Buscar

APS 3 Esteìtica Matutino (Atividade Praìtica Supervisionada) MODELO CAPA (1)

Prévia do material em texto

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU 
Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética Matutino
Leticia Nemet Soares
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS) DE ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA BÁSICA
São Paulo
2019
Leticia Nemet Soares RA 1426970
 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS) DE ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA BÁSICA
Atividade Prática Supervisionada (APS) apresentada para avaliação de rendimento escolar da disciplina de Estrutura e Função Humana Básica, do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, ministrada pelo Prof. Me. Felipe Artur Vieira Santos. 
São Paulo
2019
	RESPOSTAS
	
	SISTEMA
	LOCALIZAÇÃO
	FUNÇÃO e CARACTERÍSTICAS
	
	Cardiovascular
	Coração: Cavidade torácica. 
A. Braquial: Umero.
A. Radial: Antebraço lateral.
A. Ulna: Antebraço medial.
Aorta: Coração.
A. Coronária: Coração.
A. Ilíaca: Membros inferiores. 
A. Femoral: Fêmur.
A. Poplítea: Posterior do joelho.
A. Tibial: Dorsal do pé.
A. Fibular: Fibula.
	Coração: A estrutura do coração permite que ele sirva como um sistema de bomba transportadora que mantem o sangue circulando continuamente através dos vasos sanguíneos do corpo. o coração é um musculo oco com quatro câmaras e aproximadamente o tamanho de um punho fechado.
Artérias: Vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. Apresenta pressão arterial, sempre é profundo, o fluxo sanguíneo é centrifugo sempre saído do coração e mantem o formato cilíndrico. 
Veias: Transportar o sangue, pobre em oxigênio e repleto de resíduos, dos capilares para o coração. Tem pressão muito baixa, não tem pulsação, chega no coração o fluxo sanguíneo é centrípeto trás o sangue das extremidades para o coração.
Capilares: distribuição e recolhimento do sangue nas células. São constituídas apenas por uma camada celular.
	RESPOSTAS
	
	SISTEMA
	LOCALIZAÇÃO
	FUNÇÃO e CARACTERÍSTICAS
	
	Sistema nervoso central (SNC) e Sistema nervoso periférico (SNP)
	Encéfalo: Caixa craniana.
Medula Espinal: Coluna vertebral e canal vertebral
Tronco Encefálico: Entre a medula espinal e o diencéfalo.
Cerebelo: Fossa craniana posterior.
III Ventrículo: Linha média do cérebro situada entre o tálamo direito e esquerdo.
IV Ventrículo: Cavidade localizada posteriormente a ponte, metade superior do bulbo e anteriormente ao cérebro.
Hipófise: Base do encéfalo
Gl. Pineal: Pequena glândula endócrina fixada ao teto do terceiro ventrículo do encéfalo mediano.
 
	Tálamo: Composto por corpo celular como substancia cinzenta dos hemisférios cerebrais. Transmissão de impulsos sensitivos entre os cortes cerebrais. Além, da consciência, sono e estado de alerta.
Lábios do Sulco Calcarino: Coordenação motora comportamento de rotina e emoções de cognição.
Medula Espinal: Sua função é processar e transmitir informações sensoriais dos membros e tronco, envolvendo na transmissão e regulação de sinais e controle de movimentos do corpo, através do circuito com os músculos. É revestida por três meninges estrutura com função de estabilizar e proteger a medula e todos os nervos envolvidos são elas dura-máter, pia-máter e aracnoide. 
Cérebro: É a sede de inteligência, ele controla o corpo todo e é responsável pelas ações voluntarias e involuntárias do corpo. O cérebro possui massa de tecido cinza-rosea com duas substancias branca na região central e a cinzenta que é que dá origem a um corte cerebral.
Cerebelo: Receber Impulsos sensitivos de articulação entre músculos e tendões, olhos, órgãos de equilíbrio responsável pelos reflexos e pelos os movimentos, atuando também no tônus muscular. O cerebelo é preenchido pela substancia branca que forma o miolo central formado por fibras próprias, fibras de projeção e axônios mielínicos das células de Purkinje.
Hipófise: Receber sinais sensitivos do órgão interno e da retina. Principal élo de integração entre o sistema nervoso e endócrino.
Gl. Pineal: Sua função fisiológica ainda desconhecida. Um hormônio produzido por essa glândula é a melatonina que contribui para o ajuste do relógio biológico do corpo. Consiste em massas de células da neuroglia e células neurologia, chamadas de pianealocido que são recobertos por uma capsula formada pela pia-máter. 
Nervos: Garantir a composição entre o sistema nervoso central e os órgãos efetores de sensibilidade. Cada nervo é envolvido por um tubo de tecido conjuntivo e este possui vários fascículo nervoso que estão envolvidos por outra camada de tecido conjuntivo, que esta vestida por três camadas chamadas de endoneuro.
	RESPOSTAS
	
	SISTEMA
	LOCALIZAÇÃO
	FUNÇÃO e CARACTERÍSTICAS
	
	Respiratório
	Nariz: Musculo levantador do lábio superior.
Seios Paranasais: Cavidades nasais por pequenos óstios.
Pulmão: Cavidades pleurais, recoberto pela pleura visceral e parietal.
Laringe: pescoço entre a quarta e sexto vertebra cervical, conectando a faringe á traqueia.
Faringe: Posteriormente a cavidade nasal, orofaringe, posterior a cavidade oral.
Traqueia: Pescoço e tórax.
M. Diafragma: Junto às vertebras lombares, as costelas inferiores e ao externo.
 
	Nariz: Aprontar o ar que respira, os para que ele possa chegar aos pulmões, e realizar a troca gasosa e umidificar, aquecer e filtrar o ar inspirado.
Seios Paranasais: Filtrar o ar que respiramos aquecer e umidificar o ar que chegara aos pulmões, dar ressonância a vaz, aliviar o peso do crânio e fornecer a estrutura óssea paca o rosto e os olhos.
Pulmão: Trocas gasosas entre o ambiente e o sangue, oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo.
Laringe: Impedir a entrada de partículas estranhas, também atua na produção de CO2.
 
Faringe: Conduz o fluxo de ar para a laringe
Traqueia: Conduz o ar para os dois pulmões.
M. Diafragma: Separa a cavidade torácica no processo de respiração dos seres humanos.
Processos que ocorre com o ar antes de chegar ao pulmão: Na inspiração o ar entre pelas narinas e, depois, para as cavidades nasais. Lá ele é aquecido, umidificado e filtrado, deixando pra trás partículas e micro organismos que depois, com o muco, formarão a famosa meleca de nariz. Depois, o ar passa pela faringe e continua seu caminho pela laringe. De lá, passa para a traqueia, que se divide em dois tubos, bem curtos, chamados brônquios. São eles que levarão o ar ate os pulmões.
	RESPOSTAS
	
	SISTEMA
	LOCALIZAÇÃO
	FUNÇÃO e CARACTERÍSTICAS
	
	Digestório 
	Boca: Cabeça, entre as fossas nasais e a região supra hioide. 
Gl. Salivares: Cavidade Oral
Esôfago: Debaixo do diafragma, do lado esquerdo do abdômen. 
Estômago: o estomago repousa entre o esôfago e o duodeno. Ele esta no lado esquerdo da cavidade abdominal.
Pâncreas: No abdômen, atrás do estomago, entre o duodeno e o braço.
Intestino Delgado: Começa no musculo esfíncter do pirolo, forma alças na parte central e inferior da cavidade abdominal, e por fim, abre-se no intestino grosso.
Intestino Grosso: Esta localizada na porção final do trato.
Fígado: Situa-se inferiormente ao diafragma e ocupa a maior parte do hipocôndrio direito e parte do epigástrico. 
Vesícula Biliar: Localizada na face inferior do fígado.
Reto: ocupa posição anterior ao sacro e ao cóccix.
 
	Boca: É através dela que ingerimos alimento e produz som para se comunicar. A boca é formada pelas bochechas, palatos duro e mole e pela língua.
Gl. Salivares: Produz o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta. Também ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.
Esôfago: Secreta o muco e transporta o alimento ate o estomago. Não produz enzimas e não absorve nutrientes.
Estômago: Mistura saliva, alimento e suco gástrico para formar o quimo. Atua como reservatório de alimento antes da liberação no intestino delgado.
Pâncreas: Produz 1,200 a 1,500 ml de suco pancreático, liquido transparente e incolor constituído principalmente de agua, alguns sais, bicarbonato de sódio e varias enzimas.
Intestino Delgado: Segmentações misturam o quimo com os sucos da digestão e põe o alimento em contato com a mucosapara absorção, a paristalse impulsiona o quimo ao longo do intestino delgado. Completa a digestão dos carboidratos (amidos), proteínas e lipídeos, inicia e completa a digestão de ácidos nucleicos. Absorve cerca de 90% dos nutrientes e de agua.
Intestino Grosso: E dividido em 4 regiões principais. À medida que o quimo atravessa o intestino grosso, bactérias atuam sobre ele e há absorção de agua, íons e vitaminas. Assim formam-se as fezes que depois são eliminadas.
Fígado: O fígado é o maior órgão interno e a glândula mais pesada do corpo. Armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas (conversão de amônia em ureia), síntese da maioria das proteínas do plasma, processamento de drogas e hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile,etc.
Vesícula Biliar: As partes da vesícula biliar são o fundo largo, que se projeta para baixo além da margem inferior do fígado e o corpo. A vesícula biliar armazena bile, que é lançada apenas quando o alimento que contem lipídeos (gordura) entra no trato digestivo, estimulando a secreção de colecistoquinina (CCK). A bile emulsifica gorduras e naturaliza ácidos na comida parcialmente digerida.
Reto: O reto faz a comunicação do colon com o ambiente exterior por meio do anus. Sua função é acumular as fezes, para a absorção final de agua e parte dos nutrientes.
Transformações dos alimentos e enzimas envolvidas
No estomago os movimentos peristálticos misturam o bolo alimentar ao suco gástrico, produzido pelas glândulas da mucosa gástrica. Esse suco contem o acido clorídrico, que mantem a acidez estomacal, dando condições favorável ao trabalho das enzimas na digestão. 
A pepsina, a principal enzima do estomago, atua na transformação das proteínas, intensificando a digestão química. O hormônio gástrico (produzido no estomago quando o alimento entra em contato com suas paredes) regula a ação da pepsina, que transforma moléculas grandes (polipeptideos) em moléculas menores (dipeptideos).
	RESPOSTAS
	
	SISTEMA
	LOCALIZAÇÃO
	FUNÇÃO e CARACTERÍSTICAS
	
	Ósseo 
	Osso Frontal: O osso frontal esta localizado na parte anterior do teto do crânio.
Osso Parietal: Estão localizados nas partes laterais superiores e no teto do crânio.
Osso Occipital: Esta localizada na parte posterior e na maior parte da base do crânio. 
Maxilar: Está localizado na região frontal do crânio.
Zigomático: localizado nas proximidades das bochechas e na parte da parede lateral e do assoalho de cada órbita. 
Escápula: Localizado na parte superior da porção posterior do tórax, entre os níveis da segunda ate a sétima costela, lateral a coluna vertebral uns poucos dedos transversos.
Clavícula: Repousa horizontalmente na parte anterior do tórax, acima da primeira costela.
Esterno: localizado na parte anterior do tórax.
Costelas: Se estendem da coluna vertebral ate o externo, ao qual se unem através das cartilagens costais. 
Úmero: Localizado superiormente com vidade glenóide da escapula e inferiormente com os ossos do antebraço, radio e ulna.
Rádio: Esta localizada na face lateral do antebraço.
Ulna: Esta localizada na face medial (o lado do dedo mínimo) do antebraço. 
Carpo: Esta localizada na região proximal da mão.
Metacarpo: Localizado na região intermediaria da mão.
Falanges: localizados na região distal da mão.
Coluna Vertebral: estende-se do crânio ate a pelve.
Íleo: Próximo da articulação do quadril.
Ísquio: Na parte posteroinferior do osso do quadril, situa-se entre o corpo do ílio e o ramo inferior do púbis. 
Púbis: Localizado na parte anteroinferior do osso do quadril.
Fêmur: Localiza-se na coxa.
Patela: Localizado anteriormente a articulação do joelho.
Tíbia: Localizada no lado antero-medial da perna.
Fíbula: Localizada póstero-lateralmente a tíbia.
Tarso: É a região proximal do pé.
Metatarso: Localizada na região intermediária do pé. 
Falanges: Localizado no componente distal do pé e se assemelham as da mão. 
 
	Do Esqueleto: Realizam funções mecânicas de sustentação proteção e sistema de alavancas para os movimentos do corpo e função metabólicas de hematopoese e de armazenamentos de minerais e gorduras.
Divisão: Formado por duas divisões, axial que forma o eixo do corpo, sustenta e protege os órgãos da cabeça, pescoço e tronco. E a apendicular é constituído por ossos de membros do esqueleto axial.
Tipos de Ossificação: São dois tipos. 
Ossificação intramembranosa, são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos. Ossificação endocondral é responsável pela formação dos ossos curtos e longos. 
Tipos de Células: Células osteogênicas respondem a um trauma como uma fratura, fornecendo células de ossos, osteoplasto e células destruidoras de ossos.
· Células osteoplasto sintetizam e secretam substancias fundamental desmineralizada e são abundantes em áreas de metabolismo elevado dentro do osso. Tais como, debaixo do periósteo e margeando a cavidade medular.
· Células osteocitos mantem o tecido ósseo saudável, secretando enzimas e influindo no conteúdo mineral ósseo.
· Células osteoclasto decompõe o tecido ósseo liberando cálcio, magnésio e outros minerais para o sangue e são importantes no crescimento, na modelgem e no reparo do osso.
· Células de revestimento ósseo regulam o movimento de cálcio e do fosfato para dentro e para for da matriz óssea.
Classificação dos Ossos: 
· Ossos longos predominam sobre a largura e funcionamento como alavanca.
· Os ossos curtos são encontrados no punho e no tornozelo, onde eles transferem força de movimento.
· Ossos de musculo ou proteção de órgãos subjacentes.
	RESPOSTAS
	
	SISTEMA
	LOCALIZAÇÃO
	FUNÇÃO e CARACTERÍSTICAS
	
	Muscular 
	M. Orbicular do Olho: Parede medial da órbita.
M. Orbicular da Boca: Fibras musculares que circundam abertura da boca.
M. Zigomático: Esta situada superiormente ao risório. Sua origem é no osso zigomático e sua inserção no ângulo da boca.
M. Corrugador do Supercílio: Extremidade medial do arco superciliar do frontal.
M. Esternocleidomastóideo: Cabeça esternal: manúbrio do esterno.
Cabeça clavicular: terço medial da clavícula.
M. Deltoide: Terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escapula.
M. Peitoral Maior: Clavícula (cabeça clavicular), esterno e cartilagens costais da segunda á sexta costela e algumas vezes da primeira á sétima costela (cabeça esternocostal)
M. Reto do Abdome: Crista e sínfise púbicas.
M. Grácil: Corpo e ramo inferior do púbis. 
M. Sartório: Espinha ilíaca anterossuperior.
M. Quadríceps Femoral: Localizado na face anterior da coxa, envolvendo quase que por completo o fêmur.
M. Fíbular: Fíbular Terceiro: Terço distal da fíbula e membrana interóssea. 
Fibular longo: Cabeça, corpo da fíbula e condilo lateral da tíbia.
Fibular curto: Corpo da fíbula.
M. Pronador Quadrado: Parte distal do corpo da ulna.
 
	Classificação dos Músculos: Superficiais ou cutâneos, profundos ou subaponeuróticos, longos, curtos e largos.
Propriedades Musculares
Explicar a contração muscular: Na contração das fibras musculares esqueléticas, ocorre o encurtamento dos sarcômeros: os filamentos de actina “deslizam” sobre os de miosina, graças a certos pontos de união que se formam entre esses dois filamentos, levando á formação da actomiosina.
Quais fazem parte da pata de ganso?
Sartório, Grácil e semitendinoso 
Quais compõem o M. Tríceps Sural?
Sartorius, vastus intermedius ,laterais mediais, gastrocnemius, tibiais anterior e soleus.
Quais compõem o M. Quadríceps Femoral?
Vasto intermédio, medial e lateral, reto femoral.
	RESPOSTAS
	
	SISTEMA
	LOCALIZAÇÃO
	FUNÇÃO e CARACTERÍSTICAS
	
	Urinário 
	Rim: Posicionado contra a parede posterior da cavidade abdominal entre os níveis das vertebras, segunda torácica e terceira lombar e o rim direito é abaixo do esquerdo. 
Ureter: começa na pelve renal e segue inferiormente para entrar na bexiga urinária nos ângulos posterior lateral de sua base.
BexigaUrinária: Localizada atrás da sínfise púbica por diante do Retrico ,no sexo feminino está localizado com o útero e a vagina, já no sexo masculino posicionado abaixo da bexiga urinária.
Uretra: O orifício uretral externo localiza-se logo acima da vagina, e debaixo do clitóris, protegida pelos grandes lábios da vulva. No homem, a uretra tem três regiões: A porção prostática - uretra prostática dentro desta glândula, imediatamente após a saída do colo da bexiga. 
 
	Rim: o Rím consiste em um corte renal externo e uma medula renal interna que contém as pirâmides renais. Filtrar o sangue por para eliminar substâncias nocivas ao organismo e também secretando substâncias importantes para a nossa saúde. São de cor marrom avermelhada e é envolvido por uma bolsa fibroadiposa que consiste em três camadas.
Ureter: Sua função é transportar a urina dos rins para a bexiga, por meio de movimentos peristálticos da musculatura lisa. Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra. Têm entre 25 a 30 cm de comprimento e cerca de 6 mm de diâmetro.
Bexiga Urinária: É um órgão sacular que se destina ao armazenamento de urina de urina. Característica: é um órgão oco e muscular o seu formato depende da quantidade de urina e que está armazenado.
Uretra: Conduz a urina desde a bexiga urinária até o lado de fora do corpo. Muco projetos do canal uretral. 
Característica: tem um revestimento interno de membrana mucosa envolvida por uma camada relativamente espessa de músculo liso cujas as fibras estão orientadas longitudinalmente.
Diferença entra uretra masculina e feminina?
 Uretra feminina
É o órgão tubular retilíno, a uretra feminina mede aproximadamente uns 4 cm, que parte da bexiga terminando no vestíbulo, entre o clitóris e a vagina.
Uretra masculina
A uretra masculina mede aproximadamente uns 20 cm, de comprimento estendendo-se desde a bexiga até o final do pênis. No estado de ereção sua longitude é ampliada. Diferencia-se em três partes: prostática, membranosa e esponjosa. 
Quais estruturas passam a urina desde a saída da pirâmide do rim até o meio externo?
A cavidade do Rim coleto e transportar a urina do rim para a ureter. É dividida em várias porções . A papilar de uma pirâmide renal projeta -se uma depressão pequena chamada cálice menor. Várias cálices menores de se unem para formar um Cálice maior. Por sua vez, os cálices maiores se unem para formar a pelve renal, em formar de funil. A pelve renal recolhe a urina das cálices e a transportar para o ureter.
Locais de encravamento do cálculo renal?
Ureia e bexiga.
RESPONDER AS COLUNAS TUDO O QUE FOI SOLICITADO OK 
TODAS AS RESPOSTAS DEVERÃO ESTAR NELA
	
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. TORTORA, Gerard J. Tortora; NILSEN, Mark T. Principios de anatomia humana decima segunda edição. [S. l.]: Guanabara Koogan, 2013. 
2. GRAAFF, Van de. Anatomia humana. [S. l.]: Manole, 2003.
3. SCHUNKE, Michaell; SCHUNKE, Erik. Promotheus: Atlas de Antomia: Pescoço e órgãos internos. [S. l.]: Guanabara Koogan, 2007.

Continue navegando