Buscar

comprimidos revestidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODULO 2 – COMPRIMIDOS POR VIA ÚMIDA
1. Sabe-se que a maioria dos comprimidos, antes do fármaco se dissolver, desagrega-se em pequenas partículas ou grânulos e que o teste de dissolução fornece informações sobre a semelhança e uniformidade de diferentes lotes de fabricação. De acordo com Rick Friedman, do "Food and Drug Administration (FDA)", uma das dez principais razões para o recolhimento de medicamentos nos Estados Unidos, no período de 1997 a 2000, foi associada à dissolução de fármacos em comprimidos. No Brasil, atualmente, a ANVISA tem interditado lotes de comprimidos, cujas quantidades de fármacos não se liberam no tempo exigido pelos padrões farmacopéicos.
Analise o gráfico abaixo, que apresenta o tempo de desagregação de seis lotes de comprimidos com o mesmo fármaco, e descreva os fatores que podem explicar o comportamento dos diferentes lotes de comprimidos obtidos por granulação úmida nas populações A - B - C e D - E – F, segundo a Farmacopéia Brasileira 5 ed. V.1. 
RESPOSTA:
Os dois lotes de comprimidos estão aprovados, pois o tempo de desagregação foi inferior a 30 minutos. A Farmacopeia Brasileira estipula que o tempo máximo de desagregação de comprimidos é de 30 minutos. Podemos observar que os lotes A, B e C possuem tempo de desagregação menor que10 minutos,enquanto os lotes D, E e F possuem desagregação em torno de 25 minutos. A diferença de desagregação entre os lotes pode se dar por vários fatores: 
a) Pressão exercida sobre os granulados a comprimir, pois quanto maior a pressão maior o tempo de desagregação, assim os lotes A, B e C foram submetidos a uma pressão inferior a do lote D, E e F. 
b) A concentração de agentes desagregantes influencia a desagregação, pois quanto maior for sua concentração menor será o tempo de desagregação, os lotes D, E e F a concentração deve ser inferior a utilizada nos lotes A, B e C. 
c) A concentração de agentes aglutinantes também pode influenciar a desagregação, pois se estiver muito baixa pode levar a obtenção de comprimidos mais friáveis, ou seja mais facilmente desagregáveis, os lotes A, B e C podem ter uma concentração menor de aglutinantes em relação aos outros lotes. 
d) A concentração de agentes lubrificantes também pode influenciar a desagregação dos comprimidos, pois quanto maior sua concentração na formulação menor será seu contato com os fluidos gástricos, levando a um aumento do tempo de desagregação, portanto os lotes D, E e F podem ter uma concentração maior de lubrificantes do que os lotes A, B e C. 
e) O tempo e a temperatura de secagem dos granulados também podem influenciar a desagregação dos comprimidos, pois quanto maior for o tempo e/ou a temperatura de secagem, levara a obtenção de granulados mais friáveis e isto favorecera a desagregação dos comprimidos. 
MODULO 3 – COMPRIMIDOS REVESTIDOS
2. No desenvolvimento de comprimidos pela indústria farmacêutica, existe muitos motivos para a realização de revestimentos nestes comprimidos, a saber:
· Facilitar deglutição;
· Mascarar aparência e sabor desagradável;
· Proteger o Fármaco dos fatores ambientais;
· Facilitar manipulação e aumentar resistência;
· Modificar liberação:	
· Proteger Fármaco da ação dos fluidos gástricos; 
· Proteger mucosa gástrica (Fármaco irritante);
· Diminuir náuseas ou vômitos; 
· Evitar diluições do Fármaco antes de atingir o intestino.
Existem muitas técnicas de revestimentos, sendo as mais empregadas o revestimento por Película (Film coating), o revestimento utilizando Açúcar (Sugar coating) e o revestimento a seco (press coating).
O revestimento por película apresenta muitas vantagens em relação ao revestimento utilizando açúcar, entre eles podemos citar a redução de tempo e de custo; não requer uso de substancias isolante; durabilidade e resistência a ruptura; permitem a identificação do núcleo; proteção contra luz, ar e umidade e a possibilidade de modificar o perfil dissolução. 
Identifique dois problemas relativos ao revestimento por película em comprimidos, indicando as causas e a correção?
RESPOSTA: 
1.Adesão dos núcleos. Causado pelo excesso de umidade. Solução: aumento da temperatura e velocidade de secagem. 
2. Aspereza dos núcleos devido a secagem rápida e alta concentração do polímero.Solução: aproximar agulhas de atomização

Continue navegando