Buscar

Atividades Acessibilidade e Tecnologias Assistivas

Prévia do material em texto

Atividades Acessibilidade e Tecnologias Assistivas
A estimulação sensorial é realizada através da exploração dos cinco sentidos mediante jogos e atividades próprios para cada idade, favorece o desenvolvimento neurológico. O seu principal objetivo é otimizar o potencial psicointelectual, respeitando as características individuais e promovendo um estado de equilíbrio da criança e família que favorece o desenvolvimento integral da sua personalidade. A interação com a família e o jogo são grandes motores deste exercício.
A estimulação sensorial incentiva o desenvolvimento de órgãos como a audição, visão e tato, por intermédio de instrumentos terapêuticos naturais e não naturais, nas pessoas com deficiência.
Promovem o autocontrole, a autonomia, a descoberta e exploração de novos movimentos desenvolvidos durante o percurso da aprendizagem.
O trabalho de estimulação sensorial acelera o desenvolvimento global da criança deficiente aumentando as possibilidades desse aluno interagir com maior o qual vive permitindo assim, uma relação com seu meio. O convívio de qualquer criança independente de sua condição biológica, sensorial, cognitiva, com outras crianças e principalmente de um grupo maior, contribui para seu desenvolvimento.
Muitas crianças deficientes chegam à escola sem estímulo desenvolvido, percebe se que atrás de uma limitação existem outras, sendo não só a limitação da deficiência, mas também os estímulos que não foram desenvolvido no discente, sendo assim, através das atividades sensoriais o aluno desenvolve a sua percepção cognitiva, linguístico, emocional e social, através do conteúdo proposto pelo professor garantindo não apenas o aprendizado mas também à uma condição de vida ampla e independente.
Com atividades de figuras geométricas dá para observar a discriminação tátil, uma habilidade básica que deve ser desenvolvida na escola, pois a habilidade de manusear objetos a criança elabora as informações sobre o tamanho, espessura, forma e peso. A professora pede para o aluno construir uma figura do gato com peças do tangram apenas triângulos e quadrados. Atividade excelente, porque depois a professora pode pedi para os alunos interagirem e o aluno descobrir semelhanças e relação da cor. Mas é essencial que o aluno identifique a figura do formato do gato.
Vap1
 comunicação alternativa é uma área que auxilia as pessoas com grave comprometimento na comunicação oral. O trabalho de comunicação alternativa requer a atuação de profissionais de várias áreas, entre eles:
I – Terapeuta ocupacional
II – Pedagogo
III – Fonoaudiólogo
Assinale a resposta correta:
Escolha uma:
a. Os itens I, II e III estão corretos. 
b. Somente os itens II e III estão corretos.
c. Somente os itens I e III estão corretos.
d. Somente os itens I e II estão corretos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Os itens I, II e III estão corretos..
Questão 2
Correto
Atingiu 3,0 de 3,0
Marcar questão
Texto da questão
Tecnologia assistiva é um termo relativamente novo.
Separadamente essas duas palavras significam:
Escolha uma:
a. Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Assistiva significa: ver, enxergar ou notar.
b. Tecnologia é um termo novo que significa utilizar de técnicas para a criação de atividades pedagógicas. Assistiva significa: copiar, imprimir.
c. Tecnologia é um produto do processo educativo que permite que crianças com qualquer tipo de deficiência possam aprender com recursos semelhantes. Assistiva significa: ajudar, acompanhar.
d. Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Assistiva significa: ajudar, acompanhar. 
Vap2
O uso do objeto de aprendizagem se dá por meio de uma prática pedagógica no âmbito escolar entre professor e aluno, visando melhorar o processo educacional e aprimorar o trabalho do professor. Nota-se que a formação inicial do professor não permite que ele venha a fazer uso desse instrumento adequadamente, porque: [...] na maioria das vezes, a formação do professor não prepara o professor para que ele faça com que o processo de ensino e aprendizagem seja mais dinâmico, mais ativo, que ofereça a seus educandos esta formação plena e nem mesmo que adote as tecnologias em seu plano de ensino. Por isso, quando ele se depara como responsável por uma sala enfrenta inúmero desafios. Desafios esse não somente de ordem de domínio de conteúdo, mas também de como trabalhar estes mesmos conteúdos, entre aspecto de manter a atenção e interesse dos alunos pela educação. (BARDY, 2010, p.51)
Recomendo o estudo da aula texto 27 para realizar essa atividade.
 A aprendizagem dos alunos se dá pela prática pedagógica do docente. Para se ter uma boa aprendizagem, o docente cada vez mais, precisa estar atento as transformações, relacionadas ao mundo tecnológico. O uso das tecnologias em sala de aula, como ferramenta de ensino despertam interesse do aluno e tornam as aulas mais atrativas e dinâmicas.
   Nos dias atuais o professor, que não estiver atualizado, disposto trabalhar com recursos tecnológicos dificilmente suas aulas despertarão interesse e motivação. Quando o professor fica responsável por uma sala, enfrenta vários problemas, por não usar as tecnologias em seu plano de aula. Quando os docentes usam a internet, as mídias como ferramentas de trabalho, o mesmo visa melhorar o processo educacional, aprimorando cada vez mais o seu trabalho.
   O uso das tecnologias, em sala de aula, desperta interesse e auxilia no aprendizado dos alunos. Educar para boas práticas e escolhas online está diretamente relacionado ao educar que envolve desenvolvimento de habilidades e competências que ajudam na socialização no mundo digital, acreditando que nesse caminho podemos criar melhores condições para aprendizagem.          
   Segundo as pesquisas mais recentes o aumento do acesso à internet por crianças e adolescentes estão aumentando cada vez mais. A necessidade de mudança na dinâmica nas escolas tornou – se necessário, pois, é importante pensar e observar nos hábitos que despertam o interesse das crianças e adolescentes nos dias de hoje. A possibilidade de captar a atenção de engajar os alunos nas práticas pedagógicas, possibilitou criar um ambiente de interação e construção coletiva estimulando o protagonismo dos jovens alunos. A velocidade das mudanças é tão grande que mesmo aquele professor bem preparado pode se sentir inseguro frene essa nova realidade.
  Diante de tudo isso cabe o professor proporcionar uma liberdade dirigida de forma que os estudantes usam a tecnologia como ferramentais pedagógica auxiliando no seu aprendizado, de forma que ele se sinta atuante no seu processo de aprendizagem.
   O uso da tecnologia não são as únicas maneiras de transmitir o conhecimento, elas ajudam, mas ao mesmo tempo podem atrapalhar, se não forem planejadas e estimulada de forma positiva, inovadora que leve o interesse dos alunos.

Continue navegando