Buscar

Desigualdade humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desigualdade humana no Brasil. 
Imagine um Brasil em que todos tenham acesso à educação, ao lazer, aos serviços de saúde e ainda à segurança? Parece um cenário de primeiro mundo, não é mesmo? Pois esses são alguns dos direitos básicos assegurados pela nossa Constituição Federal para todos os cidadãos do país. Entretanto, a desigualdade social gera um abismo que impede essa realização.
Por esse motivo, a desigualdade social no Brasil é um tema que pode ser abordado de diversas formas no Enem. Afinal, além de ser um assunto muito importante por causa das dificuldades e injustiças que o abismo econômico pode provocar, é um processo que acontece no mundo inteiro (em maior ou menor grau). Confira nossas dicas e macetes para entender de vez esse conceito, conhecer as principais causas, consequências e tipos. Além disso, veja como desenvolver uma redação sobre desigualdade social e tenha uma boa argumentação para tratar sobre o tema.
O que é desigualdade social? 
Como já explicamos na introdução, a desigualdade social está presente no mundo inteiro, porém, só se torna um problema quando a diferença econômica entre a renda daqueles que estão na base social é muito distante da percebida pelos mais ricos da estratificação social. Ou seja, desigualdade social é a diferença que privilegia ou limita determinado grupo social. Este é um dos temas amplamente estudados pela Sociologia, que não pretende apenas entender o que é desigualdade social, mas também descobrir soluções para minimizar esse quadro — independentemente do sistema econômico, se capitalista ou socialista.
Exemplos de desigualdade social
Educação: Podemos acompanhar um fenômeno na educação que, de fato, tende a acontecer na maior parte dos tipos de desigualdade social, que é um ciclo vicioso. Imagine que uma família possui excelentes condições financeiras e alto poder de consumo. Os filhos terão acesso ao melhor tipo de educação, mesmo que essa seja em instituições de ensino privadas. Essas pessoas, ao crescerem, terão, consequentemente, melhor formação educacional — o que aumentará as chances de ocuparem os melhores empregos. Na outra ponta dessa estrutura social, estão as classes menos favorecidas, que precisam contar apenas com o sistema público de ensino e muitas vezes não podem prosseguir com a formação, pois a família precisa de apoio econômico para se sustentar.
Emprego: Apesar de o emprego ter ligação ao exemplo que acabamos de ilustrar sobre educação e a formação que uma conquista, ainda é possível perceber outros fatores, como a influência da família para indicação de vagas em empresas de conhecido
Saúde: Normalmente as pessoas com uma situação financeira precária dependem exclusivamente do sistema público de saúde. Entretanto, hospitais públicos também costumam sofrer com carência econômica, o que os impede de investir da forma adequada em estrutura física, medicamentos, tecnologias e até mesmo em profissionais.
Cultura: A manifestação cultural é bastante diversificada, mas as pessoas com maior poder de consumo têm condições de participar amplamente de atividades culturais.
Segundo um estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil está entre os cinco países com maior desigualdade em sua distribuição de renda. Alguns estudiosos defendem que a desigualdade social no Brasil tem origem no Brasil Colônia. Contudo, existem diversos programas sociais, como o Bolsa Família, que serviram para reduzir a desigualdade social e ajudar milhões de pessoas a sair da pobreza absoluta.
Desigualdade social no Brasil: Confira agora as principais causas que levaram a desigualdade social no Brasil a se tornar uma das maiores e quais consequências isso gera para a nossa sociedade.
Causas da desigualdade social: Vamos olhar para as principais causas da desigualdade social no nosso país desde a origem até problemas que mantêm ou até mesmo agravam esse quadro nos dias de hoje:
- o Brasil foi constituído como uma colônia de exploração e demorou a abolir a escravidão;
- a divisão de terras aconteceu de maneira desigual, concentrando grandes territórios nas mãos de poucos;
- a desigualdade da qualidade da educação de acordo com as classes sociais
- a evasão escolar e a dificuldade das classes mais baixas em conquistar boa formação escolar e qualificação profissional;
- as diferenças salariais e de oportunidades de emprego de acordo com raça e gênero;
- a inflação e os altos impostos que diminuem o poder de consumo, principalmente das classes menos favorecidas;
- a distribuição ineficiente da verba pública associada à corrupção;
- falta de estímulo para programas nas áreas socioculturais, da saúde e da educação

Outros materiais