Buscar

15 PROCESSO CIVIL- SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - CCJ0035
Título	
Caso Concreto 15
Descrição	
1ª Questão. O Município do Rio de Janeiro ajuizou em Fevereiro de 2018, uma execução fiscal, com base na LEF - Lei de Execução Fiscal - Lei 6830/80 – contra Márcio Pereira em virtude do não pagamento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano referente ao ano 2000. Considerando que prescrição nestes casos dá-se em cinco anos o juiz reconheceu a prescrição e extinguiu o processo. Indaga-se: Trata-se de extinção com ou sem resolução de mérito? Fundamente.
Com resolução de merito, a extinção conforme previsto no artigo 487 insiso lll tão instinção impossibilitará que esta execução seja de descrição de processo fuuro.
2ª Questão. (FCC/TRT/2018) Em relação à formação, suspensão e extinção do processo,
a) durante a suspensão do processo é defesa a realização de qualquer ato processual, sem exceção, para proteção do princípio da isonomia.
b) considera-se proposta a ação quando a petição inicial for despachada pelo juiz, mas seus efeitos dependem quanto ao réu de sua citação válida.
c) se o conhecimento do mérito depender de verificação da existência de fato delituoso, o juiz deve determinar a suspensão do processo até que a justiça criminal se pronuncie; nesse caso, a ação penal deve ser proposta em até seis meses, sob pena de cessação dos efeitos da suspensão.
d) a extinção do processo sem resolução do mérito, por vício processual, dar-se-á de imediato; já a extinção com resolução de mérito dar-se-á somente por sentença, observados o contraditório e a ampla defesa.
e) suspende-se o processo pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.

Continue navegando