Buscar

Atividade de citologia oncotica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Quais alterações celulares mais frequentes em um processo inflamatório? 
R: Um processo inflamatório, qualquer que seja sua causa, provoca o aparecimento de um exsudato inflamatório composto por leucócitos, histiócitos e fenômenos de necrose celular que modificam o aspecto dos esfregaços e tornam mais difícil o exame das células epiteliais. Os polinucleares neutrófilos podem ser numerosos, isolados ou em aglomerados
2) Halos perinucleares são sempre indicativos de inflamação? Justifique sua resposta
R: Não , pois é uma alteração celular inflamatório geralmente associada a tricomoníase. Ás vezes os halos perinucleares podem ser amplos e causar dificuldades diagnósticas e serem, estas células, confundidas com coilócitos. 
3) Podemos considerar a infecção por Trichomonas como sendo um fato comum e sem grande significação ? Apresente argumentos que justifique sua resposta. 
R: Não, a tricomoníase é a maior produtora de mímicos tanto em nível citológico como anátomo-patológico e também colposcópico. Pode determinar alterações celulares reacionais e inflamatórias tão intensas que podem mimetizarem até um carcinoma "in situ" ou mesmo um adenocarcinoma. Não raro, na tricomoníase, por causa do processo erosivo determinado por esta protozoose, há formação de células de reparo (regeneração) que são células que normalmente apresentam características bizarras, como cromatina granulosa, núcleos volumosos, nucléolos evidentes e frequentes mitoses. Se estas células que já são por natureza "atípicas" apresentarem alterações inflamatórias/reacionais podem confundir ou sugerir o patologista a possibilidade de uma neoplasia epitelial glandular. Nestes casos é conduta prudente realizar tratamento do agente inflamatório, tratar a atrofia epitelial, para depois repetir o exame citológico, antes de realizar biópsia.
4) o que você entende por processo inflamatório inpecífico? O que pode gerar este tipo de processo? 
R: Inflamação inespecífica é o termo utilizado para classificar um processo inflamatório em que não é encontrado ou identificado a presença de agentes microbiológicos, que pode ser ocasionado por alterações de flora, alterações hormonais, uso de absorventes, uso de DIU, alergia a líquido seminal, entre outros. No processo inflamatório inespecífico além da presença de neutrófilos, leucócitos ou células de defesa em geral (eritrócitos, linfócitos, plasmócitos e ou histiócitos), conferimos também a presença de alterações citoplasmáticas e nucleares.