Buscar

Casos Concretos - Direito do Trabalho I

Prévia do material em texto

Casos Concretos
Aula 1 
Discursiva: Resposta: Analisando o caso concreto a norma coletiva apresentada é uma fonte formal autônoma, por se tratar de uma norma que fora constituída diretamente pelos destinatários da norma, sem intervenção do Estado, pois se tivesse sido constituída por intervenção estatal, ou seja, se ocorresse a intervenção de um agente externo seria de fonte formal heterônima. Vele destacar que caso ocorra divergência entre disposto em acordo coletivo ou convenção coletiva deverá prevalecer o acordo coletivo conforme disposto no artigo 620 da Consolidação das Leis do Trabalho. 
Múltipla escolha: (VUNESP 2018) Nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, súmulas e outros enunciados de jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho:
a) não poderão criar obrigações que não estejam previstas em lei. 
Aula 2
Discursiva: 
a) Seria cabível o reconhecimento do vínculo de emprego? Quais os requisitos para configuração do vínculo de emprego? 
Resposta: Sim, pois eles preenche todos os requisitos necessários sendo eles: Subordinação, pois o mesmo era subordinado ao empregador, cumprindo suas determinações; Habitualidade, pois o mesmo trabalhava todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 9:00 às 18:00 tendo uma hora para refeição e descanso; Onerosidade, vez que o João recebia o valor mensal de R$1.100,00 por mês; Pessoalidade, pois era o próprio João que necessitada ir ao trabalho; e era Pessoa Física, preenchendo assim todos os requisitos necessários, conforme disposto no art. 3º da CLT. 
b) Qual o princípio do direito do trabalho iria amparar esta pretensão? 
Resposta: O princípio do direito que ampara esta pretensão é o principio da Primazia da Realidade, onde a verdade real prevalece em detrimento da verdade formal. Conforme podemos ver a jurisprudência: VÍNCULO DE EMPREGO - TREINAMENTO - PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE. O princípio da primazia da realidade prevalece no Direito do Trabalho, de modo que as relações jurídicas são definidas e conceituadas pelo seu conteúdo real, sendo irrelevante o nome que lhes foi atribuído pelas partes. Assim, demonstrada no processo a presença dos requisitos fático-jurídicos previstos nos arts. 2º e 3º da CLT, máxime a subordinação, a pessoalidade e o intuito oneroso do pacto, deve ser mantida a sentença que reconheceu a existência de vínculo de emprego no período em que a autora permaneceu à disposição da empresa, participando de treinamento. (TRT-20 00002729720175200007, Relator: MARIA DAS GRACAS MONTEIRO MELO, Data de Publicação: 30/07/2019)
Múltipla escolha: Diana é empregada em uma Multinacional como secretaria; Danilo é caseiro em um sítio de propriedade de Joaquim e cuida da propriedade; Magali é governanta da residência de Mônica e Márcio é trabalha em home office para a Universidade ABC como tutor on line. Nesses casos, 
b) apenas Magali e Danilo são considerados empregados domésticos.
Aula 3
Discursiva: Resposta: Paulo possui o direito a obtenção do vinculo de emprego com a empresa Infohoje por serem preenchidos os requisitos da relação de emprego de subordinação, pois se encontra subordinado às regras e determinações da empresa, habitualidade pois teria que estar disponível de segunda a sexta no horário comercial, onerosidade, pois recebia a participação de 20% de cada atendimento realizado pessoalidade, pois havia a necessidade de haver a assinatura do Paulo e pessoa física por não se tratar de uma pessoa jurídica que se encontram nos artigos 2º e 3º da CLT. Paulo se enquadra como teletrabalho como tipo de trabalho. 
Múltipla escolha: (FCC, TRT 3ª Região, 2015, Analista Judiciário) Maria, durante três anos, prestou serviços ao Clube de Mães Madalena Arraes, que é uma entidade sem fins lucrativos instituída para desenvolver atividades culturais e filantrópicas com a comunidade carente. Cumpria jornada de trabalho diário das 8 às 17 horas, com uma hora de intervalo para repouso e alimentação, devidamente controlada, e, enquanto estava trabalhando era obrigada a usar uniforme. Entregava relatórios semanais sobre as suas atividades e os resultados obtidos com as crianças e recebia mensalmente um valor fixo pelo trabalho prestado. Em relação à situação descrita,
A) presentes as características da relação de emprego na relação mantida entre Maria e o Clube de Mães, deve ser reconhecido o vínculo de emprego entre as partes, não sendo óbice para tal reconhecimento o fato de o Clube de Mães ser entidade filantrópica sem finalidade lucrativa.
Aula 4
Discursiva: Resposta: Marília possui responsabilidade subsidiaria em relação as obrigações trabalhistas da Sociedade Empresária Recanto Feliz somente no período em que figurou como sócia, devendo ser levado em consideração a ordem de preferência contida no artigo 10-A da CLT, sendo desprezada e será considerada a responsabilidade solidária quando ficar comprovada fraude na alteração societária decorrente da modificação do contrato. 
Múltipla escolha: (CESPE 2018) Acerca dos grupos econômicos e da sucessão de empregadores, julgue os itens a seguir, considerando a reforma trabalhista de 2017. 
I Uma vez caracterizada a sucessão trabalhista, apenas a empresa sucessora responderá pelos débitos de natureza trabalhista, podendo-se acionar a empresa sucedida somente se comprovada fraude na operação societária que transferiu as atividades e os contratos de trabalho. 
II Para a justiça do trabalho, a mera identidade de sócios é suficiente para configurar a existência de um grupo econômico. 
III Configurado o grupo econômico, as empresas responderão subsidiariamente pelas obrigações decorrentes das relações de emprego. 
Assinale a opção correta.
a)Apenas o item I está certo.
Aula 5
Discursiva: Resposta: Platão não terá êxito na Reclamação Trabalhista, vez que não é possível o reconhecimento do vinculo de emprego, tendo em vista que ele não preencheu uma das formalidades exigidas na contratação de funcionários ligados a administração pública, sendo este o de aprovação em concurso público, conforme disposto no artigo 37, II, § 2º da CRFB, tornando a admissão do mesmo irregular para que consiga êxito na procedência da demanda.
Múltipla escolha: (FCC - 2018) Mario presta serviços com subordinação, mas sem continuidade, havendo alternância de períodos de prestação de serviços e inatividade, determinados em horas, dias ou meses. Ênio assume os riscos de sua atividade econômica, não possui subordinação e presta serviços sem exclusividade, de forma contínua ou não. Finalmente, Joaquim foi contratado verbalmente, possuindo subordinação, horário de trabalho a cumprir e salário fixo mensal, prestando serviços no local do contratante. Considerando a legislação vigente e as alterações introduzidas pela Lei n° 13.467/2017, as modalidades de trabalho de Mario, Ênio e Joaquim são classificadas, respectivamente, como sendo
e)intermitente, autônoma e contrato individual de trabalho.
Aula 6
Discursiva: Resposta: É possível o reconhecimento de um contrato de emprego entre Anacleto e a Industria Mundo Novo LTDA, pois é preenchido os requisitos dos artigos 2º, 3º e 442 da CLT, por encontrar no referido caso a subordinação as normas da empresa, habitualidade, pois sempre que não estava na corporação estava a disposição da indústria, havia onerosidade pois recebia a quantia a contraprestação de seus serviços, pessoalidade e pessoa física vez que a prestação de serviços era pelo próprio Anacleto, destaca-se que o TST já sumulou entendimento quanto ao assunto em sua sumula 386. Como pode ser visto na jurisprudência: VÍNCULO DE EMPREGO. POLICIAL MILITAR. SEGURANÇA. Nos termos da Súmula nº 386 do TST, o reconhecimento do vínculo empregatício entre policial militar e empresa privada é legítimo, desde que preenchidos os pressupostos estabelecidos no artigo 3º da CLT, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar. (TRT-1 - RO: 01010193820185010043 RJ, Relator: ROSANA SALIM VILLELA TRAVESEDO, Data de Julgamento: 30/04/2019, Gabinete da Desembargadora RosanaSalim Villela Travesedo, Data de Publicação: 21/05/2019).
Múltipla escolha: (FCC 2017)A respeito das formas de invalidade do contrato de emprego, a doutrina e a jurisprudência prevalentes estabelecem que:
c)se convalidam os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausência de concurso público, quando celebrado originalmente com ente da Administração pública indireta, continua a existir após a sua privatização.
Aula 7
Discursiva: Resposta: A responsabilidade da empresa Olimpos em relação aos direitos das faxineiras é subsidiária em razão de ter sido uma terceirização regular, vez que a atividade de conservação e limpeza é autorizada a terceirização, a existência de um contrato entre a Olimpos e a Atlas Limpadora, empresa esta que é inscrita no CNPJ, registrada na junta comercial e possui capital compatível com o numero de empregados, com base no artigo 5ºA, § 5º da lei 6.019/74 e súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho. 
Múltipla escolha: Apolinário foi contratado, no dia 20 de nov. de 2017, pela empresa Terceirize Aqui Ltda. para exercer a função de operador de telemarketing. Essa empresa fornece os serviços de seus trabalhadores para outras empresas, como Telefonia Ltda. e Ligações Ilimitadas Ltda., as quais têm como função basilar a venda de planos de telefonia e atendimento às reclamações de serviços já prestados.Há cinco meses, a empresa Terceirize Aqui Ltda. realizou contrato com a empresa Telefonia Ltda., terceirizando os serviços de Apolinário na função de operador de telemarketing. Com base na Lei nº 13.429/2017, que dispõe, dentre outras peculiaridades,sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros, e na Lei nº 13.467/2017, que alterou a Consolidação das Leis Trabalhistas, assinale a alternativa correta sobre a temática da terceirizacinco meses, a empresa Terceirize Aqui Ltda. realizou contrato com a empresa Telefonia Ltda., terceirizando os serviços de Apolinário na função de operador de telemarketing. Com base na Lei nº 13.429/2017, que dispõe, dentre outras peculiaridades,sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros, e na Lei nº 13.467/2017, que alterou a Consolidação das Leis Trabalhistas, assinale a alternativa correta sobre a temática da terceirização.
b)Na posição das empresas contratantes Telefonia Ltda. e Ligações Ilimitadas Ltda., também poderiam estar pessoas físicas celebrando contratos com a empresa Terceirize Aqui Ltda.
Aula 8
Discursiva: Resposta: Luciano não possui razão em sua argumentação vez que o adicional que o mesmo pleiteia é de gratificação, portanto a retirada do adicional com ou sem justo motivo não é garantido o direito de manutenção, não sendo incorporada independentemente do tempo na respectiva função de confiança, conforme disposto no art. 468, § 2º da CLT. 
Múltipla escolha: Maria trabalha para a sociedade empresária Alfa S.A. como chefe de departamento. Então, é informada pelo empregador que será transferida de forma definitiva para uma nova unidade da empresa, localizada em outro estado da Federação. Para tanto, Maria, obrigatoriamente, terá de alterar o seu domicílio. Diante da situação retratada e do entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta
B) A empregada não fará jus ao adicional de transferência porque a transferência é definitiva, o que afasta o direito.

Continue navegando