Buscar

DIREITO DO CONSUMIDOR PROVA 01

Prévia do material em texto

Disc.: FUNDAMENTOS DE DIREITO DO CONSUMIDOR   
	Aluno(a): GEORGE BARBOSA FERNANDO
	201904003338
	Acertos: 9,0 de 10,0
	03/05/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Uma teoria chamada do mínimo ético pode ser reproduzida por dois círculos concêntricos, onde vamos achar moral e direito. De acordo com essa teoria podemos dizer que:
		
	
	Os conceitos não têm campo em comum.
	 
	Tudo o que é jurídico é moral, mas nem tudo o que é moral é jurídico.
	
	Tudo o que é moral é jurídico, mas nem tudo o que é jurídico é moral.
	
	A moral e o direito são expressões sinônimas.
	
	A moral e o direito são como água e azeite.
	Respondido em 03/05/2020 22:03:35
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	¿É o conjunto de regras jurídicas em vigor num determinado país e numa determinada época¿. Este conceito está diretamente ligado a ideia de:
		
	
	Direito Natural
	
	Direito Privado
	
	Direito Objetivo
	
	Direito Público
	 
	Direito Positivo
	Respondido em 03/05/2020 22:07:26
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No que concerne ao tema fontes do direito é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	Nas sociedades legalistas a lei não é a principal fonte de direito;
	
	A jurisprudência e a doutrina são fontes diretas de Direito;
	
	A lei se exterioriza por escrito, através de fórmulas precisas, obedecendo a procedimentos previstos na Constituição;
	
	Para a Ciência do Direito, o costume não tem poder para revogar a lei, pois apenas outra lei pode revogar ou modificar a lei vigente.
	
	O costume nasce espontaneamente na sociedade;
	Respondido em 03/05/2020 22:09:00
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Com base e nos moldes do art. 59 e incisos da Constituição Federal, o processo legislativo compreende a elaboração de, exceto:
		
	
	Medidas Provisórias;
	 
	Regulamentos;
	
	Leis Delegadas;
	
	Resoluções;
	
	Decretos;
	Respondido em 03/05/2020 22:11:29
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Analise as afirmações a seguir sobre a Política Nacional das Relações de Consumo, indicando somente a única alternativa totalmente correta: I ¿ A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores; II ¿ o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo é um dos Princípios da Política Nacional das Relações de Consumo; III ¿ presença do Estado no mercado de consumo relaciona-se com a Política Nacional das Relações de Consumo;
		
	
	Apenas a III
	
	Apenas a I e II
	
	Apenas a II
	
	Apenas a I
	 
	Todas estão corretas
	Respondido em 03/05/2020 22:12:36
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor é fundamental para que tenhamos o equilíbrio entre:
		
	
	Consumidor x juiz.
	
	Fornecedor x legislador.
	 
	Consumidor x fornecedor
	
	Consumidor x legislador.
	
	Estado x Consumidor
	Respondido em 03/05/2020 22:33:15
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O marketing pode ser analisado sob dois enfoques: A abordagem micro e a abordagem macro. Sendo assim, assinale a única alternativa correta acerca da abordagem macro:
		
	
	O marketing é visto como um processo social. É um processo social que direciona um influxo econômico de bens e serviços dos produtos para os consumidores, para suprir a demanda do mercado consumidor. A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa.
	
	O marketing é visto como um processo social. É um processo social que direciona um fluxo econômico de bens e serviços dos produtos para os consumidores, para suprir a demanda do mercado consumidor. A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que NÃO oferecem oportunidades e ameaças para a empresa.
	
	O marketing é visto como um processo social. É um processo social que direciona um fluxo econômico de bens e serviços dos produtos para os consumidores, para suprir a demanda do mercado consumidor. A empresa e todos os outros atores operam em um microambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa.
	 
	O marketing é visto como um processo social. É um processo social que direciona um fluxo econômico de bens e serviços dos produtos para os consumidores, para suprir a demanda do mercado consumidor. A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa.
	 
	O marketing é visto como um processo social. É um processo social que direciona um fluxo econômico de bens e serviços dos produtos para os consumidores, para suprir a demanda do mercado consumidor. A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente menor de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa.
	Respondido em 03/05/2020 22:24:17
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O poder de direção da empresa não pode se dirigir unicamente ao lucro, mas também ao atendimento dos interesses socialmente relevantes, buscando um equilíbrio da economia de mercado, consubstanciada pelo sistema capitalista, com a supremacia dos interesses sociais previstos na Constituição Federal. Essa é uma característica:
		
	
	da Função social do contrato
	
	da Função social da Propriedade
	
	da Função social do Direito
	
	da Função social do Marketing
	 
	da Função Social da Empresa
	Respondido em 03/05/2020 22:26:31
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia e responda acerca do seguinte ¿case¿oriundo do CONAR: - Casos - Cad.4 - Caso 27. Representação nº 108/91. Denunciante: Conar, de ofício. Denunciado: anúncio "GELEINHA" (TV). Anunciante: TIVOLI INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Agência: X. Sindicante: Conselheiro Y. Relator: Conselheiro Z. O Anúncio: Apregoando um brinquedo sob forma de massa e com o nome de Geleinha, faz uso de modelos infantis manipulando o produto de diversas formas, inclusive aproximando-o da boca. O Processo Investigatório: Não conhecendo a composição do produto, o Conar decidiu analisar o comercial sob a forma de Processo Investigatório, que, conforme previsão regimental, é dirigido pelo Sr. Presidente da respectiva Câmara. As conclusões do Consº Z, no caso, aconselharam que o assunto fosse analisado pelo Conselho de Ética, uma vez que o Anunciante, em sua defesa, alega, mas não comprova que o produto não é tóxico e que teria sofrido exame do Instituto Adolfo Lutz. Como relator do caso considerando que todos os fatos são verdadeiros, qual seria o seu voto:
		
	 
	Levar ao conhecimento do Anunciante e sua Agência que tal mensagem deverá sofrer ALTERAÇÃO nas cenas que aproximam o produto da boca dos modelos."
	
	Levar ao conhecimento do Anunciante e sua Agência que tal publicidade deverá sofrer ALTERAÇÃO nas cenas, substituindo os atores infantis por adultos."
	
	Levar ao conhecimento do Anunciante e sua Agência que tal mensagem poderá CONTINUAR a ser veiculada sem alteração.
	
	Levar ao conhecimento do Anunciante e sua Agência que tal mensagem deverá ser RETIRADO do ¿ar¿ .
	
	Levar ao conhecimento do Anunciante e sua Agência que tal mensagem não deverá sofrer ALTERAÇÃO nas cenas que aproximam o produto da boca dos modelos."
	Respondido em 03/05/2020 22:28:12
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Acerca da Responsabilidade Civil das Agências de Publicidade, leia e indique a única opção correta. São as agências, em regra, sob o comando do anunciante, que dão à publicidade a característica da licitude. Cabe às agências a responsabilidade de verificar as informações recebidas do anunciante através do briefing, logo:
		
	
	Não! A responsabilidade é só de quem comercializa o produto.
	
	Não! Afinal não existe qualquer tipo de responsabilidadeda agência publicitária. Pois não foi ela que criou o bem de consumo.
	
	Pode ser! Mas sempre a responsabilidade da agência publicitária e do fornecedor do bem de consumo é subsidiária.
	 
	Sim! A agência publicitária tem a responsabilidade de provar de todas as alegações, descrições e comparações existentes na publicidade.
	
	Depende! Embora todas as informações pertinentes às alegações e descrições sejam de responsabilidade do fornecedor do bem que consumo (produto ou serviço).
	Respondido em 03/05/2020 22:29:55
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando