Buscar

Temas transversais - redes sociais e responsabilidade 1

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	 
A ética constitui o conjunto de valores ou princípios morais que definem o que é certo ou errado para uma pessoa, grupo ou organização. Já a responsabilidade social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. Sobre ética e responsabilidade social nas organizações, marque a alternativa CORRETA:
 
		
	
	Por razões legais, uma organização não pode se envolver com problemas sociais que não façam parte da sua área de atuação.
 
	
	O Código de Ética de uma organização deve ser conhecido apenas pela gestão superior, de modo que não haja divulgação de informações confidenciais da organização.
 
	 
	A ética constitui um elemento catalisador de ações socialmente responsáveis da organização por meio de seus administradores e parceiros, assim como a responsabilidade social é do interesse de todos os parceiros da organização e não de apenas alguns deles.
	
	Embora práticas éticas e promotoras de uma maior responsabilidade social sejam positivas para a imagem e reputação de uma organização, a sociedade em nada se beneficia destas práticas. Os benefícios são apenas internos à instituição.
 
	
	Práticas de responsabilidade social são mal vistas pois demandam tempo e, com isso, geram prejuízos às organizações públicas e aos seus servidores.
 
	Respondido em 04/02/2020 07:10:14
	
Explicação:
A ética constitui um elemento catalisador de ações socialmente responsáveis da organização por meio de seus administradores e parceiros, assim como a responsabilidade social é do interesse de todos os parceiros da organização e não de apenas alguns deles.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em novembro de 2018, a rede Carrefour ganhou notoriedade ao ser compelida a se manifestar publicamente sobre o episódio de agressão a um cachorro por um segurança terceirizada da rede, na tentativa de fazê-lo não entrar na unidade, situada em Osasco, SP. O episódio, que causou comoção nas redes sociais, culminou com o desfalecimento do cão ao ser removido pelo Centro de Zoonoses, vindo a morrer depois. A imagem da rede Carrefour, segundo a revista EXAME, de dezembro de 2018, foi afetada pelo episódio, e ¿como se não bastasse, a reação da companhia ao episódio agravou ainda mais a crise e mostrou a falta de treinamento de sua equipe, segundo especialistas ouvidos¿. No entendimento dos consultores, um primeiro posicionamento tardio e repleto de frases prontas, seguido da transferência de responsabilidades para o funcionário terceirizado e para o Centro de Zoonoses, foram desastrosos para a empresa. Diante da repercussão nas redes sociais, só no terceiro comunicado a rede acertou o tom do discurso: reconheceu a gravidade do problema, assumiu responsabilidades, e afastou o funcionário, se declarando comprometido em dar uma resposta social. 
(Redação baseada na matéria da Revista EXAME, dezembro de 2018, disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/em-caso-de-cachorro-carrefour-leva-licao-de-gestao-de-crises/).No caso específico, em uma situação de crise institucional, e ¿treinamento e desenvolvimento de pessoas¿, é CORRETO afirmar que:
		
	
	 
O Carrefour agiu dentro do padrão institucional ¿ que orienta que as comunicações, principalmente as que envolvem situações de crise, não devem ser feitas por impulso e por isso sem um prazo definido, tendo em vista a sustentabilidade financeira da empresa e a obtenção do menor custo possível, nos moldes do 1º Modelo de Gestão com pessoas. Sendo assim, a pessoa que representou a empresa na manifestação à imprensa deve ter sido treinada em comunicação oficial, não devendo a empresa se manifestar outra vez nas redes sociais e/ou imprensa.
 
	 
	 
Ao ¿ir onde o povo está¿, a administração se comunica através das pessoas em todas as situações, e para isso, elas precisam explicitar competências essenciais, refletindo o funcionamento no 4º e mais recente modelo de Gestão de pessoas. O enfrentamento do desafio de lidar com várias plataformas de comunicação, dentre elas as redes sociais, exigiu do Carrefour o esclarecimento público feito por pessoa treinada para externar na primeira ocasião e sem demora, a preocupação institucional com o ocorrido e não transferir a responsabilidade para o próprio segurança, como ocorreu.
	
	 Nenhuma das alternativas está correta.
 
 
	
	 
A administração do Carrefour, adotando o 2º modelo de gestão com pessoas, deveria desenvolver habilidades de comunicação e liderança entre seus colaboradores, e os mesmos devem se manifestar tantas vezes quantas forem necessárias em nome da empresa, considerando a autonomia conferida a cada um por uma administração descentralizada, com foco no fortalecimento da marca Carrefour.
 
	
	 
A administração do Carrefour, ao se posicionar sobre o episódio, se comunica através da máxima autoridade da rede, ou seja, o seu presidente, considerando a extensão da crise e seu reflexo sobre a organização, e refletindo o funcionamento no modelo de gestão estratégica de pessoas. Para isto, a capacitação de todos os colaboradores da empresa, inclusive do próprio presidente, em redação oficial e oratória, seriam o bastante para contornar a rápida disseminação da notícia nas redes sociais.
 
	Respondido em 04/02/2020 07:10:17
	
Explicação:
 
Ao ¿ir onde o povo está¿, a administração se comunica através das pessoas em todas as situações, e para isso, elas precisam explicitar competências essenciais, refletindo o funcionamento no 4º e mais recente modelo de Gestão de pessoas. O enfrentamento do desafio de lidar com várias plataformas de comunicação, dentre elas as redes sociais, exigiu do Carrefour o esclarecimento público feito por pessoa treinada para externar na primeira ocasião e sem demora, a preocupação institucional com o ocorrido e não transferir a responsabilidade para o próprio segurança, como ocorreu.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Por meio das Redes Sociais, projetar reuniões com colegas ou amigos tornou-se bem mais simples, importando tanto em economia de tempo como em expansão no que diz respeito aos locais nos quais essas reuniões vão estar disponíveis. Isso porque os usuários poderão se encontrar e conversar em ambientes como chats de vídeo utilizando o recurso do Google+, em vez de ter que se deslocar para locais previamente combinados, além das facilidades oferecidas pela rede social mais popular do Brasil. Nesse caso, nos referimos ao:
		
	
	E-mail
 
	
	Youtube
	
	Orkut
	
	WhatsApp
	 
	Facebook
	Respondido em 04/02/2020 07:10:52
	
Explicação:
O Facebook e a tela ou rede social mais popular no Brasil.  
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Afirmam os estudiosos que a Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. Então, ao longo de nossas existências, tecemos nossas próprias Redes Sociais, sejam afetivas, familiares, relacionais, profissionais etc. Portanto, sendo assim, qual o termo que o texto utiliza como sinônimo à Rede Social?.
		
	 
	Tela
	
	Foto
	
	Filme
	
	Lousa
 
	
	Quadro
	Respondido em 04/02/2020 07:11:03
	
Explicação:
O interessante é que essas redes ou telas podem se cruzar em algum momento. O conjunto resultante é feito uma malha de múltiplos fios, que pode se espalhar indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus nós possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Estamos tratando de uma dimensão relacionada à gestão dos recursos da economia voltados para o bem de todos, para o interesse comum:
		
	
	Setor responsável
	
	Setor privilegiado
	
	Setor terciário
	
	Setor privado
	 
	Setor público
	Respondido em 04/02/2020 07:11:09
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As novas tecnologias permitiram o estabelecimento de uma comunicação em rede e a emergência do ciberespaço.Nesse novo ambiente, surge a cibercultura, definida por Pierre Lévy como:
		
	
	Espaço digital de alta conectividade para onde concorrem sujeitos simbólicos e suas manifestações culturais.
	
	Conjunto de pensamentos e produtos intelectuais (blogs e e-books) que se caracterizam pela preponderância do imaginário frente às referencialidades reais.
	
	Manifestações socioeconômicas proporcionadas pela comunicação via internet e guiadas pelos princípios da globalização.
	 
	Conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
	
	Conjunto de redes digitais (computadores e HDTV) que pela interação entre os indivíduos desenvolve valores e novas potencialidades da inteligência coletiva.
	Respondido em 04/02/2020 07:11:13
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a):
		
	
	Gestão social
	 
	Auditoria social
	
	Contabilidade social
	
	Estratégia social
	
	Balanço social
	Respondido em 04/02/2020 07:11:18
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Enquanto o setor empresarial, em sua grande maioria, apoiava as reformas liberais do Estado, o significado dominante atribuído à responsabilidade social e empresarial e às práticas de ação social empresarial foi incorporado como uma forma de compensar os efeitos negativos dessas reformas (...). Um dos problemas dessas ações é que elas retiram da arena política e pública os conflitos distributivos e as demandas coletivas por cidadania e igualdade. Distanciada de uma cidadania fundada na garantia de direitos, a noção de cidadania sugerida pela significação atribuída à responsabilidade social, uma vez reduzida a prática da ação social empresarial, está sujeita a decisões particulares e à intervenção pulverizada, ao arbítrio das preferências privadas de financiamento (...).
 
ASHLEY, Patrícia Almeida. Revisitando a responsabilidade social em grandes empresas de Londrina e região: a percepção e a prática do período 2000-2003. In: Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 138¿155 (fragmento), com adaptações.
 
 
 
Considerando o fragmento do texto apresentado, assinale a alternativa correta.
 
 
		
	
	 As empresas provocam o fortalecimento da cidadania fundada na garantia de direitos.
 
 
	
	As práticas de ação social eram uma forma que as empresas encontraram de compensar os efeitos adversos do não apoio às reformas liberais do Estado.
 
	 
	 
As ações de responsabilidade social promovidas pelas empresas estão sujeitas a desejos individuais.
	
	 
A maior parte do setor empresarial era contrária às reformas liberais do Estado.
 
	
	 
Na visão da autora, é positivo que as demandas por cidadania e igualdade estejam afastadas das discussões políticas.
 
	Respondido em 04/02/2020 07:11:24
	
Explicação:
 
As ações de responsabilidade social promovidas pelas empresas estão sujeitas a desejos individuais.

Continue navegando