Buscar

FICHAMENTO TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO
Resenha Crítica de Estudo de Caso
Gláucia Adriano de Souza
Trabalho da Disciplina: Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos
ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
2019
RESÍDUOS NO BRASIL: UM GRANDE MERCADO EMERGENTE
REFERÊNCIA: ZERIO, John M.; CONEJERO, Marco A. Resíduos no Brasil: Um Grande Mercado Emergente. School of Global Manegement. 2010.
	Ainda hoje, o Brasil enfrenta desafios na gestão de infraestrutura e serviços básicos para o bem-estar da população e a qualidade ambiental. Com a rápida transformação econômica em que passou a ser um país emergente, foram necessárias implementações de políticas públicas para tratar das necessidades humanas essenciais. 
A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos trata de questões de saúde pública e de saneamento básico. O crescimento econômico e populacional foram fatores determinantes que contribuíram para o aumento significativo de resíduos sólidos. O Brasil é o quinto país mais industrializado da América Latina ao mesmo tempo que possui um terço das florestas do mundo. Entretanto, está entre as maiores taxas de desigualdade de renda até hoje.
O efeito estufa, além de graves consequências como aumento do nível do mar, derretimento de geleiras e perda da biodiversidade, gera indiretamente problemas sociais e econômicos, dos quais destacam-se a escassez de alimentos e mercadorias, perda de renda, altos níveis de desemprego e aumento da desigualdade na distribuição de renda.
A gestão integrada de resíduos pode ser dividida em duas linhas de pensamentos: a primeira é sobre o “princípio da hierarquia”, que visa a prevenção e minimização sobre a geração de insumos, já a segunda trata-se sobre um “menu de opções” as quais deve-se analisar o melhor tratamento conforme o cenário presente.
Aterros são comumente usados como destino primário do lixo residencial e de certos tipos de resíduos comerciais e industriais. Nestes locais vários gases prejudiciais à vida humana e ao meio-ambiente são produzidos pela decomposição de matéria orgânica. 
Os popularmente chamados “Lixões” são os que mais causam impacto, devido ao lixo estar exposto, de forma que contribui para a propagação de vetores e pragas por não possuir nenhum tipo de controle ambiental. O aterro controlado possui captação para o chorume, entretanto não tem isolante, de maneira a evitar a poluição dos solos. 
Os aterros sanitários estão em conformidade com as normas de engenharia ambiental e o fundo do aterro é coberto com camadas de barro e plástico grosso, de forma a não contaminar o solo. Os resíduos são juntados e empilhados em células contíguas e cobertas e vedadas diariamente com revestimento plástico e sistema de captação de chorume.
	O Brasil ainda necessita desenvolver de maneira eficiente as propostas de gerenciamento de resíduos sólidos, sendo necessárias medidas efetivas como fiscalização de aterros e parcerias público-privadas que viabilizem a infraestrutura de locais para promover o desenvolvimento sustentável quanto à disposição e tratamento de resíduos sólidos.

Continue navegando