Buscar

paper -beneficios psicologicos da corrida de rua


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Benefícios psicológicos da corrida de rua 
Andreia Aparecida Vieira de Oliveira
Dine Catharine Mello de Souza Jacques
Prof. Aline Cruz
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Bacharelado em Educação Física – Educação e Diversidade
01/12/2019
Resumo 
O presente estudo tem por objetivo investigar a importância da corrida de rua em relação aos benefícios psicológicos que pode proporcionar aos praticantes e adeptos desta modalidade esportiva. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, que se objetivou em pesquisar sobre os estes benefícios na perspectiva da melhoria de qualidade de vida. Identificamos que os hormônios produzidos pelo corpo no ato da corrida trazem grandes benefícios para manter uma mente saudável e equilibrada, atuando diretamente no humor, estresse e depressão.
	
Palavras-chave 
Corrida de rua, Corredores, Benefícios Psicológicos, 
1 Introdução 
	A cada dia a corrida de rua está com mais e mais adeptos a esta modalidade, muitas vezes devido a facilidade para a sua prática, dos benefícios para a saúde, baixo custo inicial e a possibilidade de prática ao ar livre e nos horários que você tiver disponibilidade.
Ao nosso redor podemos perceber diversos corredores de diversas idades. Já é costumeiro vermos corredores em parques, ruas, reservas ecológicas, praticamente onde quer que formos vemos praticantes da corrida.
Seria este um esporte que traz benefícios somente físico? O que já estaria muito bom. Mas entendemos que este esporte traz grandes benefícios psicológicos como a melhora do humor, da autoestima, sendo ele um grande aliado ao combate do estresse, depressão. 
2 Corrida de rua 
A corrida é uma das formas de atividade física mais praticada pelos seres humanos. Além de ser um gesto motor aprendido nos primeiros anos de vida, pode ainda ser praticada em praticamente qualquer espaço e sem precisar de material específico muito sofisticado (GUEDES, 2011).
Gonçalves (2011, p. 12) aponta: 
Acredita-se que este crescimento se deva a algumas peculiaridades do esporte supracitado, como: fácil acesso da população apta, baixo custo para organizadores, assim como para o treinamento e participação, caracterizando-se por ser uma atividade física popular ou de massa e inclusive, por ser considerada uma atividade relevante na perspectiva do lazer.
A corrida é compreendida como uma forma de locomoção altamente complexa que requer acentuada coordenação de movimentos. Corredores são todos aqueles que correm em locais abertos, com uma frequência de três vezes por semana e que participam ou buscam participar de competições (DALLARI, 2009). 
3 correr e o estado mental
Salgado (2006) relatou que cada pessoa participa da prática da corrida de rua por motivos desiguais, podendo ser eles para a saúde, a estética, a integração social, para fugir do estresse da vida moderna, o combate de doenças psíquicas como a depressão entre outras.
Muitos são os motivos que geram a busca pela corrida de rua, mas percebemos que todos os indivíduos que praticam usufruem dos mesmo hormônios liberados pela atividade que são endorfina, adrenalina e outros hormônios associados a prática esportiva, substancias químicas que produzem sentimentos de felicidade e euforia gerando a melhora do humor, da autoimagem, e o alivio do estresse. Uma mistura de corpo relaxado com mente eufórica. Não sem razão, o físico e o psíquico atuam em conjunto durante a atividade física. Só do corredor liberar adrenalina e endorfina, seu corpo já recebe sensações e estímulos que também atuam sobre o psíquico.
“Prazer” é o fator relacionado à sensação de bem-estar, de diversão e a satisfação que a prática regular do esporte proporciona (BALBINOTTI, 2007).
Correr ajuda todo seu corpo a sentir-se melhor, não apenas pernas e os pulmões. Quando você corre regularmente, sente-se bem ágil, disposto, vigoroso. Fica-se um sentimento de poder que só se pode obter de pouquíssimas outras fontes. ( Fixx, James F, 1977)
O humor passa a ser destaque entre praticantes. A corrida, então, passa a funcionar como um antídoto ao estresse.
Praticar a corrida de rua ajuda, na manutenção do estresse e controle dos níveis de ansiedade, fazendo com que o praticante se proteja de qualquer quadro de depressão.
O Desportista está procurando, consciente ou inconscientemente, a satisfação profunda, o senso de dignidade pessoal que se encontra quando o corpo e a mente estão plenamente coordenados e alcançaram o domínio sobre si mesmo. (Fixx, James F, 1977)
Mas correr também permite se desligar das preocupações diárias. Muitas pessoas conseguem se desligar mentalmente, de suas aflições, de suas preocupações, ao correr. A pessoa passa a focar no seu objetivo em uma prova, ou no seu percurso durante uma corrida. Trazendo benefícios emocionais que vão além do exercício em si.
O que mais gosto de fazer enquanto estou correndo, contudo, é deixar os pensamentos vagarem por onde bem desejarem. O mais importante não é aquilo sobre o qual pensamos, mas o fato de termos toda a liberdade para pensar. Até mesmo muitas pessoas que, não estão ansiosas em enfrentar os próprios pensamentos descobrem que pensar enquanto se corre é uma experiência extremamente agradável e reparadora. ( Fixx, James F, 1977)
Conclusões 
	
Percebemos que de fato a corrida de rua é usualmente associada ao bem-estar dos praticantes. 
Por fim, considerando que todas as pessoas estão sujeitas a algum sofrimento como ansiedade, euforia, tristeza, depressão, estresse ou outros transtornos relativos a saúde mental, concluímos ser de grande valia iniciar a corrida antes mesmo destes sintomas se agravarem ou se instalarem. Entende-se que esta atividade física é grande aliada da promoção e manutenção da saúde psicológica do ser humano. 
De fato, além do benefício físico, a corrida ajuda uma pessoa a ficar mais forte psicologicamente.
Referências 
BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide. Dimensões motivacionais de atletas corredores de longa distância: um estudo descritivo-comparativo segundo o sexo. Coleção pesquisa em Educação Física, v. 6, n.2, p 73-80, 2007.
DALLARI, Martha Maria. Corrida de rua, um fenômeno sociocultural contemporâneo. Tese de doutorado. USP – Universidade de São Paulo, p. 129, 2009.
FIXX, James F. Guia completo de corrida. Tudo o que você deve saber para tirar maior proveito de seus exercícios. 7º edição. Editora Record. Rio de Janeiro 1977.
GUEDES, J. R. D. P. Prefácio. In: EVANGELISTA, A. L. Treinamento de força e flexibilidade aplicado à corrida de rua: Uma abordagem prática. São Paulo: Phorte, p 200, (2011).
GONÇALVES, G. H. T. Corrida de rua: um estudo sobre os motivos de adesão e permanência de corredores amadores de porto alegre. Monografia (Bacharel em Educação Física) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.
Salgado JVV, Chacon-Mikahil MPT. Corrida de rua: análise do crescimento do número de provas e de praticantes. Revista Conexões, Campinas. 2006; 4(1): 90 - 109.
SALGADO, J. V. V.; CHACON-MIKAHIL, M. P. T. Corrida de Rua: Análise do crescimento do número de provas e de praticantes. CONEXÕES: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 4, n. 1, p. 90-99, 2006.

Mais conteúdos dessa disciplina