Buscar

FICHAMENTO TOXICOLOGIA AMBIENTAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO
Resenha Crítica de Estudo de Caso
Gláucia Adriano de Souza
Trabalho da Disciplina: Toxicologia Ambiental
ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
2019
PHASE SEPARATION SOLUTIONS (PS2): A QUESTÃO CHINA
Referência: IVEY EDITORIAL. Phase Separation Solutions (PS2): A questão China. Paul J. Hill School of Business, mar. 2016.
	O caso inicia com o relato do interesse de uma agência de proteção ambiental chinesa na separação termal por fase (TPS) da Phase Separation Solutions (PS2). A PS2 funcionava como uma pequena empresa de soluções ambientais que passou a crescer até se tornar uma das líderes norte americanas no tratamento de solo, sedimentos e resíduos impactados com contaminantes.
	A partir de visitas de reconhecimento de mercado na China, surgiram outras oportunidades de interesse da PS2, sendo uma de recuperação de petróleo a partir de resíduos e outra de remediação do solo. Logo a empresa passou a desempenhar um papel de protagonismo com o apoio chinês.
	A tecnologia utilizada pela PS2, a TPS, consiste em um processo indireto de dessorção térmica que adota um sistema de circuito fechado fazendo uso de princípios de não-incineração em engenharia. Destaca-se por uma série de vantagens, inclusive ambientais, que contribuíram para a grande expansão no mercado internacional, sobretudo o chinês, já que o rápido desenvolvimento trouxe uma série de consequências diretas para o país, de modo que o mesmo passou a se preocupar com os problemas relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
	Na China, um dos mais graves problemas era a poluição, a qual estava associada a morte de mais de 410.000 chineses. Com o aumento da pressão social para que as empresas aderissem a questões ambientais, o Estado passou a adotar políticas de proteção ambiental. Com a abertura de mercado, uma série de empresas internacionais passaram a visar as questões ambientais da China, porém, estas buscavam apenas um modo de inserção no mercado chinês, enquanto a PS2 tratava a preocupação ambiental com seriedade.
	As atividades do mercado petrolífero e o aumento de resíduos farmacêuticos tornaram o solo cada vez mais contaminado, o que serviu como uma verdadeira porta de entrada para a atuação da PS2 no território chinês. Por outro lado, o mercado ambiental chinês apresentou à PS2 muitas oportunidades e desafios. O diferencial da empresa diante das concorrentes abriu espaço para a expansão dos seus projetos e tecnologia no país.
	O estudo de caso mostra as oportunidades no mercado ambiental avaliando todas as possibilidades de melhoria nos modelos de negócio. Países em constante desenvolvimento, como a China, inevitavelmente lidam com desafios ambientais, e com a abertura de mercado e necessidade de importar tecnologia voltada para questões ambientais, abriu espaço para a PS2, intensificando seu processo de internacionalização.

Continue navegando