Buscar

EXTRAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE DA INVERTASE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXTRAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE DA INVERTASE
OBJETIVO
Preparação do extrato enzimático do fermento S. cerivisiae e determinação da atividade catalítica da invertase.
RESULTADOS E DISCUSSÃO 
		A partir dos experimentos realizados observou-se que no tubo 1 (branco) a coloração ficou amarelo, diante isso pode-se concluir que a reação não aconteceu pela ausência do substrato sacarose, sem o substrato não à transformação em glicose.
No tubo 2 a reação ficou com a coloração laranja, essa reação tem a mesma atividade referente ao controle positivo (tubo 3). A coloração se deu pela presença de extrato enzimático (invertase) mais substrato sacarose, a enzima apresentou-se ativa e ocorreu a hidrólise da sacarose pela enzima invertase, transformando-a em glicose. 
O tubo 3 é o controle positivo, não necessitou de extrato enzimático e sacarose porquê a reação já contém glicose. A reação não precisou sofrer hidrólise para transformação em glicose, por isso apresentou-se coloração laranja.
CONCLUSÃO
		As invertases são enzimas com alto poder industrial devido a sua utilidade na produção de xaropes com alto teor de frutose e glicose a partir da sacarose como a matéria-prima. Diante dos resultados obtidos, percebeu-se que para acontecer as atividades das reações é necessário a presença do substrato sacarose para hidrólise acontecer, resultando no produto final a glicose, ou as reações precisa conter como produto final a glicose.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
DIAS, E.C. et al. Análise da produção da enzima invertase a partir da fermentação em estado sólido utilizando substratos não convencionais. Acesso 2020 mar. 02. Disponível em: http://www.ufcg.edu.br/revistasaudeeciencia/index.php/RSC-UFCG/article/view/646/383

Continue navegando