Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 3

Prévia do material em texto

1.
		"A educação universal por meio da escolaridade não é possível. Nem seria mais exequível se se tentasse mediante instituições alternativas criadas segundo o estilo das escolas actuais. Nem novas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a proliferação de novas ferramentas e métodos físicos ou mentais (nas salas de aula ou nos dormitórios), nem mesmo a intenção de aumentar a responsabilidade dos pedagogos até ao ponto de incluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado a educação universal. A busca actual de novos canais educativos deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar a contribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza tais investigações sobre as grandes linhas na educação - e também para quem procura alternativas para outros tipos estabelecidos de serviços". 
O trecho acima foi defendido por qual teórico e evidencia qual tese? 
	
	
	
	3. Louis Althusser que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade. 
	
	
	2. Paulo Freire que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade. 
	
	
	4. Ivan Illich que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade. 
	
	
	5. Dermeval Saviani, por compreender que a educação é um fator determinado pela estrutura social e que o papel da escola é preparar o indivíduo para o mercado de trabalho. 
	
	
	1. Piérre Bourdieu que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade. 
		2.
		Para os sociólogos franceses Bourdieau e Passeron a escola limita-se: 
I.  a confirmar e reforçar um habitus de classe, ou seja, uma formação durável, transportável, isto é, um conjunto de esquemas comuns de pensamento, de percepção, de apreciação e de ação. 
II.  a negar a formar do habitus de classe, ou seja, de uma formação durável e transportável. 
III. a difundir criticamente o saber sistematizado e acumulado historicamente e socialmente pela humanidade. 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	3. Somente o enunciado II está correto
	
	
	4. Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	1. Somente o enunciado I está correto 
	
	
	5. Somente o enunciado III está correto
	
	
	2. Somete os enunciados I e II estão corretos
		3.
		"Acreditamos, portanto ter boas razões para afirmar que, por trás dos jogos de seu Aparelho Ideológico de Estado político, que ocupava o primeiro plano do palco, a burguesia estabeleceu como seu aparelho de Estado n° 1, e portanto dominante, o aparelho escolar, que, na realidade, substitui o antigo aparelho ideológico de Estado dominante, a Igreja, em suas funções. Podemos acrescentar: o par Escola-Família substitui o par Igreja-Família." (ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado, p.78). A partir do pensamento de Althusser é CORRETO afirmar que: 
I. A escola se constitui como o instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção social. Para tanto, inculca "saberes práticos" da ideologia dominante a todas as crianças de todas as classes sociais. 
II. O sistema de produção conseguiu arraigar as políticas liberais na educação, e elas se materializam no discurso e nas práticas escolares. Nenhum outro Aparelho Ideológico de Estado dispõe de uma audiência obrigatória por tanto tempo por semana e durante tantos anos. 
III. A escola é o espaço social para a organização e sistematização da visão de mundo dos trabalhadores na luta por um processo revolucionário. 
IV. A escola ao invés de promover a equalização social acaba por se constituir como um mecanismo para garantir e perpetuar os interesses burgueses
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	2. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	
	5. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	
	1. Somente os enunciados I, II e III estão corretos 
	
	
	3. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	
	
	4. Somente os enunciados II e III estão corretos
		4.
		Sobre o conceito de violência simbólica de Bourdieu e Passeron é correto afirmar que: 
	
	
	
	3. A violência simbólica ocorre apenas no interior do aparelho do Estado e não afeta as relações sociais, principalmente as relações pedagógicas. 
	
	
	4. A violência simbólica é exercida pelas classes menos favorecidas como forma de resistência à dominação dos grupos ou classes dominantes da sociedade capitalista. 
	
	
	5. A violência simbólica é exercida como instrumento de equalização social, ou seja, de superação da marginalidade social típica da sociedade dividida em classes sociais. 
	
	
	2. A violência simbólica é exercida pelo poder de imposição das ideias transmitidas por meio da comunicação cultural, da doutrinação religiosa e política, das práticas esportivas e da educação escolar. 
	
	
	1. A violência simbólica é exercida pelo poder democrático, deliberado pelos cidadãos de uma estrutura social baseada na igualdade real entre os homens. 
		5.
		A classe social burguesa começou a surgir durante a Idade Média, como os segmentos dos comerciantes e artesões, que lentamente desestruturaram a antiga ordem feudal, ao desenvolver o modo de produção capitalista. A economia burguesa caracteriza-se: 
I. pela abolição da escravidão, substituindo-a pelo trabalho assalariado, mão-de-obra destituída de capital que, a partir do século XVII, se aglomerava nas fábricas das cidades, deslocando o eixo do campo para a cidade. 
II. pela defesa da economia de mercado, segundo a qual existe um equilíbrio natural decorrente da lei da oferta e da procura, o que, segundo os seus ideólogos, reduziria a necessidade de intervenção do Estado. 
III. pela defesa da propriedade privada dos meios de produção e a garantia do funcionamento da economia segundo o princípio do lucro e da livre iniciativa. 
IV. pela estimulação do comércio e da indústria que justificou o interesse pelo desenvolvimento científico e tecnológico, tão bem representado pela Revolução Industrial do século XIX. 
Assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	
	Todos os enunciados estão corretos 
	
	
	Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
		6.
		Bourdieu e Passeron adotam o pressuposto de que a sociedade se constrói a partir de relações de "força material" entre grupos ou classes sociais de comandantes e comandados. Nesse sentido, o sistema de ensino, como se encontra estruturado, no Brasil, na contemporaneidade, é um agente poderoso o qual mascara ou camufla relações de poder. Essa caracterização corresponde a um dos conceitos abaixo em nível de ideias:
	
	
	
	Reforço positivo
	
	
	Ideologia
	
	
	Alienação
	
	
	Castração
	
	
	Adestramento 
		7.
		Os 05 passos que constituem o método da Pedagogia Histórico-crítico Social dos Conteúdos são apresentados na seguinte ordem: 
	
	
	
	3. Instrumentalização / Problematização / Memorização / Repetição / Prática Social 
	
	
	2. Prática Social / Problematização / Instrumentalização / Catarse / Prática Social
	
	
	1. Prática Social / Instrumentalização / Memorização / Repetição / Prática Social 
	
	
	4. Prática Social / Memorização / Repetição / Catarse / Prática Social 
	
	
	5. Memorização / Instrumentalização / Repetição / Catarse / Prática Social
		8.
		Os processos revolucionários burgueses nos séculos XVII, XVIII e XIX tiveram participação efetiva dos trabalhadores (servos, vassalos e camponeses) nos frontes de guerra, principalmente na Revolução Francesa que tinha como lema: liberdade, igualdade e fraternidade. Embora os ideais burgueses criticassem severamenteos privilégios do clero e da nobreza e pregavam que os benefícios da sociedade capitalista deveriam ser estender a todos, eles acabaram restringindo tais privilégios somente à burguesia capitalista. Diante de tal fato, o proletariado começa a se organizar e a reivindicar seus direitos. 
A partir dessa afirmação é CORRETO afirmar que é neste contexto (fragmento acima) que vai nascer na Europa do século XVIII e XIX o pensamento do: 
	
	
	
	3. Iluminismo 
	
	
	2. Positivismo 
	
	
	4. Nazismo 
	
	
	5. Existencialismo
	
	
	1. Socialismo Utópico 
		1.
		De acordo com Louis Althusser a ideologia exerce um papel importante na reprodução dos valores capitalistas, Estado, a fim de garantir por muito tempo a manutenção da ordem vigente. Sendo assim, o Estado se constitui como: 
I.  um dos elementos da superestrutura e, como tal, representa, nos países capitalistas, os interesses da burguesia; 
II. um instrumento de garantia do bem comum acima dos interesses das classes sociais; 
III. um instrumento de repressão que assegura a dominação de uma classe sobre a outra. 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	5. Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	2. Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	
	4. Somente o enunciado III está correto
	
	
	3. Somente os enunciados I e III estão corretos 
	
	
	1. Somente o enunciado II está correto
		2.
		Os processos revolucionários burgueses nos séculos XVII, XVIII e XIX tiveram participação efetiva dos trabalhadores (servos, vassalos e camponeses) nos frontes de guerra, principalmente na Revolução Francesa que tinha como lema: liberdade, igualdade e fraternidade. Embora os ideais burgueses criticassem severamente os privilégios do clero e da nobreza e pregavam que os benefícios da sociedade capitalista deveriam ser estender a todos, eles acabaram restringindo tais privilégios somente à burguesia capitalista. Diante de tal fato, o proletariado começa a se organizar e a reivindicar seus direitos. 
A partir dessa afirmação é CORRETO afirmar que é neste contexto (fragmento acima) que vai nascer na Europa do século XVIII e XIX o pensamento do: 
	
	
	
	2. Positivismo 
	
	
	4. Nazismo 
	
	
	3. Iluminismo 
	
	
	1. Socialismo Utópico 
	
	
	5. Existencialismo
		3.
		Os 05 passos que constituem o método da Pedagogia Histórico-crítico Social dos Conteúdos são apresentados na seguinte ordem: 
	
	
	
	5. Memorização / Instrumentalização / Repetição / Catarse / Prática Social
	
	
	2. Prática Social / Problematização / Instrumentalização / Catarse / Prática Social
	
	
	3. Instrumentalização / Problematização / Memorização / Repetição / Prática Social 
	
	
	1. Prática Social / Instrumentalização / Memorização / Repetição / Prática Social 
	
	
	4. Prática Social / Memorização / Repetição / Catarse / Prática Social
		4.
		"A educação universal por meio da escolaridade não é possível. Nem seria mais exequível se se tentasse mediante instituições alternativas criadas segundo o estilo das escolas actuais. Nem novas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a proliferação de novas ferramentas e métodos físicos ou mentais (nas salas de aula ou nos dormitórios), nem mesmo a intenção de aumentar a responsabilidade dos pedagogos até ao ponto de incluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado a educação universal. A busca actual de novos canais educativos deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar a contribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza tais investigações sobre as grandes linhas na educação - e também para quem procura alternativas para outros tipos estabelecidos de serviços". 
O trecho acima foi defendido por qual teórico e evidencia qual tese? 
	
	
	
	2. Paulo Freire que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade. 
	
	
	5. Dermeval Saviani, por compreender que a educação é um fator determinado pela estrutura social e que o papel da escola é preparar o indivíduo para o mercado de trabalho. 
	
	
	3. Louis Althusser que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade. 
	
	
	4. Ivan Illich que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade. 
	
	
	1. Piérre Bourdieu que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade. 
		5.
		Para os sociólogos franceses Bourdieau e Passeron a escola limita-se: 
I.  a confirmar e reforçar um habitus de classe, ou seja, uma formação durável, transportável, isto é, um conjunto de esquemas comuns de pensamento, de percepção, de apreciação e de ação. 
II.  a negar a formar do habitus de classe, ou seja, de uma formação durável e transportável. 
III. a difundir criticamente o saber sistematizado e acumulado historicamente e socialmente pela humanidade. 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	3. Somente o enunciado II está correto
	
	
	2. Somete os enunciados I e II estão corretos
	
	
	1. Somente o enunciado I está correto 
	
	
	4. Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	5. Somente o enunciado III está correto
		6.
		Bourdieu e Passeron adotam o pressuposto de que a sociedade se constrói a partir de relações de "força material" entre grupos ou classes sociais de comandantes e comandados. Nesse sentido, o sistema de ensino, como se encontra estruturado, no Brasil, na contemporaneidade, é um agente poderoso o qual mascara ou camufla relações de poder. Essa caracterização corresponde a um dos conceitos abaixo em nível de ideias:
	
	
	
	Reforço positivo
	
	
	Castração
	
	
	Adestramento 
	
	
	Ideologia
	
	
	Alienação
		7.
		"Acreditamos, portanto ter boas razões para afirmar que, por trás dos jogos de seu Aparelho Ideológico de Estado político, que ocupava o primeiro plano do palco, a burguesia estabeleceu como seu aparelho de Estado n° 1, e portanto dominante, o aparelho escolar, que, na realidade, substitui o antigo aparelho ideológico de Estado dominante, a Igreja, em suas funções. Podemos acrescentar: o par Escola-Família substitui o par Igreja-Família." (ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado, p.78). A partir do pensamento de Althusser é CORRETO afirmar que: 
I. A escola se constitui como o instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção social. Para tanto, inculca "saberes práticos" da ideologia dominante a todas as crianças de todas as classes sociais. 
II. O sistema de produção conseguiu arraigar as políticas liberais na educação, e elas se materializam no discurso e nas práticas escolares. Nenhum outro Aparelho Ideológico de Estado dispõe de uma audiência obrigatória por tanto tempo por semana e durante tantos anos. 
III. A escola é o espaço social para a organização e sistematização da visão de mundo dos trabalhadores na luta por um processo revolucionário. 
IV. A escola ao invés de promover a equalização social acaba por se constituir como um mecanismo para garantir e perpetuar os interesses burgueses
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	3. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	
	
	4. Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	5. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
	
	
	1. Somente os enunciados I, II e III estão corretos 
	
	
	2. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
		8.
		Sobre o conceito de violência simbólica de Bourdieu e Passeron é correto afirmar que: 
	
	
	
	4. A violência simbólica é exercida pelas classes menos favorecidas como forma de resistência à dominação dos grupos ou classes dominantes da sociedade capitalista. 
	
	
	2. A violência simbólica é exercida pelo poder de imposição das ideias transmitidaspor meio da comunicação cultural, da doutrinação religiosa e política, das práticas esportivas e da educação escolar. 
	
	
	3. A violência simbólica ocorre apenas no interior do aparelho do Estado e não afeta as relações sociais, principalmente as relações pedagógicas. 
	
	
	5. A violência simbólica é exercida como instrumento de equalização social, ou seja, de superação da marginalidade social típica da sociedade dividida em classes sociais. 
	
	
	1. A violência simbólica é exercida pelo poder democrático, deliberado pelos cidadãos de uma estrutura social baseada na igualdade real entre os homens.

Continue navegando