Buscar

Aula 2

Prévia do material em texto

1.
		Uma das linhas teóricas sobre  a ideia central de Estado seria fruto de um pacto entre humanos. Para fortalecimento deste pacto, dentro do espaço teórico-filosófico, importantes conceitos são estudados, como: Soberania, Poder Político, Estado de natureza, Leis naturais e conceito de Estado Moderno. Que linha teórica se enquadra neste pacto entre humanos?
	
	
	
	Teoria Contratualista.
	
	
	Teoria da capacidade do Estado.
	
	
	Teoria do desaparecimento do Estado.
	
	
	Teoria Naturalista.
	
	
	Teoria da Função Social do Estado.
	
Explicação:
A sociedade como a conhecemos, com um Estado e suas leis.O contratualismo é a de que a origem do Estado está no contrato social. Para eles, toda sociedade passa por três etapas: estado de natureza;  contrato social  e estado civil organizado; -  O contrato social seria o momento em que os indivíduos firmariam um pacto, ou seja, delimitariam um conjunto de regras e normas sociais que todos deveriam respeitar e seguir para conviverem em sociedade. Assim, a respsota correte é: Teoria Contratualista.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		parte do pressuposto da necessidade de se estabelecer um pacto legítimo, que lhes devolva a liberdade natural perdida com o surgimento das relações sociais. Isso porque, o ser humano é bom por natureza, mas a sociedade é que o degrada. Para o autor, toda a desgraça da humanidade começou no momento em que alguém cercou um pedaço de terra e disse: - É meu! E encontrou alguém tão ingênuo a ponto de acreditar nisso.
	
	
	
	Contratualismo de Aristóteles
	
	
	Contratualismo de Hobbes
	
	
	Contratualismo de Platâo
	
	
	Contratualismo de Rousseau
	
	
	Contratualismo de Locke
	
Explicação: Trata-se do contratualismo na versão de Jean Jacques Rousseau.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A sua concepção antropológica afirma que o homem é naturalmente mal e egoísta, sendo que o Estado surge como forma de controlar os "instintos de lobo" que existem no ser humano e, assim, garantir a preservação da vida das pessoas. Estamos falando de:
	
	
	
	Thomas Mores.
	
	
	Thomas Albert.
	
	
	Thomas Thurbandu.
	
	
	Thomas Hobbes.
	
	
	Thomas Jefferson.
	
Explicação: Trata-se do contratualismo baseado na teoria do "homem é o lobo do homem".
	
	
	
	 
		
	
		4.
		4. As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais ¿os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil.¿ (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.) São considerados filósofos contratualistas:
	
	
	
	Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	
	Aristóteles, Locke e Descartes.
	
	
	Platão, Aristóteles e Sêneca.
	
	
	Nietzsche, Horkheimer, Comte.
	
	
	Maquiavel, Agostinho e Descartes.
	
Explicação: Personagens do movimento contratualista na política.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O contratualismo é uma linha teórica que remonta à filosofia grega, mas que adquiriu importância teórica e política junto ao pensamento liberal moderno. Essa teoria considera a sociedade humana e o Estado e se originam por um contrato ou acordo estabelecido entre cidadãos autônomos. O contratualismo lockeano - John Locke - é um dos principais alicerces teóricos do liberalismo político, e o Estado de natureza não é um Estado de luta. Nesta concepção de Locke os direitos naturais são anteriores a qualquer decisão política. Que direitos naturais são estes?
	
	
	
	Poder Político e Segurança.
	
	
	Soberania e Estado moderno.
	
	
	Instintos de Lobo
	
	
	Vida, Liberdade e Propriedade
	
	
	Poder Judiciário e Legislativo.
	
Explicação:
O contrato social surgiu pela necessidade de criar um método de julgamento parcial dos interesses das pessoas. Locke era um crítico ferrenho aos regimes de governo ditatoriais ou monárquicas. Ele defendia um sistema mais democrático, onde os ¿homens livres¿ tinham o direito de eleger os seus representantes e as decisões tomadas deviam se basear a partir da deliberação comum, e não unicamente pela vontade de um soberano.  Em analise a contassenso  estado de natureza, relativamente pacífico, não está isento de inconvenientes, como a violação da propriedade (vida, liberdade e bens) que, na falta de lei estabelecida, de juiz imparcial e de força coercitiva para impor a execução das sentenças, coloca os indivíduos singulares em estado de guerra uns contra os outros. É a necessidade de superar esses inconvenientes que, segundo Locke, leva os homens a se unirem e estabelecerem livremente entre si o contrato social. Assim, a resposta correta é: Vida, Liberdade e Propriedade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O termo Política diz respeito ao funcionamento do Estado e ao exercício do poder. Quanto à sua origem, está correto afirmar que:
	
	
	
	foi criado por Maquiavel.
	
	
	tem sua origem na Revolução Francesa.
	
	
	deriva da palavra grega pólis.
	
	
	resultou das disputas dinásticas na antiguidade.
	
	
	surgiu com a formação dos partidos políticos.
	
Explicação: Origem histórica do termo
	
	
	
	 
		
	
		7.
		É inegável o fato de que o homem vive em comunidade e se relaciona com seus pares. Com o Advento da propriedade privada e com a complexidade das relações sociais promovidas pela formação dos primeiros aglomerados urbanos, fez-se necessário a institucionalizar essa convivência em comunidade. A alienação total de cada indivíduo, com todos os seus direitos, à toda comunidade, dando lugar a um corpo moral e coletivo pela ideia central de que o Estado é fruto de um contrato entre humanos. Esta linha teórica é conhecida como:
	
	
	
	Teoria positivista.
	
	
	Teoria coercitiva do Estado.
	
	
	Teoria absolutista.
	
	
	Teoria contratualista.
	
	
	Teoria naturalista.
	
Explicação:
O Contratualismo é uma linha teórica que abarca várias teorias com características diversas, embora unidas, todas elas, pela ideia central de que o Estado é fruto de um contrato entre humanos. Como linha teórica e abrangente, tem por pretensão analisar os fundamentos que explicam o surgimento da sociedade, do Estado, bem como aqueles que justificam a autoridade pública.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A palavra "polis" significa:
	
	
	
	Capital de algum lugar;
	
	
	Região.
	
	
	Democracia;
	
	
	Cidade;
	
	
	Vila romana;
	
Explicação:
Origem etimológica do termo

Continue navegando