Buscar

Questionário Teoria do Estado

Prévia do material em texto

Questionário Teoria do Estado
Nome: André Felipe de Carvalho
1º Período Direito – manhã
Revisão: 
1- Explique a crise do feudalismo e o processo de formação do Estado Moderno na Europa e na América. 
2- Conceitue: Estado moderno; Estado absolutista; Estado nacional; Estado Constitucional; Estado Liberal; Soberania externa e interna; povo nacional.
3- O que significa voto censitário?
4- Escreva sobre: democracia x constituição.
4.1- Quais os três problemas ocorreram no decorrer do século XIX que geraram concentração econômica com o aumento da desigualdade e como consequência as rebeliões sociais e políticas e o aumento da criminalidade?
5- Qual a resposta do Estado Liberal às rebeliões políticas e ao aumento da criminalidade? Qual o papel da criminologia; do direito penal e do urbanismo na crise social e política do século XIX?
6- Explique as principais características da três fases do Estado liberal nos séculos XVIII; XIX e XX?
7- Diferencie o Estado Social do Estado Socialista (3 diferenças). Explique cada diferença.
8- Explique o processo de formação e chegado ao poder do nazifascismo. Quais as principais características do Estado nazifascista. Quais diferenças podem ser apontadas entre o nazismo e o fascismo. Qual o papel do capital conservador na chegada ao poder do nazismo e do fascismo?
9- Discorra sobre o mundo do pós-segunda-guerra.
10- Explique as razões da crise do Estado Social e a hegemonia neoliberal a partir de 1989.
11- Escreva sobre a crise do sistema neoliberal no século XXI.
12- Escreva sobre a possível alternativa plurinacional e a construção de uma democracia consensual.
Respostas:
1- A crise no feudalismo deu se por conta de diversos fatores, pelo crescimento demográfico, a revolução burguesa, a peste negra, as cruzadas e o renascimento. Com a grande explosão da parte demográfica, pessoas estava sendo marginalizadas por não possuir espaço na sociedade, e buscando cada vez mais melhores condições de vidas saíam dos feudos, a cada momento o capitalismo ia crescendo , com o surgimento de uma moeda e intensificações das atividades comerciais o sistema feudal estava em constante declínio, as pessoas abandonavam os feudos e iam para os burgos em buscas das condições desejáveis. O que deu fim da idade média e início a idade moderna.
A formação do estado Moderno Europeu deu -se pelas características em comum e exclusão dos menos comuns, começando da língua ,e da religião católica. A formação do estado Moderno nas Américas, foi de forma bem violenta e intolerante, matando , escravizando e humilhando os inferiores (nativos) , e criando um estado em uma lógica (nós x eles) , nós( superiores) e eles( inferiores).
2- * O estado Moderno surgiu após declínio do sistema feudal. Marcado pela uniformização de comportamentos, cultura, religião , língua, nega sistematicamente a diversidade , tanto histórica como cultural, e com, sua criação monojurídica , temos o exército nacionais , polícia nacionais , secretas, a moeda nacional bancos e o próprio capitalismo.
· O estado absolutista surgiu no processo de formação do estado moderno. Tinha propriamente o poder absoluto e centralizado nas mãos do rei, o rei era a figura escolhida e querida por Deus, quem estivesse negando sua lei e sua autoridade estaria negando Deus também , então não há nenhuma constituição , lei ou mesmo parlamento que negue ou vá contra o poder monarca.
· O Estado nacional em um primeiro momento teve como regime político o absolutismo, teve em um contexto de proteção do mercado , era preciso ter amor à pátria , era preciso ser um nacionalista , tem como como princípio realizar a soberania política e assim surgiram algumas medidas de uniformização, exércitos começam a recrutar pessoas apenas da mesma língua e com afinidade ao país e escolas na qual vinha a base e fácil controle conseguiam atingir o maior alcance de crianças , por ser pública e obrigatória.
· O estado Constitucional se enquadrada num sistema normativo fundamental, uma criação moderna surgido paralelamente ao Estado Democrático em parte sob os mesmos princípios;
· O Estado Liberal pode ser considerado, de uma perspectiva histórico-sociológica, como aquele que sucedeu o Estado Absolutista, na qual pregou a dissociação entre o Estado e a economia que, por sua vez, deveria ser estimulada e regulada pelo próprio mercado.
· A Soberania externa e interna A soberania interna representa o poder que o Estado possui uma autoridade suprema, no sentido de que sua vontade predomina sobre todas as vontades dos indivíduos com que se relaciona dentro de seu território. Já a soberania externa se manifesta nas relações internacionais dos Estados. Implica para o Estado soberano a exclusão de toda subordinação, de toda dependência a respeito dos Estados estrangeiros. Ambas as definições importam que o Estado é dono em seu território.
· O povo nacional é aquele grupo que possui vínculo jurídico-político com o Estado, podendo ser brasileiro nato ou naturalizado.
3- O voto censitário, significa um sufrágio limitado, limita o direito de voto a apenas alguns cidadãos, de acordo com o gênero e a renda.
4- Ainda que as constituições modernas e contemporâneas fossem (sejam) liberais, elas podem, ou não, ser democráticas, pois não basta elas atuarem simplesmente como limitadoras do poder. Devem honrar também outros compromissos, como as conquistas históricas logradas, o sufrágio universal, o pluralismo político.... Pode –se dizer um Estado Democrático rege da soberania popular, da democracia participativa e representativa, um Estado Constitucional vem de uma constituição que emanou do povo, um sistema de garantia dos direitos humanos.
4.1 - Um dos 3 problemas que surgiram que ocasionou todos os impasses, foram o surto industrial, que trouxeram muitas pessoas para as cidades, correndo greves, marginalização entre outros, o processo abolicionista, e o movimento a para mudança política República.
5- A resposta para conter esses problemas vem do Estado Liberal como ação política, adotando medidas de criminalização dos pobres, controle e repressão. Nessa etapa, há um importante papel da criminologia e do direito penal. A partir do instante em que o Estado Liberal começa a atuar de forma coerciva, respondendo com violência, para criminalizar as rebeliões e principalmente aqueles necessitados pelo sistema econômico. Então, o Estado inicia um processo de mecanismo visual de exclusão, construindo, no lugar das ruas estreitas, ruas largas e avenidas, com o fim de facilitar a visualização dos marginalizados, além de propiciar o aumento das periferias, fazendo com que fiquem mais dispersos, e assim, facilitando o controle. Desse modo, o Estado Liberal consegue criar uma sociedade com uma forma de ocultar o visual a partir desses mecanismos.
6- A primeira fase do Estado liberal é inexistente de direitos sociais e econômicos, conservadora, elitista. É um Estado em que são garantidos apenas os direitos individuais para os homens brancos e proprietários, não há direitos políticos para a sociedade em geral . Aos poucos vai surgindo movimentos de reivindicações ao sufrágio igualitário masculino, esta é a primeira grande conquista dos movimentos sociais, principalmente o movimento operário, é a maior característica que define a segunda fase do Estado liberal. Pode-se dizer que a conquista do voto “igualitário” trouxe modificações para o parlamento, novos partidos surgiram e novos representantes que, normalmente, representam uma dicotomia, como partidos trabalhistas x partidos burgueses. Com a mudança da composição do parlamente novas leis, legislações, direitos começam a surgir e novos interesses passam a ser representados e assim a terceira fase do Estado liberal passa a surgir. Essa fase é denominada de fase de transição, uma vez que novas formas constitucionais surgem, seu marco é a época primeira guerra mundial aparece o constitucionalismo social e socialista.
7- O Estado Social, possui uma economia capitalistana qual visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Possui direitos individuais, socias, econômicos, políticos indivisíveis e possui efetividade na constituição. 
O Estado Socialista. Possui uma economia socialista que é um sistema econômico caracterizado pela propriedade coletiva dos principais meios de produção. Possui uma limitação transitória dos direitos individuais e políticos e tem como umas das finalidades construção de uma comunidade comunista.
8- Foi um movimento que surgiu na sociedade Europeia e que recebeu um forte investimento dos grandes empresários e banqueiros por perceberem a dimensão do movimento, surge após conflitos e com uma impotência de solucionar a grande crise do sistema capitalista. Suas principais características são o racismo, o ultra nacionalismo, a antidemocracia e o antiliberalismo. O nazismo usa mais uma base ideológica, atingindo o máximo o ideal ariano, uma base de linearidade, o fascismo é o uso mais da força sociedade baseada no militarismo e na força em que era seu forte. O nazismo foi um pensamento de extrema direita financiado por grandes corporações e empresários.
9- O mundo pós segunda guerra, foi para os Europeus um palco de terror o maior palco dos conflitos, gerando uma dívida imensa , divisão de estados não só para a Europa , ela foi a mais afetada, mais o mundo estava em constante alerta e medo , por ter outra como a mesma ou pior , ainda mais com todos desenvolvimentos tecnológicos e conflitos gerados em nações , por outro lado beneficiando algumas nações que viram o mundo de guerra um mundo de oportunidade econômicas, então ficou assim divido em medo, oportunidade econômicas e desenvolvimento tecnológico.
10- O estado social está vinculado à crescente tensão e conflitos sociais gerados pela economia capitalista de caráter "liberal", que propugnava a não-intervenção do Estado nas atividades produtivas. As crises econômicas mundiais presenciadas nas primeiras décadas do século 20 (da qual a crise de 1929 é o caso mais conhecido) provaram que a economia capitalista livre de qualquer controle ou regulamentação estatal gerava profundas desigualdades sociais. Essas desigualdades provocavam tensões e conflitos, capazes de ameaçar a estabilidade política.
11- A ideia de que o neoliberalismo estaria em crise surgiu com o colapso financeiro em 2008 e ganhou pela rua e no mundo que começaram a se espalhar a partir de 2011, em que seu deu por início uma crise financeira nos EUA estendendo-se para a Europa e para os países emergentes.
12- O estado plurinacional traz uma proposta um tanto aceita porem não praticada, nos fornece aceitação do outro, do diferente quebrando a homogeneização e uniformização trazida consigo e a não intervenção do estado totalitário, que por sua leva consigo uma democracia consensual na qual valoriza a opinião de todos e a minoria muitas vezes contribui com a decisão final.

Continue navegando