Buscar

Atividade contextualizada concluida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O IDIOMA BRASILEIRO É UMA GRANDE DIFICULDADE PARA OS IMIGRANTES
 Historicamente falando o Brasil é um dos países de maior recebimento de imigrantes, desde a sua descoberta em 1500, e até hoje vem recebendo inúmeras pessoas de diversos países. O fato de o Brasil receber tantos imigrantes vem da sua vasta miscigenação, do seu povo acolhedor e do seu clima tropical. Inúmeras circunstâncias fazem com que milhares de pessoas deixem seus países de origem para residir em outro, em busca de melhores condições de vida, tentando fugir de guerras, conflitos, intolerância religiosa e sexual.
 Ao chegarem ao Brasil muitas são as barreiras encontradas por eles e uma delas é a falta de politicas públicas voltadas para pessoas vindas de outros países, o que torna o idioma brasileiro uma grande dificuldade para os imigrantes.
 Inúmeras são as dificuldades encontradas pelos imigrantes em nosso país, dentre elas estão à falta de estruturas adequadas para acolhimento dos imigrantes, falta de pessoas qualificadas para auxiliar no processo de adaptação e aprendizado, e principalmente a dificuldade de aprendizagem da língua portuguesa. Devido essas dificuldades surgem serias consequências, tais como: fome, prostituição, crimes, doenças, conflitos com os brasileiros.
 Para tentar driblar essas dificuldades eles usam diversas formas de comunicação, sejam elas por: sinais com as mãos ou corporal, por símbolos, por meio da tecnologia encontrada principalmente em aparelhos de comunicação, com isso fica mais fácil sua convivência no Brasil, ajudando-os nos seus desenvolvimentos culturais, linguísticos, pessoais, sociais e consequentemente na sua inserção no mercado de trabalho.
 Conclui-se que mesmo com todos os aspectos destacados anteriormente percebe-se que falta iniciativa do governo brasileiro para tentar solucionar esses problemas e dentre as possíveis soluções a serem tomadas estão: implementação de estruturas para receber os imigrantes, inserir projetos de ensino da língua portuguesa de forma gratuita para imigrantes em instituições de ensino público e projetos de inserção no mercado de trabalho. Tornando assim, o investimento em politicas públicas o que os imigrantes mais necessitam para ter uma vida digna no Brasil.
Referências
INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS APLICADAS - IPEA. Ministério da Justiça, Secretaria de Assuntos Legislativos. Migrantes, apátridas e refugiados: subsídios para o aperfeiçoamento de acesso a serviços, direitos e políticas públicas no Brasil. Brasília. Série Pensando o Direito, n. 57, 2015.
SILVA, F. R.; FERNANDES, D. Desafios enfrentados pelos imigrantes no processo de integração social na sociedade brasileira. Revista do Instituto de Ciências Humanas, [S.l.], v. 13, n. 18, p. 50-64, 2017.
COURY, P.; ROVERY, J. O Idioma como Facilitador do Processo de Integração de Refugiados e Imigrantes: a Experiência do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Brasília: Instituto Migrações e Direitos Humanos.
	
VASCONCELOS, Beto. A questão do refúgio é uma questão de humanidade. Revista Época, 12/09/2015. Disponível em: http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2015/09/betovasconcelos-crise-migratoria-impoe-desafios-ao-brasil.html. Acesso em: 08 mar.2020.

Outros materiais