Buscar

Estrutura e infraestrutura do Poder Judiciário

Prévia do material em texto

Estrutura e infraestrutura do Poder Judiciário 
As principais funções dos órgãos jurisdicionais
1.O que é Poder Judiciário?
 O Poder Judiciário e à administração da justiça para cidadãos e para o estado, sendo realizado através do cumprimento das normas, leis jurídicas e constitucionais. Interpreta e aplica a lei. 
 O Poder Judiciário recomendado por Montesquieu (1689-1755) é um dos três poderes do Estado segundo sua doutrina da separação dos poderes. Deve ser dividido em poder legislativo executivo e judiciário. O Poder Judiciário composto por ministros juízes e desembargadores, têm função de julgar situações de acordo com normas criadas pelo legislativo e respeitando as regras constitucionais.
1.2 Função do Poder Judiciário
 A principal função deste poder é defender o direito individual de cada cidadão, garante na justiça e procurando evitar previsíveis conflitos que podem acontecer. Tem função de exercer jurisdição. Deve preservar a constituição, não deixando o poder executivo e legislativo contradizer princípios constitucionais na
 Além de defender direitos individuais, esse poder defende também direitos coletivos e sociais.
 Temos três fatores para levarmos em consideração: A incerteza do Direito, a lentidão e o alto custo do funcionamento da máquina jurídica. E esses três fatores trazem consequências: a falta de realização ou realização demorada, podendo ser ineficaz aos ideais da Justiça, sentimento de desconfiança da opinião pública.
2. Órgãos do Poder Judiciário 
2.2 O Supremo Tribunal Federal (STF)
2.2.A O Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
2.3 O Superior Tribunal de Justiça (STJ)
2.4 Os Tribunais Regionais Federais (TRF) e juízes federais
2.5 Os Tribunais e Juízes do Trabalho (TRT)
2.6 Os Tribunais e Juízes Eleitorais (TRE e TSE)
2.7 Os Tribunais e Juízes Militares (TJM e STM)
2.8 Os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios (TJ)
3. Estrutura: Órgãos e suas funções
3.2 Supremo Tribunal Federal (STF)
 O Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro. Tem como principal função proteger a Constituição e dar o veredito final em questões que envolvem normas constitucionais, Analisa assuntos que só podem ser julgados pelo mesmo.
 O STF é composto por 11 ministros, nomeados pelo Presidente da República, após isso, esses ministros devem ser aprovados pelo Senado Federal.
 A matéria da competência do STF está no artigo 102 do CR/88.
3.3.A Conselho Nacional de Justiça 
 O Conselho Nacional de Justiça CNJ é uma instituição pública que visa aperfeiçoar o Sistema Judiciário Brasileiro pela autonomia do Poder Judiciário e cumprimento do Estatuto da Magistratura e coordena vários programas de âmbito nacional. Integra a estrutura do Poder Judiciário. Foi criado junto com a Reforma do Judiciário por meio da Emenda Constitucional 45/2004 e constitui um mecanismo de controle externo da administração da Justiça do país. Suas atividades dizem respeito a fiscalização e a supervisão de atividades administrativas.
3.3 Superior Tribunal de Justiça STJ
 O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está abaixo do STF, é a corte responsável por uniformizar a interpretação da Legislação Federal, seguindo a constituição, a garantia e defesa do Estado de Direito.
 O STJ é a última instância da justiça para casos que que ferem a constituição e que não são relacionadas com a mesma
 Aprecia causas oriundas no território brasileiro sejam qual for a vertente jurisdicional não especializada.
 O STJ julga crimes que envolve governadores de Estados e do Distrito Federal, crimes comuns e de responsabilidade de desembargadores e tribunais de justiça e de conselheiros dos tribunais de contas, membros dos tribunais regionais federais, eleitorais e do trabalho.
 Julga Habeas-Corpus que essas autoridades estejam envolvidas pode apreciar recursos contra habeas corpus onde conseguido sonegados por tribunais federais ou dos Estados.
 Tem competência de analisar concessão de cartas rogatórias, processar e julgar homologação de sentenças estrangeiras.
Essa apreciação fez parte da reforma do Judiciário em 2005, pois até então, apenas caberia ao STF tal feito.
3.4 Justiça Federal
 A Justiça Federal comum do Brasil ou somente Justiça Federal, é um conjunto dos órgãos do Poder Judiciário brasileiro
Se trata dos Tribunais Regionais Federais (TRF) e dos juízes federais.
 Tem o poder de processar e julgar Causas em que a união, autarquias ou empresas públicas estejam envolvidas. Exceto causas relativas à falência, acidente de trabalho e causas da Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho.
3.5 Justiça do Trabalho 
 A justiça do trabalho conciliar e julgar ações judiciais entre trabalhadores e empregadores e outros casos envolvendo decorrência de relação de trabalho.
 É composto por juízes trabalhistas que atuam com primeiras estâncias e nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) e por ministros do Tribunal Superior do Trabalho.
3.6 Justiça Eleitoral
 Tem o objetivo de garantir o voto sigiloso e direto de acordo com a constituição.
 Tem função de organizar, monitorar e Apolar eleições e também diplomar candidatos eleitos. Pode decretar a perda de Mandato federal estadual, pode julgar irregularidades ocorridas nas eleições.
 Composto por juízes eleitorais que atuam em primeira instância e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) e ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
3.7 Justiça Militar 
 A justiça militar se compõe por juízes militares que atuam em Primeira e Segunda instância e por ministros que jogam através do Superior Tribunal Militar (STM). Tem como função processar e julgar crimes militares.
 Nos Estados em que o contingente de militares ultrapasse de um total de 20000 integrantes, pode haver um Tribunal de Justiça Militar (TJM), como órgão de Segunda instância.
3.8 Justiça Estadual
 Organização da justiça estadual é realizada de acordo com cada estado do país e do Distrito Federal. Neles atuam Juiz de Direito de primeira instância e desembargadores os tribunais de justiça, segunda instância.
 Sua Função é processar e julgar qualquer causa que não esteja sujeita a justiça federal do trabalho, eleitoral e militar. Se divide em áreas das varas cíveis, criminais empresariais, familiares, juizados especiais cíveis e criminais.

Continue navegando