Buscar

RESENHA- DENTALCORP -SARA MARQUES

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
Resenha Crítica de Caso 
Sara Alves Marques de Freitas
Trabalho da disciplina:
Diretrizes estratégicas mercadológicas em saúde
 Tutor (a): Mirna Miguel Passos Godoy
Horizonte 
2020
DENTALCORP
Referência: 
HAMERMESH, Richard. PINHO, Ricardo Reisen de. DENTALCORP. Harvard Business School. 807- P01. Rev: May 19, 2006.
O texto se inicia fazendo uma breve introdução, vai tratar da empresa DentaCorp fundada em 1989, em São Paulo. Luís Chicani dentista formado na USP criou a empresa visando oferecer planos odontológicos e baixo custo. Depois de passar por uma fase de dificuldade, em 2002 conseguiu uma importante parceria com Endevor Brazil através de indicação. Essa relação traria a oportunidade de reorganizar a DentalCorp, avaliar os planos de negócios de longo prazo, entre outros benefícios.
Nessa época o mercado brasileiro de planos de saúde e odontológico era instável, e começa a busca por estabilidade. A empresa precisava de mais capital para acompanhar as demais empresas do ramo. Era necessário o desenvolvimento de novos líderes, parceiros e produtos ou serviços e a possibilidade da expansão internacional.
O Brasil, embora possua cerca de 15% dos dentistas ativos de todo o mundo, ainda tem grande parcela da população sem acesso a tratamentos odontológicos regulares, e ainda a aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ir a um consultório, alem dessas condições geograficamente esse mercado é desproporcional.
O dentista Luis Alexandre Chicani, natural de São Paulo, filho de pais europeus. A inspiração para ser não apenas um profissional da pratica mais também um empreendedor veio de seus avos que ao chegarem ao Brasil abriram pequenos negócios, outra inspiração veio através de uma viagem feita aos estados unidos em 1982, onde pode observar profissionais da área e o padrão de vida dos mesmos.
A fundação da DentalCorp ocorreu em um momento, onde Chicani alem de trabalhar como o dono ainda tinham que manter seu emprego no setor publico, nesse meio tempo decidiu investir no curso de administração de empresas. O primeiro grande cliente comercial que entrou para a família foi a Itaipu Binacional empresa administradora do ramo de usina hidrelétrica. 
Essa parceria veio através de negociações e Chicani os convenceu da sua capacidade de atendimento 24 horas. Embora os negócios estivessem aparentemente indo bem, a empresa quase foi à falência. Os meios na busca por expansão rápida foi um dos motivos. A dentalcorp começou sendo uma empresa de característica familiar, onde parentes próximos ocupavam cargos de gestão e com o tempo foi se estruturando. 
O seguro odontológico no Brasil era dividido em dois tipos: seguros para empresas e seguros para indivíduos. O foco principal estava na área empresarial onde o risco era menor levando em consideração a inadimplência que os planos de saúde individuais sofriam. Dessa forma a DentalCorp disponibilizou 13 planos, sendo 12 Empresariais e um Plano Individual/Familiar. Um diferencial da empresa estava nos seus vendedores, onde eram 50 % próprios e sua maioria representada por mulheres com idade entre 30 e 40 anos.
Com suas inovações a DentalCorp se tornou bastante conhecida no setor, mas os lucros ainda não era palpável. Havia muitos pontos fracos a serem melhorados, não se tinha uma equipe de profissionais de gestão, controles, era preciso ampliar a rede de parceiros e o principal faltava novo capital.
O instituto Endeavor Brazil, através de uma indicação entrou na vida de Chicani que na época tinha uma noção vaga das atividades do instituto. A Endeavor ofereceu ferramentas e conhecimentos a DentalCorp possibilitando a reestruturação da empresa, começando um uma mudança significativa na gestão, retirando os familiares e criando uma Diretoria Consultiva. A empresa Bonagura foi contratada como consultora para desenvolver as relações internas da DentalCorp.
As mudanças que ocorreram na DentalCorp a tornaram a primeira empresa do setor a receber a certificação ISO 9001:2000, com o desenvolvimento de um software de integração e melhorias no site empresarial. Embora com todos os avanços que ocorreram a empresa continuava com certas dificuldades envolvendo: a busca por novos talentos e lideranças.
Chicani precisava definir estratégias para o crescimento continuo do seu empreendimento. Primeiramente precisa ter uma estratégia focada na expansão geográfica em território brasileiro. Segundo, se posicionar entre os grandes no mercado para competir por clientes de alto nível. Terceiro, a internacionalização da empresa. 
A expansão para outros países era a idéia que mais lhe atraia e sua primeira meta era o Chile, depois de algumas viagens ao território, Chicani estava mais que interessado e decidiu que iria convencer a seus parceiros de gestão e a Endeavor que a oportunidade era real.
O estudo sobre a DentalCorp nos mostra que o planejamento e a preparação são as chaves para o crescimento de uma empresa, mesmo que ela seja composta por uma única pessoa. Os riscos devem ser calculados milimetricamente, outra questão importante são os parceiros. A parceria certa pode ser a alavanca que o negocio precisa, e um líder precisa saber reconhecer as oportunidades que favoreçam o crescimento do seu negócio.

Continue navegando