Buscar

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Analise a frase: ¿A Supervisão e Orientação Pedagógica é o lugar, também, do sujeito que se forma ao participar da formação de outros sujeitos.¿ Dessa forma, observando o contexto escolar, estamos nos referindo:
Ao movimento de aprendizagem frente ao trabalho que realiza na formação continuada dos professores e equipe, como atores do processo ensino e aprendizagem
Temos tido diversos modos de identificar a ação supervisora, podemos citar: supervisão, supervisão educacional, supervisão escolar, supervisão pedagógica, coordenação, coordenação pedagógica, coordenação de turno, coordenação de área ou de disciplinas, orientação pedagógica, entre outras. Observando alguns desses termos, podemos concluir que:
supervisão educacional ¿ o termo propõe que as atividades extrapolem as atividades da escola, alcançando os aspectos estruturais e sistêmicos da educação
Dentro do contexto histórico, a supervisão escolar era definida como um serviço técnico, independente de qualquer opção política e ideológica, seu serviço era visto como neutro. A essa concepção da supervisão, podemos dizer que diz respeito a:
Visão tecnoburocrática do ensino. O papel so Supervisor vai muito além das questões burocráticas. Evidente que não é possível descartar a importancia de sua atuação na organização de dados burocráticos que facilitam a visualização da situação de aprendizagem do aluno, mas para que o supervisor escolar consiga atingir seus objetivos ele deve traçar o perfil da escola dentro do projeto político pedagógico sempre orientando, ajudando os professores, alunos e pais. Estes sim devem fazem com que o trabalho escolar seja um modelo de busca e aprendizado em seu dia a dia. O supervisor escolar nunca deve esquecer que sempre deve haver uma comunicação dialógica entre ele e os demais membros da comunidade escolar, pois o diálogo é fundamental
O objeto específico da supervisão escolar na escola é o processo ensino aprendizagem e, desta forma podemos dizer que inclui:
Atuação no desenvolvimento de currículo e programas, incluindo um planejamento que tenha relação com a realidade vivida, assim como estratégias que vão contribuir para melhor aprendizagem, provocando a assunção de critérios mais fidedignos no momento de avaliação.
O uso do termo Supervisão Pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo ¿olhar sobre¿ o pedagógico oferecendo condições de coordenação e orientação no processo. Então, esse olhar sobre se refere:
Acompanhar as ações docentes sem deixar de perceber o entorno que envolve a prática docente.
Analisando a epistemologia do nome supervisão, o prefixo -super- unindo-se à -visão- designa o ato de ver o geral, ou seja, marque com x a resposta certa:
	Olhar o conjunto dos elementos e seus elos articuladores nas ações específicas da escol
Na prática, podemos observar a ação da Supervisão Pedagógica se configurando como uma prática social através da (o):
mediação técnico-pedagógica, com o compromisso de observação da historicidade dos envolvidos e também do diálogo com e entre os diferentes atores na escola.
Identifique ações que são específicas do fazer da Supervisão Pedagógica: I - Lidera o grupo nas decisões técnico-pedagógicas. II ¿ Desenvolve o grupo a partir da formação continuada. III ¿ Estabelece relação entre os problemas cotidianos e a pesquisa. IV ¿ Organiza ações para melhor investimento financeiro. Estão corretas:
I, II, III.
Segundo Batista (2001), a Supervisão/Orientação Pedagógica se configura como uma prática social caracterizada pela mediação técnico pedagógica. Desta forma podemos dizer que é específico do fazer da Supervisão e Orientação Pedagógica:
Assegurar a eficiência e eficácia do processo ensino aprendizagem, oferecendo condições e facilitando a relação professor, aluno e ensino.
Dentro do contexto histórico, a supervisão escolar era definida como um serviço técnico, independente de qualquer opção política e ideológica, seu serviço era visto como neutro. A essa concepção da supervisão, podemos dizer que diz respeito a:
Visão tecnoburocrática do ensino
Analise a frase: ¿A Supervisão e Orientação Pedagógica é o lugar, também, do sujeito que se forma ao participar da formação de outros sujeitos.¿ Dessa forma, observando o contexto escolar, estamos nos referindo:
Ao movimento de aprendizagem frente ao trabalho que realiza na formação continuada dos professores e equipe, como atores do processo ensino e aprendizagem.
na década de 60 cabia ao Supervisor Pedagógico ser o "guardião do currículo", orientando pedagogicamente os professores, para que a organização curricular prevista para a escola, alcançasse seu maior nível de materialização. Nos anos 70 o supervisor deixa de ser o "guardião do currículo" para ser o "guardião das proposições legais", isto é sua atribuição principal era garantir o cumprimento das Diretrizes da Educação nas esferas; federal, estadual e municipal.
As duas alternativas estão corretas.
A ação do Supervisor Pedagógico transita sob as lentes das relações interpessoais, entre as atividades exercidas e a articulação das diversas áreas existentes na escola. Por isso, autores como Bruno e Almeida (2008), destacam a relevância dos saberes afetivos, éticos, sociais e políticos na formação do supervisor pedagógico, que pressupõem:
empatia, autenticidade, consideração positiva e dialogicidade
Na década de 60 houve um Parecer que reformulou o curso de Pedagogia e buscou especializar o educador diferenciando suas funções, dessa forma o curso passou a formar especificamente:
O administrador, inspetor, supervisor e orientador
Formulou um plano conjunto para reconstrução educacional no país; é nesse contexto de maior valorização dos meios na organização dos serviços educacionais, que ganham relevância os técnicos, também chamados de especialistas em educação, entre eles, o supervisor.". Estamos nos referindo aqui a:
manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
Na década de 60 o Parecer nº 252/1969 reformulou o curso de Pedagogia e diferenciando as funções do educador denominando-as habilitações. Dentre as habilitações do curso de Pedagogia foram previstas quatro habilitações na área técnica. Como podemos explicar essa diferenciação das funções?
Pela necessidade de identificar elementos que sejam responsáveis por cada área na escola
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) formulou um plano conjunto para reconstrução educacional no país; nesse contexto de maior valorização dos meios na organização dos serviços educacionais,  ganham relevância os técnicos, também chamados de especialistas em educação:
Dentre os especialistas estava a Supervisão pedagógica
Para Saviani (1999, p. 106) (...) a função do supervisor é uma função precipuamente política e não principalmente técnica. Sendo assim, podemos identificar como ação política:
O desafio de ir além do contexto pedagógico, contribuindo para o desenvolvimento da consciência necessária à transformação das relações sociais.
Em 1834 o Ato Adicional faz a descentralização da educação, cada província passa a ser responsável por sua própria educação. Naquele momento o ministro do Império reclamava a necessidade da criação do cargo de Inspetor de Estudos. Em seu relatório faz uma advertência cujo conteúdo é muito atual. Marque a alternativa que expressa a realidade da educação, naquele momento e hoje:
Uma estratégia que vai contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é o estabelecimento nas escolas, de uma supervisão permanente.
Com a vinda dos primeiros jesuítas em 1549 dá-se inicio à organização das atividades educativas em nosso país. O Plano de Ensino formulado por Manuel da Nóbrega está presente a função da supervisora, mas não se manifesta , ainda, a ideia de supervisão. Esse plano de ensino denominado Ratio Studiorum destaca-se a ideia de supervisão das demais funções educativas e representada na mente como tarefa específica para a qual, em consequência, é destinado a um agente denominado:
Prefeito de estudos
Os jesuítas chegaram aqui no Brasil em1549 e somente após a morte do Padre Manoel de Nóbrega (1570) passaram a adotar um plano de estudos chamado "Ratio Studiorum" - linhas mestras da organização didática norteavam toda a atividade pedagógica.   
I- Logo, pode-se depreender que a história da profissão do Supervisor Pedagógico no Brasil começa a ser delineada a partir da escola Jesuítica com a instituição do Prefeito de Estudos cujas funções eram reguladas por trinta regras.
II- Nesse sentido, a ideia de supervisão englobava os aspectos políticos-administrativos.
 as duas estao corretas e uma justifica a outra
A função social dos Especialistas em Educação, dentre eles o Supervisor Escolar, nem sempre foi vista de acordo com a concepção pedagógica atual, que concebe o supervisor como elemento de articulação do dinamismo do projeto político-pedagógico da escola e parte integrante do coletivo dos professores. Em sua origem, a supervisão esteve identificada com:
a fiscalização e a padronização das rotinas escolares às normas oficiais, e à organização e planejamento do trabalho do professor.
 Data de 1931 o primeiro registro legal sobre a atuação do Supervisor Escolar no Brasil. Neste período estes profissionais executavam as normas `prescritas¿ pelos órgãos superiores, e eram chamados de "orientadores pedagógicos" ou "orientadores de escola".Qual a função a função básica do Supervisor neste período?
inspeção
 
A Reforma Couto Ferraz (1854) estabeleceu como missão do Inspetor Geral supervisionar todas as escolas, nesse momento a ideia de supervisão ganhou contornos mais nítidos, passou a existir a necessidade de organização dos serviços educacionais, apontando para dois requisitos, são eles:
A organização administrativo-pedagógica do sistema, assim como a organização das escolas na forma de grupos escolares
o  Parecer nº 252/1969 na década de 60, reformulou o curso de Pedagogia e buscou especializar o educador diferenciando suas funções e denominando-as habilitações. As quatro habilitações previstas na área técnica, foram:
Administração; Inspeção; Supervisão e Orientação

Outros materiais