Buscar

REVISÃO PENAL IV AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO PENAL IV AV2
1- Os institutos da anistia, fiança, graça e indulto são possíveis para crimes Hediondos e equiparados?
R: Não, de acordo com o art 2° inc I da lei 8072/90. 
2- Quais as espécie de peculato no código penal?
R: Peculato Culposo, Peculato furto, Peculato apropriação e Peculato desvio.
3- Existe Peculato de USO no Código penal?
R: Não constitui espécie de peculato previsto no código penal. 
4- Epidemia com resultado Morte é um crime Hediondo?
R: Sim, de acordo com a lei 8072/90 art 1° inc VII.
5- Extorsão é um crime Hediondo?
R: Extorsão simples não configura crime hediondo.
6- Trafico ilícito de entorpecente, tortura e terrorismo são crimes hediondos?
R: Não, são crimes equiparados a hediondo.
7- Rubens, objetivando chegar a tempo a um jogo de futebol, emprega excessiva velocidade em seu veiculo automotor. Ao perceber que um sinal de trânsito acendeu a luz amarela de alerta, acelerou seu veiculo por acreditar que ultrapassaria a faixa de pedestre a tempo. Ocorre, porém, que Rubens não obtém sucesso em seu objetivo e atropela uma pessoa, que morre imediatamente. Diante dos fatos, apresenta-se uma hipótese de: 
R: Rubens cometeu crime previsto no CTB, homicídio culposo, culpa consciente. 
8- Ambrósio é funcionário do município de Champ Du Nort, exercendo suas funções no setor de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano. Purulento não pagou o tributo referente à sua residência, apesar de várias vezes ter sido notificado. Em vista disso, objetivando cobrar esse tributo devido ao erário público municipal, Ambrósio mandou confeccionar e pendurou na via pública, defronte à residência de Purulento, várias faixas dizendo que Purulento era caloteiro e não pagava os impostos devidos à Prefeitura. Assim procedendo, Ambrósio:
R: Ambrósio cometeu crime de excesso de exação. Art 316 1° CP
9- Ao tomar conhecimento de um roubo ocorrido nas adjacências de sua residência, Caio compareceu à delegacia de polícia e noticiou o crime, alegando que vira Tício, seu inimigo capital, praticar o delito, mesmo sabendo que seu desafeto se encontrava na Europa na data do fato. Em decorrência do exposto, foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do ocorrido. A esse respeito, é correto afirmar que Caio cometeu:
R: Cometeu crime de Denunciação Caluniosa.
10- ROMOALDO, padrasto de L.T, de 11 anos de idade, foi denunciado pelos vizinhos por ter submetido a criança a intenso sofrimento físico e mental com o fim de castigá-la ao agredi-la por diversas vezes com a utilização de seu cinto, pois esta estava brincando na sala de sua casa no momento em que ROMOALDO assistia ao jogo final do campeonato estadual de futebol e o barulho da brincadeira atrapalhava sua concentração no jogo. Dos fatos, ROMOALDO restou denunciado pelo delito de maus-tratos, previsto no art.136,§1º, do Código Penal. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre os crimes em espécie e crimes hediondos e equiparados, responda de forma objetiva e fundamentada se a capitulação da conduta de ROMOALDO está correta.
R: Não está correta a capitulação porque a questão demonstra o intenso sofrimento físico da vítima, o que caracteriza a tortura -castigo segundo art. 1, II da Lei 9.4 55/ 97 aliado ao fato de que a intenção do agente era fazer a vítima sofrer por puro ódio e sadismo. Já no crime de maus- tratos a intenção do agente é só corrigir muito embora ele acabe se excedendo nos meios de correção; intenção essa não demonstrada no caso concreto.

Outros materiais