Buscar

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA APS 2020 1

Prévia do material em texto

2 a. Planos axial, coronal e sagital.
b. O plano presente na imagem do caso clínico é o plano axial ou transverso.
c.
SISTEMA NERVOSO
 
d. Neurônios e células da glia. 
e. Os nervos são um dos componentes do nosso sistema nervoso periférico. Eles podem ser definidos como feixes de fibras nervosas envolvidas por tecido conjuntivo, sendo cada fibra formada pelo axônio e pelas bainhas que o envolvem. A função dos nervos é garantir a comunicação entre o sistema nervoso central e os órgãos efetores e de sensibilidade.
f. O caso clínico apresentado corresponde a um tumor cerebral primário, que possui um crescimento anormal de células no interior do crânio.
g. A despolarização celular ocorre quando um potencial de ação é liberado pela célula, em que canais de sódio são abertos, de forma a aumentar os níveis deste elemento no interior da célula, tornando-a mais positiva, e despolarizando-a. A repolarização ocorre como um mecanismo de resposta à despolarização, pela abertura dos canais de potássio e fechamento dos canais de sódio, reequilibrando o potencial de repouso da célula, que é cerca de -70mV.
h. A principal função dos neurônios compreende a transmissão do impulso nervoso, que pode ser mediante sinapses químicas ou elétricas.
As sinapses químicas transmitem a informação por meio de moléculas específicas, conhecidas como neurotransmissores.
As sinapses elétricas transmitem a informação por meio de correntes iônicas, que são capazes de atravessar de uma célula a outra, por meio das junções gap.
i)
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842004000100013
RESUMO
O artigo mostra o caso clínico de um paciente com quatro anos de idade, do sexo masculino, branco sendo diagnosticado após exames com gliossarcoma de tronco cerebral. Trata-se de um tumor maligno do SNC raro e incomum em pacientes com menos de 40 anos em que sua origem é controversa.
Há poucos casos relatados de gliossarcomas em crianças, sobretudo na região infratentorial. Dados epidemiológicos, assim como achados mais frequentes na tomografia computadorizada e ressonância magnética são discutidos e relatados.
Torna-se necessário que o gliossarcoma seja incluído no diagnóstico diferencial de lesões expansivas do SNC.

Continue navegando