Buscar

Teorias sobre Práticas Educacionais e Direitos na Educação

Prévia do material em texto

Questão 1
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O professor em suas Práticas Educacionais introduz uma ação que valoriza os seus conhecimentos, valores éticos e morais em sua função pedagógica. Em seus exercícios práticos é constituído na educação e no preparo para o trabalho o relacionamento no educando integrando na sociedade. Porém, o educador com essas práticas educativas não deverá limitar esse educando em sua aprendizagem, e sim conscientizar, incentivar esse aluno em suas potencialidades e esforços para que haja uma mobilização e iniciativa própria desse aluno no mercado de trabalho. De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor FREIRE, (1999, p. 34), do papel do professor e suas práticas educativas com a pessoa com necessidade especial?
Escolha uma:
a. O professor assume maior responsabilidade nesse processo, ainda que muitas vezes seja vítima de uma história excludente. Mas os educandos devem ser levados em conta os interesses, habilidades, potencialidades e necessidades de cada um, criando condições para que possam usufruir da comunidade da qual fazem parte.
O educador é político, e faz política ao fazer educação; então que se faça de maneira mais consciente, localizando os discentes dentro de sua realidade produtiva; ensinar exige respeito aos saberes socialmente construídos, na prática comunitária e profissional do aluno: “Por que não estabelecer uma necessária intimidade entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos. Cap 03.
b. O educador sem o diálogo entre o aluno especial e o conteúdo real da aprendizagem, sem o diálogo entre a prática profissional e a prática escolar conseguirá que o trabalhador conheça os meios de superação de sua condição social e os limites e possibilidades que lhe são impostos pela sociedade mais ampla.
c. O educador é político, e faz política ao fazer educação; então que se faça de maneira mais consciente, localizando os discentes dentro de sua realidade produtiva; ensinar exige respeito aos saberes socialmente construídos, na prática comunitária e profissional do aluno.
d. O educador orienta os indivíduos que buscam escolarização, qualificação, aperfeiçoamento constante, veem na educação a esperança de um mundo melhor, que garanta um preparo voltado para o mundo do trabalho e das relações, onde os conhecimentos adquiridos tenham relação prática com a vida e a realidade, contando com educadores e um sistema competente para fazer com que isso aconteça.
e. O professor não deve solicitar a cada aluno um relacionamento ao grupo, que deverá compreender que todas as pessoas passam por situações diferentes das que imaginam como ideais, mas aprendem a lidar com elas, assim como aprendem algo importante para seu desenvolvimento pessoal.
Feedback
A resposta correta é: O educador é político, e faz política ao fazer educação; então que se faça de maneira mais consciente, localizando os discentes dentro de sua realidade produtiva; ensinar exige respeito aos saberes socialmente construídos, na prática comunitária e profissional do aluno..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nos dias atuais o Direito da Humanidade na Educação está inserido na Constituição Federal de (1988), em suas retificações, embora essa Lei não condiga constantemente com a realidade na prática social da vida do ser humano. Já na Antiguidade Grega o homem era estimado como o ser cidadão a exercer os seus direitos e deveres civis executado como indivíduo que convive na sociedade. De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor Cury (2007,) em relação aos dias de hoje, quais são esses direitos de participarem como seres cidadãos na política?
Escolha uma:
a. Além de se situar unicamente na esfera pública, a liberdade estava associada também à definição de igualdade, pois dependia da compreensão de cada cidadão como um indivíduo com igual poder de intervenção e decisão em relação aos demais. A liberdade, nessa perspectiva, é, em certa medida, condicionada pela esfera pública e pela relação estabelecida com os outros homens considerados igualmente livres.
b. Princípios, mas o fez de forma a estabelecer uma distinção entre cidadania e liberdade. Em casos de crime e condenação, o indivíduo poderia perder o direito à cidadania, à participação nas decisões políticas, sem perder o direito à liberdade. O direito à liberdade também poderia ser reduzido, chegando, no limite, à determinação de redução do cidadão a escravo. Dessa forma, cidadania e liberdade tornaram-se objeto de concessão ou cassação, dependendo da situação.
c. Dentro da esfera da família, a liberdade não existia, pois o chefe da família, seu dominante, só era considerado livre na medida em que tinha a faculdade de deixar o lar e ingressar na esfera política, onde todos eram iguais.
d. “Na comunidade de pessoas livres e iguais, politicamente organizadas, capazes de decidir os destinos da comunidade.” Dessa forma, pode se compreender que o cidadão é o indivíduo que possui o direito de exercer a cidadania e, portanto, participar das decisões políticas tomadas coletivamente em nome de toda a comunidade. Cabe lembrar que essa classificação excluía as mulheres, crianças, escravos e estrangeiros, tornando a cidadania um direito de poucos.
“Na comunidade de pessoas livres e iguais, politicamente organizadas, capazes de decidir os destinos da comunidade.” Dessa forma, pode se compreender que o cidadão é o indivíduo que possui o direito de exercer a cidadania e, portanto, participar das decisões políticas tomadas coletivamente em nome de toda a comunidade. Cabe lembrar que essa classificação excluía as mulheres, crianças, escravos e estrangeiros, tornando a cidadania um direito de poucos. Cap. 03.
e. Família pelo fato de somente conhecer iguais, ao passo que a família era o centro da mais severa desigualdade. Ser livre significava ao mesmo tempo não estar sujeito às necessidades da vida nem ao comando de outro e não comandar. Não significava domínio, como também não significava submissão.
Feedback
A resposta correta é: “Na comunidade de pessoas livres e iguais, politicamente organizadas, capazes de decidir os destinos da comunidade.” Dessa forma, pode se compreender que o cidadão é o indivíduo que possui o direito de exercer a cidadania e, portanto, participar das decisões políticas tomadas coletivamente em nome de toda a comunidade. Cabe lembrar que essa classificação excluía as mulheres, crianças, escravos e estrangeiros, tornando a cidadania um direito de poucos..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nos dias atuais vivenciamos em uma sociedade com aptidões nas ciências e novas tecnologias. Os professores educacionais em suas práticas pedagógicas constantemente são desafiados nessas inovações tecnológicas da modernidade. Essa transformação da prática só poderá ocorrer, a partir da compreensão das teorias e das condições dadas historicamente na vida profissional do docente. É relevante também considerar que a prática, como atividade sócio histórica, é um constante processo de redirecionamento, a fim de assumir sua responsabilidade social e crítica. De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor segundo Behrens (2000, p. 17), em relação a essa prática pedagógica dos professores regentes?
Escolha uma:
a. Tem surgido cada vez mais críticas ao paradigma clássico e, junto, a possibilidade de outros paradigmas que ainda estão se construindo. São os chamados paradigmas emergentes, que abrem o caminho para a transdisciplinaridade que se opõe ao característico isolamento disciplinar do paradigma clássico.
b. O filósofo e pedagogo foi, sem dúvida, um dos nomes mais marcantes na divulgação dos princípios da Escola Nova. Marcado pelos efeitos da Revolução Industrial e pelo ideal da democracia, queria preparar o aluno para a sociedade do desenvolvimento tecnológico e formar o cidadão para a convivência democrática.
c. Na abordagem progressista, o centro da ação consiste em pressupostos teóricos voltados aodiálogo e à discussão coletiva como elementos propulsores de uma aprendizagem significativa. Destaca-se, assim, uma parceria e participação crítica e reflexiva entre alunos e professores, no sentido de desenvolver atividades que possam contribuir para a produção do conhecimento.
d. Na alternativa de superação de um modelo educacional mais conservador, os escolanovistas visaram a reagir ao paradigma tradicional centrando as suas bases pedagógicas na biologia e na psicologia, como forma de romper com o humanismo e defender um pensamento cientificista.
e. A ação docente dos professores, e os pressupostos paradigmas que influenciam nos pensamentos das teorias e conhecimentos de Newton. Intitulada como paradigma emergente, propondo uma ciência que supera a fragmentação em busca do todo e que contemple as conexões, o contexto e as inter-relações dos sistemas que integram o planeta. A prática pedagógica influenciada por esta visão conservadora caracterizou o paradigma tradicional, o paradigma escola novista e o paradigma tecnicista. A outra dimensão, caracterizada como inovadora, tem como eixo central a produção do conhecimento.
A ação docente dos professores, e os pressupostos paradigmas que influenciam nos pensamentos das teorias e conhecimentos métodos de Newton. Intitulada como paradigma emergente, propondo uma ciência que supera a fragmentação em busca do todo e que contemple as conexões, o contexto e as inter-relações dos sistemas que integram o planeta. A prática pedagógica influenciada por esta visão conservadora caracterizou o paradigma tradicional, o paradigma escola novista e o paradigma tecnicista. A outra dimensão, caracterizada como inovadora, tem como eixo central a produção do conhecimento. Cap 03.
Feedback
A resposta correta é: A ação docente dos professores, e os pressupostos paradigmas que influenciam nos pensamentos das teorias e conhecimentos de Newton. Intitulada como paradigma emergente, propondo uma ciência que supera a fragmentação em busca do todo e que contemple as conexões, o contexto e as inter-relações dos sistemas que integram o planeta. A prática pedagógica influenciada por esta visão conservadora caracterizou o paradigma tradicional, o paradigma escola novista e o paradigma tecnicista. A outra dimensão, caracterizada como inovadora, tem como eixo central a produção do conhecimento..
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Considerando o processo histórico de colonização dos povos indígenas, assinale a sentença correta.
Escolha uma:
a. Em um país com imensa diversidade cultural, não é papel central da escola, o trabalho com as diferentes identidades culturais, uma vez que são questões vivenciadas em sociedade.
b. O processo de colonização do país se deu pela introdução harmoniosa da cultura europeia.
c. A partir da década de 1970, com a intensificação de diversos segmentos em favor da preservação e respeito a cultura indígena, possibilitou um redirecionamento na compreensão das etnias indígenas e de seu trabalho nas escolas, respeitando e considerando as diferentes expressões culturais, linguísticas e sociais.
Em meados da década de 1970, houve uma intensificação maior, no sentido de preservar os povos indígenas, tanto culturalmente quanto em espaço de território. Cap. 02.
d. A missão jesuíta no Brasil, teve como objetivo catequizar os índios. A educação, passa a ser um veículo de aprendizagem da nova cultura, hábitos e comunicação, visto que, os índios necessitavam serem civilizados.
e. Com as discussões e produções cientificas sobre o trabalho com as etnias indígenas nas escolas, os livros didáticos vêm representando o índio considerando a visão europeia, sendo um marco importante no reconhecimento da identidade indígena.
Feedback
A resposta correta é: A partir da década de 1970, com a intensificação de diversos segmentos em favor da preservação e respeito a cultura indígena, possibilitou um redirecionamento na compreensão das etnias indígenas e de seu trabalho nas escolas, respeitando e considerando as diferentes expressões culturais, linguísticas e sociais..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Apresenta-se no material didático uma divisão histórica das mulheres em três grupos, sendo que apenas a um deles era permitido pensar. Assinale a alternativa que apresenta esse grupo.
Escolha uma:
a. Concubinas.
Conhecer e pensar eram coisas proibidas às mulheres e, quando permitidas, o eram apenas às cortesãs, que desfrutavam de um conhecimento e aperfeiçoamento para melhor agradar aos homens em seus momentos de distração e relaxamento.
b. Médicas.
c. Professoras.
d. Cozinheiras.
e. Esposas.
Feedback
A resposta correta é: Concubinas..
Questão 6
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A educação inclusiva propõe a organização de escolas nas quais seja privilegiada a fusão entre a qualidade do atendimento especializado com a qualidade do atendimento da rede regular de ensino, vivendo a experiência de uma verdadeira comunidade educacional, em que exista a aceitação, a solidariedade, a diversidade, o respeito, a compreensão e os direitos à saúde, educação e trabalho. Neste contexto, avalie as seguintes afirmações sobre a educação inclusiva:
I - Cabe à instituição acolher todas as características próprias de aprendizagem, assegurando ensino de qualidade a todos mediante um currículo apropriado.
II - Os alunos com necessidades educativas especiais devem ter acesso à escola regular, acolhidos em uma ação pedagógica que organiza o tempo e o espaço para eles e que é capaz de satisfazer as suas necessidades.
III - A legislação prevê que é dever da rede pública de ensino oferecer acompanhamento pedagógico aos alunos com deficiência que apresentarem dificuldades de aprendizagem, sempre no mesmo período das aulas na classe regular.
IV –Um dos fatores essenciais para que a educação inclusiva ocorra é o sistema de avaliação processual do aluno sem retenção.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, III e IV.
b. I, II e IV.
c. I, II, III e IV.
d. I, II e III.
e. II e III.
Cabe à instituição acolher todas as características próprias de aprendizagem, assegurando ensino de qualidade a todos mediante um currículo apropriado.
Os alunos com necessidades educativas especiais devem ter acesso à escola regular, acolhidos em uma ação pedagógica que organiza o tempo e o espaço para eles e que é capaz de satisfazer as suas necessidades. Um dos fatores essenciais para que a educação inclusiva ocorra é o sistema de avaliação processual do aluno sem retenção.
A afirmativa III está incorreta, pois a legislação prevê que é dever da rede pública de ensino oferecer acompanhamento pedagógico aos alunos com deficiência que apresentarem dificuldades de aprendizagem, porém sempre no período contrário ao das aulas na classe regular. A ideia é manter abertas as escolas especiais e ressignificá-las nessa tarefa. Assim, dentro do novo contexto da educação inclusiva, o papel dessas escolas passa a ser, também, o de oferecer serviços complementares na área pedagógica e/ou da saúde. Páginas 116 a 118 do Livro da Disciplina. Cap 02.
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Mesmo o Ministério da Educação promovendo cursos à distância sobre o tema, o direcionamento dado à questão fica quase sempre a critério dos interesses e do empenho das instituições e dos próprios professores. Na maioria dos casos, o assunto fica a cargo dos docentes de Ciências pela compatibilidade com o tema ou limitado a projetos esporádicos realizados ao longo do ano. PAIVA, T. Os desafios da Educação Ambiental. Carta Educação. Disponível em:< http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/os-desafios-da-educacao-ambiental/ >. Acesso em: 11 jul. 2018 (adaptado). A partir do texto, é possível compreender os desafios da educação ambiental como:
Escolha uma:
a. As tecnologias abrangidas pela biologia, química e física, sendo essas as disciplinas competentes para trabalhar o despertar da consciênciaambiental.
b. Sistematização do conjunto de teorias aplicadas pelos professores, trabalhando em sala de aula as diversidades dos ecossistemas.
c. Distinção entre as ciências da natureza e suas tecnologias, cujo papel encadeia-se apenas em projetos de hortas comunitárias e reutilização da água deixando o encargo mais relevante à engenharia ambiental.
d. Ação transformadora, cujo comprometimento está focado na formação de indivíduos críticos, proativos e responsáveis que respeitem o meio ambiente e os demais ecossistemas.
Ação transformadora, cujo comprometimento está focado na formação de indivíduos críticos, proativos e responsáveis pelo desenvolvimento de atividades particulares e coletivas que respeitem o meio ambiente e os demais ecossistemas.
e. Articulação dos princípios teóricos e práticos que envolvam a biologia e a engenharia ambiental, cujo objetivo é mapear a fauna e a flora.
Feedback
A resposta correta é: Ação transformadora, cujo comprometimento está focado na formação de indivíduos críticos, proativos e responsáveis que respeitem o meio ambiente e os demais ecossistemas..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas”. Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária – Chosica/Peru (1976). Disponível em: < http://mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental>;. Acesso em: 10 jul. 2018. Considerando as implicações da educação, meio ambiente, sustentabilidade e as ações educativas, avalie as frases abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A educação ambiental é necessária para despertar a consciência e preparar o professor para educar a favor da sustentabilidade e contextualizar para o aluno que esse aprendizado e conhecimento também se refletem aos direitos humanos.
A educação ambiental é necessária para despertar a consciência e preparar o professor para educar a favor da sustentabilidade e contextualizar para o aluno que esse aprendizado e conhecimento também se refletem aos direitos humanos.
b. Valorizar a educação ambiental importuna as comunidades que dependem do campo para sobreviver, levando-os ao êxodo rural e causando inchaço nos grandes centros e o acarretamento de falta de infraestrutura para receber e incluir esses indivíduos.
c. Os componentes que contemplam a educação ambiental devem ser transmitidos apenas por instrutores de notório saber, sendo eles engenheiros ambientais ou membros de comunidades inseridas nos projetos de sustentabilidade.
d. Educar para sustentabilidade é o caminho que não deve ser ensinado em salas de aula dos centros urbanos, mas sim em projetos e programas que atendam, prioritariamente, as escolas rurais.
e. Formar educadores ambientais é uma das metas da educação, pois essa área é nova e abrange diversos saberes que precisam ser valorizados para contemplar escolas de áreas rurais e dos centros urbanos.
Feedback
A resposta correta é: A educação ambiental é necessária para despertar a consciência e preparar o professor para educar a favor da sustentabilidade e contextualizar para o aluno que esse aprendizado e conhecimento também se refletem aos direitos humanos..
Questão 9
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Segundo Rubim (apud CORNELL; THURSCHWELL, 1987, p. 171),
Homens e mulheres são, evidentemente, diferentes. Mas não são tão diferentes como dia e noite, terra e céu, yin e yang, vida e morte. De fato, do ponto de vista da natureza, homens e mulheres estão mais pertos um do outro do que qualquer outra coisa – por exemplo, montanhas, cangurus, ou palmas de coqueiro. A ideia de que homens e mulheres são mais diferentes um do outro do que qualquer outra coisa deve provir de algum lugar que não seja a natureza.
Considerando a explicação de Rubim, analise as sentenças a seguir e assinale a verdadeira.
Escolha uma:
a. O sexíssimo praticado socialmente, vem ressignificando a compreensão e valorização que não há diferenças entre homens e mulheres.
A luta pela igualdade de direitos vem por modificar uma estrutura social marcadamente machista. Hoje sabemos que essa luta continua, pois há necessidade constante de reafirmação dos direitos das mulheres, pois muitas culturas e sociedades ainda não reconhecem as mulheres como iguais em direitos aos homens. Nesse sentido, o sexíssimo, permeia as práticas e concepções de vários povos, essas relações se iniciam em muitos casos nas próprias famílias, quando existe a necessidade de separar os brinquedos para meninos e para meninas. Cap 2.2.
b. A luta por igualdade de direitos pelas mulheres vem por quebrar um paradigma institucionalizado socialmente, pelos homens, destinando afazeres específicos para mulheres e outros para homens.
c. Com o advento das mulheres ao mercado de trabalho e a vida política, vem transformando o modo de viver das mulheres. Hoje observamos que mundialmente todas as mulheres tem seus direitos resguardados.
d. A luta pela identidade de gênero, vem contribuindo para a definição de estereótipos entre homens e mulheres.
e. A família é um dos principais lugares, onde se fortalecem relações de diferenciação entre homens e mulheres. A mulher considerada frágil, e o homem, um guerreiro. As relações sexistas são inexistentes em nossa sociedade.
Feedback
A resposta correta é: A luta por igualdade de direitos pelas mulheres vem por quebrar um paradigma institucionalizado socialmente, pelos homens, destinando afazeres específicos para mulheres e outros para homens..
Questão 10
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Outro conteúdo importante para entendermos o multiculturalismo diz respeito à inclusão. Esse assunto é abordado em nosso livro didático– Inclusão: ensinando e aprendendo na diversidade. Sobre o conceito das necessidades especiais educativas, no Brasil, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Foi adotado desde 1960 e abrange crianças e jovens, cujas necessidades envolvam dificuldades de aprendizagem.
Foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1997), abrangendo todas as crianças e jovens com deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Embora tenha suas origens no ano de 1960, o conceito de necessidades educativas especiais só foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1997), passando a abranger todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
b. Diz respeito, somente, às necessidades educativas dos surdos, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de LIBRAS.
c. Diz respeito às crianças e jovens com deficiência visual ou cegueira, estabelecendo sua inclusão nas classes regulares de ensino.
d. Foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1997), abrangendo todas as crianças e jovens com deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
e. Abrange apenas as crianças e jovens com deficiência intelectual, seja ela leve, moderada ou severa.
Feedback
A resposta correta é: Foi adotado e redefinido a partir da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1997), abrangendo todas as crianças e jovens com deficiências ou dificuldades de aprendizagem..

Continue navegando