Buscar

Diversidade, Inclusão e Educação

Prévia do material em texto

O termo diversidade está ganhando mais espaço em diferentes abordagens e contextos sociais. A diversidade representa muito mais que as mitiliculturas, diferentes classes sociais e orientações sexuais. O debate sobre diversidade cultural trouxe às escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a outros espaços escolares, tornando a expressão política de inclusão mais expansiva. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As políticas públicas garantem que as escolas brasileiras preconizem os direitos dos alunos e evidenciem trajetos e lutas que os sujeitos conquistaram ao longo do tempo.
	 b)
	Quanto aos sujeitos com limitações, sabemos que as políticas públicas são extremamente dominadas por pessoas que são colocadas no contexto social e cultural.
	 c)
	A política de inclusão, por si só, não garante a inclusão como realidade nas escolas brasileiras. O trajeto a ser percorrido coloca diante de nós, educadores, a superação de barreiras construídas ao longo de anos de exclusão e preconceito social e cultural.
	 d)
	Na política de direito e deveres, as leis de inclusão de direitos não estão relacionadas a crianças com deficiência, e sim com crianças mais afortunadas.
	2.
	A formação de intérpretes em Libras é algo recente e só aqueles que frequentam os grandes centros têm acesso a ela, que é promovida pelas associações de surdos. Entretanto, tal formação focaliza quase exclusivamente o trabalho do intérprete tradicional, e aspectos menos conhecidos e tematizados pelos próprios surdos sobre as práticas educacionais fundamentais não são focalizados (LACERDA; POLETTI, 2009). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir
I- Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras - um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
II- Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras - a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico não é de natureza visual-motora.
III- Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras - a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
IV- Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras - a estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LACERDA, Cristina Broglia de Feitosa; POLETTI, Juliana Esteves. A escola inclusiva para surdos: a situação singular do intérprete de língua de sinais. Brasília: Unesco/ANPED, 2009.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Quanto aos problemas raciais, das diferenças da exclusão e da inclusão social, é preciso pensar em como estes poderiam ser sanados, ou ao menos amenizados, principalmente quando as ocorrências se dão no ambiente escolar. No que concerne à sua solução, poder-se-ia levantar uma hipótese sobre uma possível solução. Sobre o que poderia constituir solução(ões), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na educação de base, ou seja, desde pequenos, aprender a conviver e a respeitar as diferenças.
(    ) Obrigar a comunidade ao respeito às diferentes etnias.
(    ) Aplicar castigos às crianças (na escola) que não cumprem as determinações legais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	  a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - F.
	4.
	Considerado um revolucionário da educação, Freire (2006) aponta que os educadores de uma forma ou de outra não são neutros aos acontecimentos sociais. Diante disto, podemos apresentar as questões discriminatórias que se manifestam no seio da sociedade, a exemplo da exclusão social, da existência de escolas acessíveis a uma parcela da população mais abastada, enquanto às classes menos favorecidas destina-se unicamente a escola pública. Além disso, o individualismo é algo que, frequentemente, é reproduzido na e pela escola. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A forma de ensinar do professor denota, muitas vezes, sua percepção de mundo, seu contexto social e seus ideais.
(    ) A opinião que o docente tem com relação à política, religião e ideais de vida dificilmente passará aos alunos, pois o ato de ensinar pode ser separado do contexto do professor.
(    ) Por mais forte que sejam as palavras, são nossas atitudes que mais expressam nosso jeito de ser, nossa cultura, ideias e percepção de mundo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	5.
	A Constituição Brasileira de 1988 e tantos documentos e outras leis dela advindos insistem em mostrar que a sociedade brasileira formou-se a partir de um processo de miscigenação; portanto, a partir de indivíduos diferentes étnica e culturalmente. No entanto, a sociedade, de um modo geral, e talvez até involuntariamente, tende ao seguimento dos padrões do Velho Mundo, em que predominam os brancos. O papel mais importante é o do homem, o cristianismo é a religião predominante, o heterossexualismo é o bem aceito, discriminando-se, a seu turno, os que não se encaixam nesses padrões. Acerca da diversidade, sua origem e a necessidade de superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) A LDB de 1996 preconiza o princípio da igualdade de condições para o acesso à escola e o pluralismo de ideias.
(    ) A escola brasileira apresenta um grande número de alunos com origens étnico-raciais diferentes, mas os livros didáticos (a maioria destes) apresenta visões estereotipadas dos diversos grupos constituintes da sociedade.
(    ) Os professores, no ambiente escolar, tratam igualitariamente os diferentes valores culturais, próprios do contexto da criança e do adolescente.
(    ) Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo,  23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	O indivíduo na escola convive com a diversidade e poderá aprender com ela. É frequente, contudo, as escolas acabarem repercutindo, sem qualquer reflexão, as contradições que ali habitam. A escola no Brasil, durante muito tempo, disseminou preconceito de formas diversas. Sobre o assunto abordado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os conteúdos de uma forma geral se tornam inviáveis quando falamos em diversidade, pois não abrangem todas as faixas etárias e tampouco todas as linhas de pensamento.
	 b)
	Como sabemos que os conteúdos são muito importante por parte de educadores e de setores da educação, a escolha deles é decisiva, e essa contradição faz com que se diga que o preconceito não existe nas escolas.
	 c)
	Isso se deve a conteúdos indevidos e até errados, notadamente presentes em livros que têm sofrido críticas fundamentadas e que constituem um assunto que merece constante atenção por parte do poder público e dos educadores.
	 d)
	O currículo precede e protege direitos das crianças. No entanto, a escolarização e todo esse processo sofre por todas os segmentos do setor público.
	7.
	A globalização tem contribuído para a expansão do conhecimentoe informação. Por outro lado, promove a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo). Isto provoca também a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, segurança, habitação, emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	8.
	Segundo Gomes (2008), para analisarmos diferentes culturas e como se constituem em uma sociedade, é necessário compreendermos o contexto ao qual esta coletividade se insere. Isto porque cada manifestação cultural apresenta um modo de agir que lhe é peculiar. E o modo de agir e de se manifestar pode ser melhor conhecido quando contextualizado, ou seja, manifestado no grupo, na interação com a comunidade, entendida esta como o ambiente escolar, o local de habitação, o ambiente profissional etc. A qual contexto o autor se refere?
FONTE: GOMES, R. Sexualidade masculina, gênero e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.
	 a)
	Contextos democráticos, políticos e socioeconômicos.
	 b)
	Contextos históricos, socioeconômicos e políticos.
	 c)
	Contextos políticos, sociais e culturais.
	 d)
	Contextos econômicos, raciais e culturais.
	9.
	No Brasil, existe uma política de inclusão que dá uma direção, para certos processos nas escolas. A concepção da política de inclusão aponta para a necessidade de superar a visão excludente do sujeito com necessidades especiais. Para atingir alguns propósitos, a inclusão é entendida como uma forma de repensar a educação e ser transformadora na sociedade, ou seja, a inclusão é social, não é tarefa apenas para o professor em sala de aula, mas para toda a sociedade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	  a)
	Existe uma educação inclusiva que garante os direitos da criança, mas sabemos que a inclusão é um fator social, e depende da compreensão de cada educador para saber lidar a fatos de exclusão e inclusão social.
	 b)
	A educação inclusiva deve atender a todos através de uma pedagogia voltada para a criança. Dessa forma, a inclusão é fundamental para compreender a questão da diversidade na educação.
	 c)
	A educação que busca igualdade inclusiva, permite o aluno escolher sua forma de estudar, seu jeito de entender o  mundo, e consegue fazer uma análise dos propósitos, mesmo sendo crianças e não precisando ter idade para decidir.
	 d)
	Num país que não prioriza a diversidade cultural, mesmo que supere os processos de inclusão, este processo é tarefa do educador e não da família.
	10.
	A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, conforme disposto no Art. 205 da Constituição Federal. Sobre o exposto, analise as sentenças as seguir:
I- O direito à educação no Brasil é previsto na Constituição Federal e Declaração de Direitos Humanos como direito do cidadão e dever do Estado.
II- O direito à educação no Brasil é previsto na Constituição Federal de 1988 como direito do cidadão e dever do Estado.
III- O direito à educação no Brasil não é previsto na Constituição Federal de 1988. 
IV- O direito à educação no Brasil é previsto cidadão e dever do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_205_.asp. Acesso em: 20 mar. 2020.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	  d)
	As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando