Buscar

PROVA II ESTRATEGIA DE LEITURA

Prévia do material em texto

O ato de leitura tornou-se uma das exigências da sociedade de hoje. Por isso, poder-se-ia dizer que é uma necessidade. E a leitura não pode ficar somente nos livros, nas palavras escritas, mas ela deveria passar da palavra ao mundo. Mais do que isso, o ato de se observar a sociedade, os acontecimentos, os fenômenos do dia a dia, compreendê-los e interpretá-los, e relacioná-los àquilo que já se leu ou, ainda, compreender e explicar os fatos a partir de conhecimentos adquiridos via textos lidos também constitui leitura. Residiria ali o intertexto. Daí entender-se o leitor como alguém que não é um mero decodificador de sinais escritos, mas alguém que interage, que relaciona o texto à realidade, que constrói significado a partir do texto, relacionando as suas vivências, os seus conhecimentos anteriores aos conteúdos do texto lido. Acerca do leitor considerado crítico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A leitura implica observar palavras e decifrá-las.
	 b)
	A leitura implica estar alfabetizado, a fim de entender as palavras escritas.
	 c)
	A leitura implica o conhecimento das letras do alfabeto e compreender as palavras.
	 d)
	A leitura implica possuir capacidade para compreender as ideias do autor do texto.
	2.
	A comparação de textos é uma atividade comumente aplicada em sala de aula, durante as aulas de Língua Portuguesa. Comparar textos similares, sejam eles paródias ou simplesmente textos que tratem do mesmo assunto, é uma estratégia bastante eficaz para auxiliar a desenvolver nos leitores a habilidade da argumentação e da criticidade. A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Comparar textos valoriza a leitura de textos literários. As intervenções do professor auxiliam na percepção de aspectos como recursos linguísticos, contexto e tema.
(    ) Antes da leitura dos textos que serão comparados, o professor pode fomentar nos alunos a curiosidade e, a partir da estratégia de previsão e antecipação, fazer com que eles conversem acerca do que ambos os textos tratarão.
(    ) A atividade de comparação de textos deve ocorrer somente nas séries finais, mais especificamente no Ensino Médio, pois os alunos, nesta etapa, já são proficientes.
(    ) A partir da comparação de textos, os alunos conseguem perceber a maneira como os acontecimentos são narrados nos textos. Neste caso, o professor pode questionar os alunos acerca das intenções do autor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	A escola tem um importante papel na formação de um leitor crítico. Só se aprende a ler com criticidade se a escola, por exemplo, criar condições para que o leitor, por meio da reflexão sobre o funcionamento da língua nos textos, seja capaz de desenvolver sua competência discursiva, de modo a interagir em diferentes situações. Sobre as etapas de leitura, analise as sentenças a seguir:
I- Na primeira etapa, que é a da decodificação, o leitor costuma fazê-la mais de uma vez, pois ele pode procurar o significado de verbetes desconhecidos.
II- O sentido que o texto tem pertence à etapa da compreensão.
III- Na interpretação, o leitor compreende que no texto lido podem existir fatos explícitos ou implícitos.
IV- Na última etapa, o indivíduo termina o processo de leitura entendendo ou não a mensagem do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	4.
	No processo de leitura, considerado crítico, conforme expõem muitos estudiosos, são contempladas algumas etapas, consideradas estas de grande importância, com vistas a que o leitor não se atenha somente a uma leitura superficial. O que se requer deste é o desenvolvimento de habilidades que possam ir além da decodificação de letras e palavras. É preciso ler para não ficar somente no nível da apreensão das ideias superficiais, mas ter a capacidade de compreender o argumento defendido pelo autor e compreender a estrutura textual, o gênero dentro do qual este foi elaborado, o que o autor disse claramente e o que ele deixou nas entrelinhas e que somente os mais versados na leitura têm condições de depreender. Além disso, no ato de leitura são colocados em prática conhecimentos adquiridos com outras leituras, estudos, os chamados conhecimentos de mundo, que podem contribuir para o entendimento do texto que se estaria lendo. Observe as etapas de uma leitura crítica:
I- A seguir, tem-se a interpretação, a qual diz respeito àquilo que está evidente ou é apresentado nas entrelinhas do texto. A atribuição do sentido textual é garantida pela etapa de interpretação.
II- Tem-se, então, a etapa de retenção das informações, que é o armazenamento das informações e, a partir destas, associá-las a outros conhecimentos, outras leituras que serão feitas. Além disso, na retenção, compreendem-se as informações implícitas no texto.
III- A etapa de decodificação passa por um processo de leitura superficial, de modo que o leitor possa captar o que o autor quis apresentar.
IV- Já na etapa de compreensão, o leitor consegue apreender qual é a tipologia adotada pelo autor, bem como inferir a intenção do autor ao escrever.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, em ordem crescente, dessas etapas:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	IV - III - I - II.
	5.
	A escola, para que o processo da promoção da leitura realmente se efetive, necessita, dentre suas atividades diárias, conceber meios em que a leitura seja vista como uma forma de interação. Para tanto, a leitura pressupõe várias atividades que envolvem desde o aprender a ler e interpretar até tê-la como prazerosa. Sobre a leitura, analise as seguintes afirmativas:
I- Um processo de leitura organizado em uma escola engloba interação, exteriorização de pensamento, informações, ações, entre outras.
II- O professor precisa propor atividades diferenciadas para que a promoção do processo de leitura aconteça com êxito, como pontuar trechos importantes, destacando capítulos ou seções, separar e explicar trechos confusos etc.
III- A leitura se dá pelo simples entendimento do sentido denotativo do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	Para a realização de fato do processo de leitura, é importante que se desencadeie um conjunto de habilidades relacionadas à linguística e à psicologia com vistas à compreensão dos textos escritos, à reflexão acerca da significação do texto lido, à extração de conclusões a partir dos textos abordados, ao julgamento do conteúdo, das estratégias adotadas. Além disso, concorre para o estabelecimento do sentido textual a interação entre o leitor, o texto e o autor. O leitor, ainda, toma por base o seu conhecimento de mundo, o que coloca em ação o conhecimento de mundo, a fim de estabelecer comparações com o conteúdo textual, confrontando conteúdos, para o estabelecimento do intertexto. Disso resulta o sentido textual, o que requer colocar em ação algumas habilidades, as quais são aplicadas em diferentes etapas, as chamadas etapas de leitura. Acerca dessas etapas de leitura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Decodificação.
II- Compreensão.
III- Interpretação.
IV- Retenção.
(    ) O leitor traça um paralelo entre o texto lido e o seu dia a dia.
(    ) Etapa em que o leitor procura anotar as palavras desconhecidas.
(    ) Nesta fase, o leitor busca uma interpretação das ideias, na sequência em que ocorrem no texto.
(    ) O leitor identifica a tipologia e do que trata o texto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	I - III - IV - II.
	 c)
	IV - I - III- II.
	 d)
	III - IV - II - I.
	7.
	A leitura crítica é uma habilidade de grande importância quando se trata de interpretação de textos. Quando são escritos, os textos possuem marcas determinadas por quem os escreve, pela época, em que contexto e em que lugar foram escritos. Ao leitor, cabe compreender e filtrar estas marcas que, em determinadas situações, podem influenciar na compreensão da real mensagem que o texto deseja transmitir. Assinale a alternativa CORRETA quando à compreensão do texto:
	 a)
	A compreensão só ocorre quando há conhecimento prévio do assunto porque, caso o leitor seja leigo, não compreenderá o assunto.
	 b)
	Para que haja compreensão, é necessário que o leitor conheça outros textos do autor que o escreveu.
	 c)
	A compreensão ocorre quando o leitor consegue codificar o texto, ou seja, quando compreende o que está escrito nas entrelinhas.
	 d)
	A compreensão refere-se ao sentido que o texto lido faz ao leitor e mantém relação direta com a interação entre leitor e texto.
	8.
	Para facilitar a compreensão textual por parte do aluno-leitor, ou ainda para o estabelecimento do sentido do texto lido, é de grande importância valer-se, o professor, de certos procedimentos que concorram para este fim. Tais procedimentos são aplicados não simultaneamente, mas adotados conforme o objetivo do trabalho realizado a partir do texto. Todos os recursos adotados para facilitar e melhorar os conhecimentos no que concerne à leitura têm por objetivo a formação de leitores autônomos, capazes de ler e compreender textos com maior profundidade. Acerca da estratégia de leitura denominada Previsão ou Antecipação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por esta estratégia, o aluno resume o texto que leu, separando pontos relevantes.
(    ) Por esta estratégia, o aluno cria hipóteses acerca do texto, e confirmará, durante a leitura, a sua realização ou não.
(    ) Por esta estratégia, o aluno pode confirmar a realização de determinada hipótese, o que poderá resultar no acréscimo de conhecimento.
(    ) Por esta estratégia, o aluno-leitor consegue colocar em prática conhecimentos prévios.
(    ) Por esta estratégia, o aluno-leitor consegue agregar conhecimentos ínfimos no que concerne ao ato de leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F - F.
	9.
	Esquematizar e sintetizar ideias faz parte das estratégias de leitura que visam organizar as ideias centrais do texto. Estes processos requerem do leitor uma compreensão ampla do texto, pois ambos necessitam de reestruturação a partir de ideias principais. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A esquematização e a sistematização consistem em organizar os textos a partir da ampliação deles e podem ser realizadas por escrito ou mentalmente.
II- A sistematização favorece o hábito de planejamento e, consequentemente, de organização.
III- Quando o aluno está efetuando um trabalho de pesquisa, ele poderá tomar nota. Este processo também faz parte da sistematização.
IV- A esquematização e a sistematização são estratégias facilitadoras que, quando efetuadas corretamente, auxiliam no processo de estudo do texto em questão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	O ato de ler vai muito além de simplesmente decodificar palavras. Ler implica compreender as ideias que outro alguém colocou no papel, de acordo com o conhecimento prévio que já possuímos sobre determinado conteúdo. Além disso, também é necessário avaliar os argumentos do texto, a fim de validá-los ou confrontá-los. Leia o excerto a seguir: "Quase sempre o leitor crítico não se prende ao nome do autor, é verdade que o título sempre vai dizer algo mais a ele. Seja num texto verbal ou não verbal, ele sempre se colocará em alerta, não aceitando aquilo como uma verdade. E mesmo nos textos de ficção, ele sabe que o que está ali é apoiado no real, no sentido do real. Ele lê nas entrelinhas. Ele sabe que há pistas que o transportam para além do texto". Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.tribodolivro.com/2012/06/masoqueeumleitorcritico.html>. Acesso em: 31 ago. 2016.
	 a)
	Mesmo quando se trata de uma leitura para entretenimento, quando o leitor é crítico, ele pode fazer inferências e é capaz de aceitar ou refutar hipóteses, de acordo com os argumentos apresentados.
	 b)
	O leitor crítico deve, acima de tudo, compreender que o texto, quando tem por finalidade somente o lazer, não é passível de leitura crítica, pois não apresenta cientificidade suficiente para criar sobre ele argumentos.
	 c)
	O leitor crítico, quando lê para entretenimento, sabe que há pouca possibilidade de aproveitar algum tipo de informação ou conhecimento, pois a leitura para lazer, mesmo que baseada na realidade, não apresenta veracidade nos fatos.
	 d)
	Quando o texto é ficcional, não há necessidade de fazer inferências, pois a necessidade de aceitar ou refutar as hipóteses não é necessária, já que se sabe que o texto não é baseado na realidade.

Continue navegando