociais.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	
V – V – V – F
	B	
V – V – F – V
Você acertou!
“Concebemos a linguagem verbal como construção histórica, realidade plástica, adquirida, construída e reconstruída [...]. Dessa forma, segundo Geraldi, nossa constituição como sujeitos também está vinculada ao processo histórico de constituição da linguagem. [...]. Essa compreensão de linguagem e sujeito necessariamente nos leva a negar um modelo único de linguagem a ser ensinado e a ser seguido. [...] Se a linguagem é produto histórico do trabalho coletivo, é na interlocução que aprendemos, a construímos e a reconstruímos” (livro-base, p. 18-19).
	C	
V – F – V – F
	D	
F – V – F – V
	E	
F – F – V – V
Questão 7/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assim como uma frase, ou até mesmo uma única palavra, pode expressar vários pensamentos, um único pensamento pode ser expresso por meio de uma única palavra ou por meio de várias frases”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, S. J. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamim. Campinas: Papirus, 1994. p. 135.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar sobre os “relatórios”:
Nota: 10.0
	A	
obedecem uma estrutura fixa e não admitem
subjetividade por parte do relator.
	B	
ao contrário dos demais gêneros, o relatório independe do diálogo que o escritor mantém com o leitor.
	C	
o relatório é construído pelo uso da forma composicional da “argumentação”.
	D	
há pouco espaço para descrições nos relatórios formais.
	E	
são difíceis de serem definidos, por serem flexíveis quanto às suas funções sociocomunicativas e seus aspectos formais.
Você acertou!
“Ao contrário de outros gêneros mais facilmente reconhecidos [...], os relatórios são mais flexíveis, e por isso mais difíceis de serem definidos” (livro-base, p. 85).
Questão 8/10 - Escrita e Produção de Textos
Observe a propaganda a seguir:
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior a propaganda acima faz referência direta a uma famosa animação infantil (Shrek). A este recurso damos o nome de:
Nota: 10.0
	A	
aceitabilidade.
	B	
intertextualidade.
Você acertou!
“Intertextualidade: [...] o reconhecimento de um texto depende do conhecimento de outros textos. De forma implícita ou explícita, todo texto traz referências a outros enunciados da cadeia verbal, citando-os, reafirmando-os, completando-os, negando-os, questionando-os, ilustrando-os, parafraseando-os, parodiando-os. ”
	C	
reciprocidade.
	D	
intencionalidade.
	E	
progressão textual.
Questão 9/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escrita guarda tanto de realidade quanto de imaginação, experiência e fantasia. Expressando, por meio da matéria verbal, a diversidade do mundo de forma conhecida é ao mesmo tempo verossímil e diversa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 59.
A partir da leitura do fragmento e dos conteúdos do livro-base, a respeito da construção do conhecimento e das relações sobre linguagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
A linguagem verbal deve ser concebida como construção histórica.
Você acertou!
Comentário: Concebemos a linguagem verbal como construção histórica, realidade plástica, adquirida, construída e reconstruída [...]. Dessa forma, segundo Geraldi, nossa constituição como sujeitos também está vinculada ao processo histórico de constituição da linguagem. [...]. Essa compreensão de linguagem e sujeito necessariamente nos leva a negar um modelo único de linguagem a ser ensinado e a ser seguido. [...] Se a linguagem é produto histórico do trabalho coletivo, é na interlocução que aprendemos, a construímos e a reconstruímos” (livro-base, p. 18-19).
	B	
Nossa constituição como sujeitos não está relacionada com o processo histórico de construção da linguagem.
	C	
Deve-se seguir e ensinar um modelo único de linguagem.
	D	
Apenas aprendemos a linguagem, em nenhum momento há reconstrução do saber linguístico.
	E	
Não há nenhuma interlocução das práticas sociais no aprendizado e construção da linguagem.
Questão 10/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em muitos cursos de ensino superior ou de pós-graduação, os artigos científicos servem também como documento final, caracterizando-se como monografia, trabalho de conclusão do curso (TCC), dissertação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL, M. F.; VAISZ, M. L. (Orgs.). Artigo científico. Canoas: ULBRA, 2006. p. 57.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar sobre o artigo científico e seu âmbito de produção:
Nota: 10.0
	A	
o artigo científico circula em uma esfera de atividades mais ampla que os demais gêneros.
	B	
o conhecimento científico resulta de trabalho pautado na vida prática.
	C	
o artigo científico possui uma configuração informal e flexível.
	D	
uma das características do conhecimento científico é a provisoriedade.
Você acertou!
“A provisoriedade, provocada pela incessante busca e reflexão das pesquisas, é constitutiva da natureza das verdades científicas” (livro-base, p. 205).
	E	
os artigos científicos não estabelecem diálogo com as demais produções da comunidade científica em que estão inseridos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais