Buscar

APOSTILA 3 ANO ETE GINÁSTICA PEDRO

Prévia do material em texto

APOSTILA DE GINÁSTICA - EDUCAÇÃO FÍSICA
Ginástica Estética
É a ginástica que tem como objetivo melhorar a aparência corporal. A ginástica com finalidade estética surge na Antiguidade, mais precisamente na Grécia Antiga, e ganha bastante notoriedade no Brasil a partir das décadas de 80 e 90 do século XX. A abertura de inúmeras academias de ginástica, em todo o país, foi impulsionada pela diminuição do tempo e espaço para a prática de atividade física e pelas descobertas científicas, as quais a apontaram como meio de obter melhor qualidade de vida. Além disso, houve a supervalorização de um padrão corporal forte e malhado, estabelecidos pela sociedade de consumo e proclamados pela mídia. Com o crescimento da procura pela ginástica estética nas academias e com a intensificação do apelo midiático com relação ao corpo perfeito, cresce o aparecimento de distúrbios da imagem corporal, o consumo de medicamentos para emagrecimento, adesão a dietas prejudiciais e utilização de substâncias nocivas à saúde(anabolizantes).
O que é Ginástica ? 
 A ginástica é conhecida pela forma de aplicar os conteúdos e utilização de seus meios de acordo com o objetivo que se deseja obter; por isso, ao referir-se a ginástica, é necessário especificar qual variedade da mesma ocupa a atenção no sistema de cultura física existente. A ginástica é uma atividade integrada por um sistema de exercícios físicos, especialmente escolhidos, que requerem força, flexibilidade e agilidade.  Podem servir tanto para competições como para recreação. O termo ginástica vem do latim “gymnasia” e é a disciplina que procura desenvolver, fortalecer e dar flexibilidade ao corpo mediantes rotinas de exercícios físicos.
Fundamentos Básicos da Ginástica
O fundamento básico da ginástica está nas ações corporais essenciais: saltar, equilibrar-se, rolar/girar, suspender e balançar/embalar. A compreensão, a vivência e a identificação de suas diversas possibilidades, bem como de alguns elementos que influenciam a sua execução são necessários para a ampliação e o aprofundamento do conhecimento da ginástica como prática esportiva e de lazer.
Desprender-se da ação da gravidade, manter-se no ar e cair sem machucar-se. O salto tem três fases: impulso, fase de voo e aterrissagem. 
Saltar
Os saltos podem ser executados em dois planos: plano vertical e plano horizontal.
Com as pernas unidas, ou afastadas, grupadas, carpadas, ou estendidas, e combinado com giros. Permanecer ou deslocar-se numa superfície limitada, vencendo a ação da gravidade. O equilíbrio pode ser executado utilizando o apoio de: um pé chapado, um pé na ponta, dois pés na ponta, joelhos, escápulas, mãos, antebraços, cabeça e mãos,etc. 
Equilibrar
Permanecer ou deslocar-se numa superfície limitada, vencendo a ação da gravidade. O equilíbrio pode ser executado utilizando o apoio de um pé chapado, um pé na ponta, dois pés na ponta, joelhos,escápulas, mãos, antebraços,cabeça e mãos.
Girar/rolar
Dar voltas sobre o eixo do próprio corpo. Os giros podem ser executados em três eixos corporais: longitudinal, transversal e ântero-posterior.
-Eixo longitudinal: estende-se, na posição em pé, em
sentido crânio-caudal(cabeça-pés) e orienta-se perpendicularmente ao chão.
-Eixo ântero-posterior: estende-se em sentido ântero
posterior da superfície anterior para a posterior(ou
do dorso para a frente do corpo).
- Eixo transverso: estende-se da direita para a esquerda
(ou vice-versa).
Suspender
Subir em suspensão pelos braços, com ou sem ajuda das pernas, em superfícies verticais
ou inclinadas. As suspensões podem ser executadas com ou sem a utilização de material.
Balançar/embalar
Impulsionar-se e dar ao corpo um movimento de vaivém. O balanço pode ser executado
com ou sem a utilização de material.
Ginástica Terapeutica / Ginástica Postural
 
Consiste em exercícios executados escalonados em série e que servem como ajuda importante para suavizar as dores físicas ou restabelecer algumas funções básicas nas pessoas com pouca mobilidade física.
Ginástica Postural / Ginástica Terapeutica 
Ginástica preventiva que melhora a postura e o bem estar, cujos objetivos são o fortalecimento da musculatura de apoio da coluna e das articulações e o alongamento das principais cadeias musculares que influenciam a postura corporal. Essa ginástica ganha cada vez mais importância em virtude da ocorrência crescente de problemas na coluna vertebral por causa da permanência frequente em posturas incorretas no trabalho, na escola e em casa, especialmente no uso do computador e das novas tecnologias.
Os desvios posturais são causados principalmente pela permanência de posturas incorretas por tempo prolongado. A má postura pode ocasionar o enrijecimento das articulações vertebrais e o encurtamento de músculos, modificando assim as curvaturas normais da coluna vertebral
Desvios Posturais
Ginástica de reabilitação
Ginástica que tem o objetivo de reabilitar movimentos comprometidos de forma parcial ou total. Os exercícios da ginástica de reabilitação são geralmente utilizados na fisioterapia com orientação de profissional especializado.
Ginástica Laboral
A ginástica laboral é definida como a realização de exercícios físicos no ambiente de
trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e
evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Essa atividade deve ser
orientada pelo profissional de Educação Física.
Ginástica de Conscientização Corporal
São técnicas alternativas que reúnem novas propostas de abordagem do corpo; Surgiram na década de 1970 no Brasil e tiveram origem na busca de soluções para problemas físicos e posturais; 
As Ginásticas de Conscientização Corporal caracterizam-se por movimentos lentos e suaves, a condição postural e/ou a conscientização de exercícios respiratórios, com o objetivo de melhorar a percepção do próprio corpo; • Exemplos:
Biodança Yoga Eutonia Pilates Antiginástica Tai Chi Chuan 
Essa nova concepção de ginástica surgiu em contraposição à forma tradicional de se praticar atividades físicas, onde o desrespeito à individualidade e a repetição mecânica do exercício impedem a percepção do moviemnto e o conhecimento do próprio corpo. Muitas pessoas que não se adaptam às atividades físicas convencionais demonstram grande aceitação por essas novas tendências, as quais apresentam como aspectos imprescindíveis o prazer da prática e a realização pessoal.
 
A GINÁSTICA E AS SUAS MODALIDADES NA ATUALIDADE
Ginástica Artística Masculina
Ginástica Artística Feminina
Os aparelhos da Ginástica Artística Masculina diferenciam-se dos aparelhos disputados na Ginástica Artística Feminina no seguinte aspecto: enquanto os aparelhos masculinos procuram demonstrar a força e domínio do ginasta, os aparelhos femininos dão um destaque maior à vertente artística e à agilidade. Em cada prova se realizam dois conjuntos de exercícios, um chamado de obrigatório e outro chamado de livre, criado pelo próprio atleta. Para contagem dos pontos são levados em consideração: dificuldade, combinação, originalidade e execução.
.
Ginástica Acrobática
Engloba em suas rotinas diversos movimentos de solo da Ginástica Artística; os movimentos
isolados (a acrobacia em si) são basicamente compostos por mortais, muitos deles
impulsionados pelos parceiros (exercícios dinâmicos), por equilíbrios e força (exercícios
estáticos) e por exercícios individuais(saltos, giros, equilíbrios e etc.).
Masculino
Modalidades: Pares
Misto Feminino
Masculino em quarteto
Modalidades: Grupos
Trio Feminino
• Os acrobatas em grupo devem executar três séries. Uma de equilíbrio, uma dinâmica e outra combinada. 
• As séries dinâmicas são mais ativas e com elementos de lançamentos com voos do parceiro. • As séries de equilíbrio valorizam os exercícios estáticos. 
• Em níveis mais altos, a terceira série é uma combinação das duas séries anteriores. 
• Todas as séries são executadascom música e com coreografia. Isto ajuda enriquecer o movimento do corpo.
Ginástica Rítmica
A Ginástica Rítmica começou a ser praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas não havia regras específicas nem um nome determinado. Várias escolas inovavam os exercícios tradicionais da ginástica artística, misturando-os com música e utilizando aparelhos manipulativos. Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, por causa da utilização da música e da dança durante a execução dos movimentos. Em 1961, alguns países do Leste europeu organizaram o primeiro campeonato internacional da modalidade. A partir de 1963, começaram a ser realizados os primeiros campeonatos mundiais promovidos pela FIG e em 1984 ela é introduzida nos Jogos Olímpicos.
Trampolim Acrobático
Dois trampolins para dois atletas de performances parecidas que devem executar uma série de 10 elementos ao mesmo tempo.
É executado em uma pista elevada que ajuda os acrobatas dando uma propulsão que os elevam mais alto que uma tabela de basquetebol; sempre demonstrando velocidade, força e habilidade enquanto executam uma série de manobras acrobáticas.
Combina a corrida horizontal do tumbling com os saltos verticais do trampolim. Depois de uma pequena corrida, o atleta salta sobre um trampolim pequeno duplamente nivelado para executar um movimento (salto) em um dos níveis, ressaltando no segundo nível, seguido imediatamente por um elemento que irá finalizar sobre o colchão de aterrissagem.
Ginástica para Todos
A Ginástica para Todos anteriormente conhecida como Ginástica Geral compreende
um vasto leque de atividades físicas orientadas para o lazer, fundamentadas nas
atividades gímnicas, assim como em manifestações corporais com particular interesse no contexto cultural nacional.
• A Gymnaestrada Mundial (realizada desde 1953) é o festival internacional mais importante da Ginástica Geral, sendo este o evento oficial da Federação Internacional de Ginástica para a
modalidade, onde vários países a cada 4 anos para realizar apresentações, trocar informações
sobre os trabalhos desenvolvidos em seus países e discutir a Ginástica Geral como importante
elemento para o aprimoramento humano. Educação Física, Modalidades da Ginástica e os diferentes contextos sociais e culturais.
A Ginástica de Demonstração é representada pela Ginástica Geral, cuja
principal característica é a não competitividade, tendo como função
principal a interação social, isto é, a formação integral do indivíduo nos seus
aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social.
Objetivos da Ginástica de Demonstração
-Oportunizar a participação do maior número; 
-Integrar várias possibilidades de manifestações corporais; 
-Oportunizar a auto superação individual e coletiva;
-Promover a interação social, o congraçamento, a auto-organização, a cooperação;
-Oportunizar o repensar constante sobre as possibilidades da GG; 
-Manter e desenvolver o bem estar físico e psíquico pessoal; 
-Oportunizar a valorização do trabalho coletivo; 
-Mostrar nos eventos da modalidade as tendências da Ginástica; 
-Resgatar e valorizar os elementos da cultura corporal de cada grupo social.

Mais conteúdos dessa disciplina