Buscar

PCC FILOSOFIA DA EDUCACAO BIANCA ALMEIDA GONCALVES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
	
O presente relatório tem o intuito de evidenciar as relações em sala e a resolução de conflitos, bem como, os métodos. A entrevista foi realizada em 27 de Novembro de 2019,com a professora Na Flávia Cantalice, que leciona a disciplina de história para alunos do nono ano ao ensino médio, a mesma informou ter cerca de 120 alunos, a mesma professora é graduada em História e licenciada. A referida professora leciona na Sociedade Educacional Itaúna, situada na Av. Oceânica, 353 - Itaúna, Saquarema - RJ, 28990-000.A entrevista foi realizada via watsap.
OBJETIVOS:
Associar a prática em sala de aula aos conhecimentos adquiridos nas aulas de Filosofia da Educação e refletir acerca das relações de aprendizado desenvolvidas em sala de aula.
ENTREVISTA: 
O que é ensinar?
Ensinar é uma ato de amor, de doação.O professor doa seu tempo, seu conhecimento, sua paciência...Mas quando percebo que o aluno alcançou o objetivo, tenho certeza que o aluno alcançou o seu objetivo, vem a certeza que todo o trabalho valeu a pena.Tive vários alunos que não suportavam minha matéria e mudaram de idéia após algumas aulas.Quando o aluno percebe que o professor gosta dele e do que faz, quebra-se uma barreira e, assim a afinidade acontece, tanto pela matéria, quanto pelo professor.
Como vc escolhe os procedimentos de ensino?
Eu avalio a turma, o rendimento e as necessidades da maioria dos alunos. Vou testando várias atividades até chegar no rendimento que eu julgue satisfatório.
Você se baseia em algum teórico?Qual?Como?			
Leio muita coisa e converso com muitos professores.Troco experiências e escuto os mais experientes.Não 	sigo nenhum teórico, especificamente.
Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha os conflitos?
As relações entre aluno e professor são amistosas e próximas.Falo a linguagem deles, sou próxima e os trato com o respeito que desejo ser tratada.Observo quando uma aluno não está bem, chamo, pergunto, tento ajudá-lo, mesmo quando o problema é extra-classe.Conflitos sempre aparecem,Priorizo o diálogo e não tolero falta de respeito.Tento fazer os alunos ouvirem uns aos outros e respeitarem opiniões contrárias.Pouquíssimas vezes tive que tirar o aluno de sala.Na sua maioria esmagadora, os conflitos foram resolvidos em sala de aula.
Conclusão
Segundo Paulo Freire, o sucesso do processo educativo depende essencialmente da liberdade do educando.É tendo liberdade que este será motivado para uma participação crítica no processo educativoe, conseqüentemente, social.
A tarefa de transmitir conhecimento a alunos de diferentes níveis e meios sociais é realmente muito importante, e para ter êxito nessa jornada, professor precisa ter, além de uma boa formação, sensibilidade para compreender a necessidade de cada aluno.
A professora entrevistada tem aulas planejadas de acordo com o Projeto Político Pedagógico da referida escola, baseado no estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.Os professores da citada escola tem um horário e semanal e encontros mensais destinados a elaboração de aulas e atividades pedagógicas.
Conforme dito pela mesma os alunos são favoráveis a interação, e existe uma atenção especial na resolução de conflitos, inclusive alcançando a resolução doa mesmos através de diálogo e empatia.			
Referencias: Conteúdo on line das aulas de Filosofia da Educação.

Continue navegando