Buscar

Desafios e Realidade da Educação Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

’
ATIVIDADE AVALIATIVA 1/aulas 1;2;3;4 valor:5,0
CURSO: FORMAÇÃO PARA PORTADORES DE ENSINO SUPERIOR - PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS
PROFª: Me. VERA FÁTIMA CORSINO DE ALMEIDA
NOME: Bruna Cristina Rodrigues Moser RGM: 013.920
1. O FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) foi implantado pelo Governo Federal em janeiro de 2007 previsto para estender até 2020.
Com base nessas informações, produza um texto de, no mínimo, 8 linhas que aborde: 
A) A finalidade do FUNDEB
B) A principal diferença entre FUNDEF e FUNDEB
C) Como são feitos o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do FUNDEB
O FUNDEB surgiu como substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), que vigorou de 1997 a 2006. O FUNDEB foi implantado em janeiro de 2007 com previsão para estender até 2020. 
A FUNDEB e um fundo de natureza contábil instituída pela Emenda Constitucional Nº 53, de dezembro de 2006. A estratégia e distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico de cada região. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos por conselhos criados para cumprir com esse objetivo, tanto federais, estaduais, quanto municipais. 
2. O ensino fundamental e a educação infantil, em colaboração com o Estado é de responsabilidade prioritária do poder público municipal, e o Estado se dirige prioritariamente para o Ensino Médio. Elabore um texto, de no mínimo 08 linhas, comentando como funciona no local onde você reside (Município e Estado).
O Município de Salete tem uma creche municipal que atende crianças de 06 meses a 03 anos, três jardins que são municipais e atende crianças de 03 anos a 06 anos, também uma escola municipal que atende crianças da 1º serie ao 5º serie, outra de 1º serie ao 9º ano. Uma escola estadual que atende crianças da 1° serie ao ensino médio, e uma escola estadual que atende de 1º serie ao 9° ano.
 As escolas e CEI´s são distribuídas no centro e interior do município.O município tem projeto para uma nova escola assim deixara de ter salas lotadas e atender melhor os alunos do município. 
 
3. Apesar de toda a organização legal no que tange ao ensino, há diversos obstáculos para a educação a serem considerados. Cite e explique cada um desses obstáculos.
Um obstáculo que encontramos e a falta de orçamento. A educação poderia receber grandes impulsos através do uso de tecnologia. O dinheiro para a aplicação de tais tecnologias, no entanto, não está sempre disponível para as instituições educacionais. Um outro obstáculo está relacionado a pobreza da população. É praticamente inviável aceitar que crianças tenham desempenhos piorados por conta de sua condição social: falta de alimentos, ou obrigatoriedade de trabalho infantil, e algo que deve ser combatido no mundo. 
4. Conforme o art. 205 da Constituição Federal: a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Comente esse artigo, tendo em vista a realidade das escolas brasileiras. Elabore um texto, de no mínimo 05 linhas, emitindo sua opinião sobre o artigo.
O art. 205 da constituição federal, diz dos direitos de todos a educação, mas são poucos que entendem que e direito, que devemos aproveitar, pois ganhamos está qualificação. Sabemos que muitas escolas precisam de melhorais, muitos professores precisam se adaptar e melhorar: e é dever do Estado e da família para assegurar nossos direitos. 
5. A educação básica, no Brasil, compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, é durante este período de vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. É capaz, também, de permitir a tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adaptar. Elabore um texto, de no mínimo 05 linhas, emitindo sua opinião sobre a afirmação.
A educação mostra ao aluno para que rumo levar muitos já tem um proposito, mas a maioria é com o passar dos anos estudando que decidem seu futuro, a escola em um todo é osso segundo lar aonde passamos um bom tempo de nossas vidas, e por isso conseguimos tomar decisões para nosso futuro profissional
Obs: todos os textos devem ser de sua autoria

Continue navegando

Outros materiais