Buscar

ANTROPOLOGIA CULTURAL AULA 05

Prévia do material em texto

Disciplina: - ANTROP. CULTURAL  
	
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
	
		
	
		1.
	
		Só através de um esforço ingente e continuado o negro escravo iria reconstruindo suas virtualidades de ser cultural pelo convívio de africanos de diversas procedências com a gente da terra. Previamente incorporado à proto-etnia brasileira, que o iniciaria num corpo de novas compreensões mais amplo e mais satisfatório. O negro transita, assim, da condição de boçal " preso ainda à cultura autóctone e só capaz de estabelecer uma comunicação primária com os demais integrantes do novo contorno social " à condição de ladino, já mais integrado à nova sociedade e à nova cultura. Esse negro boçal, que ainda não falava o português ou só falava um português muito trôpego, era, entretanto, perfeitamente capaz de desempenhar as tarefas mais pesadas e ordinárias na divisão do trabalho do engenho ou da mina. (Ribeiro , Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 116) O trecho acima revela que: 
	
	
	
	
	a nova língua trazida pelos escravos africanos não foi incorporada integralmente, ao passo que as influências indígenas foram sendo implementadas.
	
	
	o negro ladino, preso ainda à cultura autóctone, estabelecia uma comunicação primária como boçal, era mais integrado à nova cultura.
	
	
	o negro boçal, que já apresentava um eficiente domínio do idioma português, desempenhava a função de tradutor do engenho ou da mina.
	
	
	O negro boçal veio da África do norte enquanto que o negro ladino veio da África meridional.
	
	
	havia uma denominação diferenciada entre os escravos de origem africana, de acordo com sua intimidade com a língua portuguesa.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
	
		Falar de Multilticulturalismo é falar de diversidade, é falar de diferenças. Nem sempre reconhecidas, nem sempre respeitadas e valorizadas. Em contraponto ao Multiculturalismo, podemos constatar a existência de outras políticas culturais ligadas intimamente ao nacionalismo e que visam a assimilação pelos imigrantes, da cultura dominante nos países de acolhimento. Sobre o multiculturalismo e a diversidade cultural da sociedade brasileira, marque a resposta correta. 
	
	
	
	
	O nosso país é homogêneo em cultura. não há miscigenação dos credos e culturas no Brasil desde os tempos da colonização. 
	
	
	O processo imigratório não teve influência na formação da diversidade cultural brasileira. 
	
	
	O Brasil tem duas culturas bem definidas: a cultura dos ricos e a cultura dos pobres
	
	
	O processo de colonização do Brasil não favoreceu a mestiçagem.
	
	
	O nosso país é uma mistura de culturas. A miscigenação dos credos e culturas ocorre no Brasil desde os tempos da colonização. 
	
	
	
	
		
	
		3.
	
		O multiculturalismo pressupõe uma visão positiva da diversidade cultural, privilegiando o reconhecimento, valorização e incorporação de identidades múltiplas nas formulações de políticas públicas e nas práticas cotidianas. É preciso que reconheçamos a necessidade do convívio em uma sociedade cuja realidade é multicultural. Para tanto, devemos, mais do que respeitar, valorizar as diferenças próprias de cada indivíduo. São exemplos de ações políticas de valorização do multiculturalismo: I ¿ A adoção de cotas raciais nas universidades públicas. II ¿ a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio do país. III ¿ a autorização da atividade de empresas estrangeiras no Brasil. 
	
	
	
	
	I e III estão certas
	
	
	II e III estão certas.
	
	
	I, II e III estão erradas.
	
	
	I e II estão certas.
	
	
	I, II e III estão certas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
	
		Qual é o desafio da pluralidade nas sociedades contemporâneas? 
	
	
	
	
	É a abordagem de que os símbolos devem ter uma forma física, pois do contrário não podem penetrar em nossa experiência, nem o seu significado. 
	
	
	É a compreensão de que os vários estágios sucessivos para a formação da família, vão desde a promiscuidade primitiva à família bilateral. 
	
	
	É acreditar que as distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direção, passando por etapas e fases de desenvolvimento.
	
	
	É o foco da cultura no que constitui a produção cultural, os agrupamentos e as relações sociais, o comportamento e o desenvolvimento social. 
	
	
	É o regime de repartição dos recursos socialmente relevantes para os diferentes grupos que reivindicam inclusão, justiça ou reconhecimento. 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
	
		Qual das alternativas abaixo traz um sinônimo para os termos ação positiva, discriminação positiva, políticas compensatórias que evidenciam as políticas públicas que pretendem combater as desigualdades historicamente acumuladas, revertendo em garantias de igualdade de oportunidades e tratamento?
	
	
	
	
	xenofobia
	
	
	controle social
	
	
	ações afirmativas
	
	
	endocultura
	
	
	exclusão social
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
	
		As ações cujas as demandas são condicionadas pelas reivindicações de determinado grupo discriminados socialmente e que são materializadas na forma de políticas públicas, chama-se: 
	
	
	
	
	Multiculturalismo
	
	
	intraculturalismo
	
	
	Interculturalismo
	
	
	ações afirmativas
	
	
	Etnocentrismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
	
		Podemos dizer que o debate sobre o multiculturalismo no Brasil é complexo. Aqui se desenvolveu um processo colonizador cuja característica fundamental foi a mestiçagem cultural. Quanto ao reflexo desse modelo de colonização no cotidiano brasileiro, podemos afirmar que: 
	
	
	
	
	A riqueza econômica e étnica do país mesmo sendo levada em consideração no quotidiano, não temos registro de atos preconceituosos 
	
	
	A riqueza cultural e étnica do país mesmo sendo levada em consideração no quotidiano, não temos registro de atos preconceituosos 
	
	
	A riqueza cultural e étnica do país sempre é levada em consideração e normalmente não temos registro de atos preconceituosos 
	
	
	A riqueza cultural e étnica do país não é levada em consideração no quotidiano, tendendo ao estereótipo e à disseminação de preconceitos de preconceitos 
	
	
	A riqueza cultural e étnica do país sempre é levada em consideração no quotidiano, tendendo, por isso, ao estereótipo e à disseminação 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
	
		8) A crença no povo eleito, predestinado para ser superior aos demais, é um fato comum nas diversas sociedades humanas. Tais crenças contêm o germe do racismo, da intolerância, e frequentemente são utilizadas para justificar a violência. Essa dicotomia, "nós e o outro¿, está presente em diferentes níveis. Dentro de uma mesma sociedade a divisão ocorre sob a forma de parentes e não-parentes, Os primeiros são melhores por definição. A projeção desta dicotomia para o plano extra grupal pode resultar: 
	
	
	
	
	Nas Ações de cunho religioso 
	
	
	Em manifestações nacionalistas ou xenofobia 
	
	
	Em políticas afirmativas ou compensatórias 
	
	
	Nas Ações de cunho multicultural 
	
	
	Na diversidade cultural das manifestações artísticas
F
F
V
F
1
8UFTWTVM8XG9
231139
2
0
1
1
F
F
F
F
V
1
UOHRMVQMB4IA
C8B9HIKEJ6BAUH
746038
2
0
1
F
F
641322
V
F
1
DB63E7U6YAHSV
746037
2
0
1
2
F
F
F
V
F
0
1
1T4JXN0W028BY
128671
2
0
1
F
1
F
F
V
F
1
3Q3GO06REY76U
128723
2
0
1
F
F
6
F
F
V
1
83PSFR3FCVKVG
128667
2
0
1
F
F
F
F
V
1
19WCFWDOEDFR
641324
2
0
1
F

Continue navegando