Buscar

Parasitas Coccídeos Eimeria e Cryptosporidium em Bovinos

Prévia do material em texto

ATIVIDADE SOBRE OS PARASITAS COCCÍDEOS DO GÊNERO EIMERIA E CRYPTOSPORIDIUM
· Leiam e estudem os slides, as páginas das apostilas postadas e artigos científicos para responderem as questões propostas abaixo.
· Respondam com interpretação própria sem copiar integralmente o que é disposto no material de consulta. O intuito do exercício é verificar o entendimento dos alunos.
· As questões serão todas corrigidas e posteriormente será dado um retorno sobre o desempenho, portanto não façam cópias de outros colegas pois o trabalho é individual.
1. Comparem os ciclos de vida dos dois gêneros, Eimeria e Cryptosporidium e citem as diferenças entre eles.
Ciclo de vida Eimeria: ciclo direto monoxênico. Reprodução sexuada e assexuada nas células intestinais. Gametogonia no intestino. Resistência física e química, não resiste ao calor e desidratação.
Ciclo de vida cryptosporidium: ciclo direto monoxênico. Merogonia. esquizogonia e a gametogonia ocorrem em microvilosidades intestinais, e não no interior das células intestinais. Temperaturas abaixo de 0 ou acima de 65 são letais.
2. Quais as faixas etárias dos animais (bovinos) acometidos pelos dois gêneros (Eimeria e Cryptosporidium) e comentem sobre a gravidade de cada uma delas.
Eimeria atinge animais com menos de dois anos, causa danos intestinais, enterite hemorrágica, baixo desempenho, limitação do ganho de peso e crescimento, mortalidade em animais entre 1 e 8 meses de idade.
Cryptosporidium atinge animais com idade entre 1 e 3 semanas, diarréias profusa e aquosa, anorexia, desidratação, perda de peso, atrofia, edema e às vezes fusão de vilosidades.
3. Descreva a patogenia ocorrente na Eimeriose e CrYptosporidiose. Cite as diferenças.
Cryptosporidiose: destruição das microvilosidades das células intestinais, atrofia os vilos, destruição e fusão das vilosidades, diminuição da superfície de absorção de nutrientes, aumento da secreção de fluidos, diminuição da atividade enzimática, má absorção de nutrientes. 
Eimeriose: A multiplicação dos coccídios causa alterações e provoca a destruição das células do hospedeiro. Pode causar alteração funcional local ou sistêmica. Quando a infecção é muito intensa
ocorre destruição de áreas muito extensas do intestino com conseqüente desprendimento de fragmentos de mucosa e hemorragias. Apresenta microulcerações. Atrofia e destruição de vilosidade. Hiperplasia do epitélio. Má absorção de nutrientes. 
4. Quais os tratamentos mais utilizados para as parasitoses causadas por esses dois gêneros em bovinos.
Eimeria: sulfas, amprólios, antibióticos ionóforos, decoquinato, toltrazuril, rumensin.
Cryptosporidium: nitazoxanida, espiramicina, hidratação e aumento da imunidade, não há tratamento eficaz.
5. Descrevam quais as principais espécies animais que podem ser acometidas pela Eimeriose e Cryptosporidiose, e comentem sobre a gravidade delas.
Eimeriose: Acomete suínos, aves, coelhos, ruminantes, equinos, cães e gatos. 
Causa alterações gastointestinais, anorexia, apatia, diarreia, desidratação, anemia, hipertemia, desconforto abdominal. Limita o crescimento e desenvolvimento do animal. Alta mortalidade.
Cryptosporidiose: Acomete peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, animais marinhos.
Causa aids, diarreias, perda de peso, anorexia, desidratação, autoinfecção, infecção crônica, atrofia, edemas. Alta mortalidade.

Mais conteúdos dessa disciplina