Buscar

Comentarios (resumo) aula Arte Grega

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DAS ARTES
MOD1- 5º
arte grega 
INTRODUÇÃO 
· Foi considerada livre, pois valorizava o homem, como sendo o ser mais importante do universo. A inteligência humana era superior à fé, encontrada na civilização egípcia.
· Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos, que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente.
· Os gregos não tinham obsessão pela vida após a morte. Procuraram valorizar o prazer da vida presente, incorporando elementos da natureza, observada em todos os seus ângulos, destacando o equilíbrio, o ritmo e a harmonia, valores que evidenciam a busca pela perfeição.
· A civilização grega foi formada por uma mistura de diversos povos nômades de origem indo-europeia que tinham em comum a língua e as crenças religiosas.
estrutura sociall
· A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. 
· Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia.
· Cidadãos (eupátridas): Direitos políticos e participação na democracia (mulheres e crianças excluídos)
· Homens com mais de 18 anos
· Não trabalhavam
· Metecos: Estrangeiros, em direitos políticos e sem possibilidade de aquisição de terras
· Obrigados à prestação de serviços militares.
· Dedicação ao comércio e artesanato.
· Não participavam da política.
· Escravos: grande maioria da população ateniense (proporção de 1 cidadão para cada 18 escravos)
· Não eram livres
· Eram prisioneiros de guerra ou filhos de escravos.
· Trabalhavam na agricultura ou nos serviços domésticos.
CARACTERÍSTICAS DA ARTE GREGA
· Os gregos se destacaram especialmente na pintura, na arquitetura e na escultura.
· Simetria;
· Perfeição;
· Obras realizadas a partir de modelos vivos;
· Uso religioso, doméstico ou funerário;
· Valorização do ser humano.
· O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península.
· A arte grega abarca todas as manifestações artísticas e revela a história, a estética e mesmo a filosofia desta civilização.
ARQUITETURA
· A arquitetura grega tinha um único objetivo: proteger as estátuas dos deuses das ações do tempo.
· Era baseada em linhas retas e estas até hoje servem de inspiração para as cidades modernas. Além disso, a utilização de materiais como mármores e tijolos é bastante característica.
· As edificações que despertaram maior interesse são os templos, inicialmente de madeira. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. 
ESPAÇOS URBANOS, TEATROS E OUTROS EDIFÍCIOS 
· As primeiras cidades ocuparam lugares escarpados que facilitaram sua defesa. Eram cidades muradas e as edificações se distribuíam de maneira desordenada.
· Igualmente, as praças eram importantes dentro da polis grega, pois eram um local de encontro e de passagem para seus habitantes.
· Teatro: Em formato semicircular e de arena, o teatro grego era construído de forma que o público - em qualquer lugar que fosse - tivesse acesso à encenação que ocorria no palco localizado ao centro. 
· O teatro não nasceu como forma de representação de textos e peças teatrais.
· Teve particular importância o teatro ao ar livre, destinado tanto a representações dramáticas como a reuniões.
· Ginásio: São os edifícios destinados à cultura física.
· Ágoras: Chamado de Praças, era um espaço de convivência onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, principalmente a filosofia. As vezes rodeada de pórticos com colunas, denominadas stoas.
ESCULTURAS 
· Na maioria das vezes, a escultura grega representa deuses e a figura humana, como o centro do universo. Sua motivação é incerta, ainda que se suponha que as primeiras imagens de madeira, chamadas xoanas, tenham sido oferendas.
· Sensação de movimento.
· Eles começaram a esculpir e mostrar a influência que a escultura egípcia tinha sobre eles. Estátuas eram perfeitas. Inicialmente, o material era feito com mármore, cujo nome era Kouros, que significa homem jovem. O escultor fazia com que a estátua fosse um objeto belo e não somente a estátua de um homem.
· Como o mármore se quebrava facilmente, por ser pesado, foi substituído pelo bronze, mais leve e permitia dar mais movimento à escultura.
PINTURA E CERÂMICA 
· A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.
· A importância artística da cerâmica grega, tanto intrínseca quanto em relação à pintura, mantém-se nos séculos seguintes. Nomes de oleiros e decoradores são conhecidos até hoje, o que revela a reputação que possuíam.
· As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras foi Exéquias.
· A pintura grega se divide em três grupos: 
· Figuras negras sobre o fundo vermelho.
· Figuras vermelhas sobre o fundo negro
· Figuras vermelhas sobre o fundo branco.
· Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para que eram destinados:
· Ânfora - vasilha em forma de coração, com o gargalo largo ornado com duas asas.
· Hidra - (derivado de ydor, água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar.
· Cratera - tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho (os gregos nunca bebiam vinho puro), etc.
PERÍODOS DA ARTE GREGA
· Período Arcaico (750 - 480 a.C.): ocorreu no período 800 A.C. Este período foi marcado pelo crescimento e desenvolvimento das cidades e com ela a criação de monumentos, esculturas. As pinturas são marcadas pela forma geométrica, com figuras triangulares e outras artes abstratas.
· Período Clássico: também denominado período de hegemonias, foi conhecido pela criação de templos imperialistas como Atenas e Esparta, além de monumentos esculturais de homens e mulheres do período.
· Período Helenístico: período marcado pela divisão da cidade da Grécia em vários reinos, após a morte do imperador Alexandre O Grande. Neste período, houve predomínio de esculturas marcadas pelo naturalismo, representação de sentimentos, liberdade emoções em geral, representação do nu feminino, sensualidade como foi a obra de Afrodite de Melo, Vênus de Milo.
· Naturalismo: representada pela idade, personalidade, emoções e sentimentos;
· Representação: a escultura traduzia a paz, a liberdade, o amor, etc;
Página 2 de 2

Continue navegando