Buscar

MEMORIAL DESCRITIVO - ESGOTO SÉPTICO

Prévia do material em texto

MEMORIAL DESCRITIVO
Instalações prediais de água fria
SUMÁRIO
1	DADOS DO PROJETO	3
2	NORMAS UTILIZADAS	3
3	INSTALAÇÃO DE ÁGUA FRIA	3
3.1	Consumo Diário e Vazões	3
3.1.1	Consumo diário	4
3.1.2	Vazão média ()	4
3.1.3	Vazão Máxima Diária ()	4
3.1.4	Vazão Máxima Horária ()	4
3.2	Reservação	4
3.3	Alimentação	4
3.4	Método de Dimensionamento	5
3.5	Barrilete	6
3.6	Colunas de distribuição	7
3.7	Ramais e Sub-ramais	7
1 DADOS DO PROJETO
Nome do Empreendimento: Carioca Palace
Proprietário do Empreendimento: Queen Corporation 
Endereço: Av. Torquato Tapajós
Tipo: Hotel
Área: 
Atividade desenvolvida: Hospedagem
Responsável pelo projeto: Ariela Arruda, Elizabeth, Lucas Guimarães, Mineia Martins
2 NORMAS UTILIZADAS
A execução das instalações deverá seguir as exigências das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Legislações Estadual e Municipal.
NBR 5626: Instalação Predial de Água Fria. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.
3 INSTALAÇÃO DE ÁGUA FRIA
As instalações de água fria serão realizadas conforme detalhamento do projeto hidrossanitário da água fria. As tubulações serão em PVC soldável e deverão ser protegidas contra movimentações mecânicas. A tubulação sempre que se apresentar pendurada deverá estar presa por braçadeira.
O sistema adotado é do tipo indireto, sem bombeamento.
3.1 Consumo Diário e Vazões
Dados:
População: 22 hospede e 8 funcionários 
Consumo per capita (qpc): 120L por pessoa ao dia
Habitantes eventuais: 
Horário de funcionamento do empreendimento: 24horas
Horário de abastecimento do empreendimento:24h
Coeficiente do dia de maior consumo (K1):1,2
Coeficiente da hora de maior consumo (K2) =1,5
3.1.1 Consumo diário
Cd=120 . 30
Cd=3,600L
3.1.2 Vazão média ()
3.1.3 Vazão Máxima Diária ()
3.1.4 Vazão Máxima Horária ()
3.2 Reservação
O empreendimento terá reserva estimada para 2 dias, com um consumo diário de 3,600L/dia, tem-se uma reserva de 7,200 litros. O material do reservatório utilizado é do tipo concreto armado.
O reservatório é do tipo elevado, localizado na cobertura da edificação, onde será feita a distribuição por gravidade para todas as unidades de consumo.
Como a edificação possui 1 pavimento, a altura do reservatório está a 3,20 metros do nível do piso, (não) necessita de alerta luminoso de altitude e Sistema de Proteção a Descargas Atmosféricas.
Todos os detalhes do reservatório, como escada de acesso, guarda-corpo, aberturas para manutenção e limpeza, sistema de alerta para indicação de extravasão, extravasor protegido contra insetos e o barrilete que dele se origina estão detalhados em planta.
3.3 Alimentação
O abastecimento de água fria do empreendimento será através de rede da Concessionária MANAUS AMBIENTAL. O ponto de ligação na rede está localizado na (Endereço), a esse ponto será ligado ao hidrômetro do empreendimento e posteriormente será instalado um Dispositivo de Proteção ao Refluxo. 
A medição da vazão consumida é realizada através do hidrômetro da concessionária Manaus Ambiental.
Conforme a NBR 5626, a vazão de projeto nos pontos de suprimento de reservatórios pode ser determinada dividindo-se a capacidade do reservatório pelo tempo de enchimento. Dessa forma, para um tempo de enchimento de 60 minutos (... s), tem-se que uma vazão de 2 L/s.
Para a vazão de 2 L/s, tem-se o diâmetro do alimentador predial de 40 mm. Adotando tubo de 40 mm, PVC marrom, tem-se reabastecimento do reservatório em aproximadamente 42 minutos. 
3.4 Método de Dimensionamento
O método utilizado para dimensionar a rede de distribuição de água fria foi consumo máximo provável, recomendado pela NBR 5626.
Para determinação da vazão provável utilizou-se a fórmula
onde:
Q é a vazão estimada na seção considerada, em litros por segundo;
ΣP é a soma dos pesos relativos de todas as peças de utilização alimentadas pela tubulação considerada; e,
A determinação dos diâmetros foi considerada para que a velocidade não excedesse a 3m/s, conforme recomendação da referida NBR 5626/98. A tabela abaixo mostra os diâmetros mínimos em função da vazão e da velocidade.
Para a determinação dos diâmetros considerou-se como vazão de projeto a máxima provável em cada trecho de acordo com as vazões de cada aparelho alimentado, conforme a Tabela A.1 da referida Norma.
Os cálculos das perdas de carga foram realizados a partir das vazões, das peças e do diâmetro adotado. Utilizou-se a fórmula de Fair-Whipple-Hsiao, recomendada pela NBR 5626. 
A fórmula utilizada para a perda de carga unitária foi: 
Onde:
J é a perda de carga unitária, em quilopascals por metro;
Q é a vazão estimada na seção considerada, em litros por segundo;
d é o diâmetro interno do tubo, em milímetros.
A perda de carga total foi calculada multiplicando a perda de carga unitária pelo comprimento do trecho considerado (comprimento real mais comprimento equivalente). 
A pressão a jusante, foi calculada subtraindo a perda de carga total da pressão disponível a montante, verificando se a tubulação adotada atende o sistema.
Considerou-se o disposto na NBR 5626/98, onde a pressão dinâmica mínima é de 1,0 m.c.a, e em nenhum trecho, a pressão pode ser menor que 0,5 m.c.a.
3.5 Barrilete
O barrilete percorrerá o caminho indicado na planta de baixa do reservatório. A tubulação é toda em PVC soldável, apoiada sobre a laje e as peças verticais são fixadas por braçadeiras. Toda a extensão do barrilete é em diâmetro de ... mm.
3.6 Colunas de distribuição
Ao todo no projeto tem-se ... colunas de distribuição, numeradas de ... As colunas possuem diâmetro de ... mm, a fim de garantir a pressão mínima recomendada nos aparelhos sanitários. Em cada coluna deve ser instalado registros tipo gaveta.
3.7 Ramais e Sub-ramais
A distribuição das redes internas deverá ser acompanhada pelo esquema isométrico, que identifica traçados e diâmetros mínimos das canalizações. Para os ramais e sub-ramais foram utilizados diâmetros de ... mm. Todas as canalizações de água deverão ser embutidas nas alvenarias.
8
MEMORIAL DE CÁLCULO
Instalações prediais de água fria

Continue navegando