Buscar

teoria e pratica

Prévia do material em texto

Ao investigar o processo educativo mediado por diferentes propostas curriculares na Educação Básica, compreendemos que cabe ao pedagogo orientar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições escolares:
Errado		desconsiderando as diretrizes curriculares e legislação educacional vigente, enfatizando os interesses institucionais da empresa/escola.
	considerando apenas a atuação educacional dos professores e gestores escolares para pensar e organizar as experiências e práticas pedagógicas a serem adotadas.
Errado		considerando a participação da comunidade escolar, seus anseios e demandas sociais em relação aos conteúdos e práticas pedagógicas a serem definidas no PPP.
	desconsiderando a atitude profissional por parte dos gestores para promover relações afetivas entre professores e estudantes, em sala de aula e demais espaços de aprendizagem.
	considerando práticas curriculares voltadas apenas para o atendimento multidisciplinar de pessoas com deficiência.
 	
2.
Em relação ao Currículo com base no legado tecnológico, é correto afirmar que:
	deve desembocar em propostas de maior autonomia para o sistema em relação à administração e ao professor para modelar sua própria prática
Errado		origina-se nos [...] movimentos de renovação da escola, se firma mais na educação pré-escolar e primária
	se nutre de preocupações psicológicas, humanistas e sociais criando um esquema globalizador dos problemas relacionados com o currículo
	prevê a organização dos saberes especializados, divididos em disciplinas, as quais devem ser transmitidas aos alunos
Errado		prevê uma gestão autoritária, controladora e racional e uma prática estritamente técnica evitando a discussão do valor e do significado dos conteúdos.
Explicação: prevê uma gestão autoritária, controladora e racional e uma prática estritamente técnica, evitando a discussão do valor e do significado dos conteúdos (ROSA, 2016, p. 44)
 	
3.
(Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2001) O contexto sociocultural onde a escola está inserida é um dos fatores determinantes na elaboração do currículo. É indicador da necessidade de revisão e eventual redirecionamento das práticas curriculares:
	a ausência dos pais nas reuniões da escola.
Errado		a deficiência na formação dos professores.
	o número reduzido de pessoal especializado.
	o percentual elevado de evasão e de fracasso escolar.
Errado		a diversidade de níveis socioeconômicos dos alunos.
	Gabarito
Coment.	
 	
4.
Para verificar o desenvolvimento do projeto político pedagógico e avaliar o currículo desenvolvido, a equipe escolar deve considerar diferentes aspectos.Com a finalidade de conhecer a opinião da família sobre o currículo que desenvolve e sobre os hábitos de estudo dos alunos, a escola Carlos Constantino elaborou um questionário abrangente. Analise os tópicos incluídos nas opções e assinale o único que se refere, especificamente, ao modelo de gestão adotado pela instituição:
	Seu filho frequenta aulas particulares ou de apoio para compreender os conteúdos escolares? 
 
Errado		
Qual a sua opinião sobre as atividades de artes e esportes oferecidas no turno da tarde?
 
 
	Seu filho tem horário específico para realizar as tarefas de estudo, solicitadas pela escola?
Errado		Você conhece as alternativas que a escola oferece para participar do Conselho de Pais e Responsáveis?
	Você está informado sobre o modo como seu filho é avaliado?
 
Explicação:
Você conhece as alternativas que a escola oferece para participar do Conselho de Pais e Responsáveis?
 	
5.
No final dos anos 70 e nos anos 80, " a preocupação básica do cenário educacional (...) foi o fracasso da escola de primeiro grau no ensino de crianças das camadas mais carentes de nossa população. Em decorrência, a questão do currículo tornou-se alvo de atenção de nossas autoridades , pesquisadores e educadores." ( BARBOSA, Antonio Flávio. Currículos e Programas no Brasil. SP: Papirus, 1990) As opções destacam evidências dessa afirmativa, EXCETO quanto :
Certo		à rejeição acadêmica aos pressupostos voltados para interpretação da ideologia no currículo.
	ao caráter técnico do processo educativo, acrescenta-se o caráter sociopolítico.
	à formação de corpo de estudiosos, ampliando publicações sobre o campo do currículo.
	ao surgimento de estudos especializados para estudar as causas da inadequação dos currículos.
	à inclusão da disciplina Currículos e Programas nos cursos de mestrado em Educação
	Gabarito
Coment.	
 	
6.
Podemos dizer que há integração vertical no currículo quando os conteúdos de uma série.
	( ) se desenvolvem em atividades aplicáveis à vida diária.
	( ) atende a necessidade da instituição escolar.
Errado		( ) se articulam com os desenvolvidos na série anterior.
	( ) atendem às necessidades dos alunos e da comunidade.
Errado		( ) são inter-relacionados, reforçando-se uns aos outros.
Explicação: Os conteúdos programáticos se articulam sempre com os da série anterior para ter sequência.
 	
7.
Para Goodson (2008) nas décadas de 1960 e 1970 testemunhamos uma transformação da escolarização americana através de ideologias tecnocráticas e de cunho taylorista de eficiência social. Deste modo podemos afirmar que o currículo neste momento tinha como característica marcante:
	A valorização dos conhecimentos prévios dos/as estudantes e seus contextos socioculturais.
Errado		A obtenção de resultados educacionais mediante a eficiência científica e controles burocráticos sociais que consolidavam um modelo racionalista de escolarização
	A ênfase na relação professor-aluno e o diálogo como instrumento para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem
Errado		Uma concepção de avaliação formativa, ou seja, aquela que acompanha o/a estudante em todo o processo ensino-aprendizagem
	Um espaço de disputas de poder e questionamento de conhecimentos e valores hegemônicos
	Gabarito
Coment.	
 	
8.
O fundador do movimento curricular anos 20, Bobbit, adotou os princípios da administração científica e construiu um modelo de currículo, tomando a fábrica por referência. Para esse autor, os estudantes deviam ser processados como um produto fabril e o currículo devia ser a especificação precisa de objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados mensuráveis. Essa forma de pensar marcou de certa forma as concepções básicas presentes no paradigma do currículo tradicional. A crítica ao modo tradicional de conceber o currículo é o ponto que unifica o pensamento dos estudiosos da Sociologia do currículo. Apesar das divergências, todos se opõem à teoria curricular tradicional porque ela se fundamenta na seguinte racionalidade:
Errado		Tecnocrática
Errado		Política
	Sociológica
	Humanista
	Crítica
Explicação: O modelo curricular proposto por Bobbit(1918), tendo como base as explicações de T. T. da Silva(2003/2005)é considerado um modelo que favorece a racionalidade tecnocrática uma vez que coloca a escola a serviço da fábrica através da proposta de objetivos de ensino alinhados com as necessidades produtivas e de formação do trabalhador para o setor produtivo.
	Gabarito
Coment.

Continue navegando