Buscar

trabalho direito civil

Prévia do material em texto

CURSO: Direito UNIDADE DE ENSINO: Direito Civil II
PERÍODO: 2º TURMA: 2N1 DATA: _____/_____/2020 
PROF(A).: Dr. Ivan Guimarães Pompeu
	1ª QUESTÃO
	5,0 pontos 
	CORREÇÃO: ________ pontos
João e Marcos são co-devedores de Gilmar. Através de um contrato de prestação de serviço, os devedores se obrigaram a entregar ao credor uma quantia de dois mil reais. Ficou, ainda, acordado que os devedores depositariam a quantia devida em conta corrente bancária especificada no momento da constituição da obrigação. No dia do vencimento, João realizou um depósito no valor de mil reais. Pergunta-se: como o credor deve proceder para receber o restante da quantia devida? Justifique, apontando os dispositivos legais pertinentes.
ART 569 
II - a pagar pontualmente o aluguel nos prazos ajustados, e, em falta de ajuste, segundo o costume do lugar;
Como foi pago somente 50% do valor, de acordo com o contrato de locação o devedor poderá pagar juros em cima dos 1000 reais restantes. 
	2ª QUESTÃO
	 5,0 pontos 
	CORREÇÃO: ________ pontos
Através de um contrato de compra e venda, ficou acordado que Rafael deveria entregar um automóvel de passeio ou uma caminhonete, ambos devidamente individualizados no momento da constituição da obrigação, para Marcelo, cabendo, ainda, a este a escolha do objeto da prestação. Contudo, antes da concentração, o automóvel de passeio foi furtado, inobstante a observância de todos os deveres ordinários de cuidado pelo devedor. No dia do vencimento da obrigação, o devedor entregou a caminhonete ao seu credor, que recusou, alegando, em síntese, que a escolha do objeto da prestação, conforme expressa disposição contratual entre as partes, cabia a ele, e o mesmo não tinha interesse em receber a caminhonete. Assim, o credor exigiu que o devedor realizasse o pagamento da prestação pelo equivalente em dinheiro, tendo em vista a impossibilidade da entrega do automóvel de passeio. Pergunta-se: qual a solução mais adequada para o caso? Justifique, apontando os dispositivos legais pertinentes.
A solução mais adequada seria o devedor e o credor entrarem em um acordo e utilizarem a caminhonete como forma de pagamento em vez do carro de passeio. Pois o Rafael não tem ausência de culpa no roubo do veiculo 
Art. 234. Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradição, ou pendente a condição suspensiva, fica resolvida a obrigação para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responderá este pelo equivalente e mais perdas e danos.
Art. 241. Se, no caso do art. 238 , sobrevier melhoramento ou acréscimo à coisa, sem despesa ou trabalho do devedor, lucrará o credor, desobrigado de indenização.

Continue navegando