Buscar

Análise sobre o posicionamento da marca OBoticario - Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História, Imagem e Posicionamento da marca OBoticario
A marca O Boticário – empresa fundada em 1977, na cidade de Curitiba (PR), por Miguel Krigsner – pode ser considerada uma marca que utilizou da ferramenta merchandising para adquirir reconhecimento nacional, e foi o que aconteceu em 1985, na novela A Gata Comeu, da Rede Globo. Com o sucesso da propaganda iniciou-se uma era de investimentos pela empresa nesse tipo de publicidade.
 Um pouco mais tarde, a empresa percebeu a necessidade de realizar mudanças na gestão da marca, e assim, durante dois anos, realizou uma análise, percebeu que os clientes tinham uma percepção diferente da imagem da marca e realizou mudanças. Em 2008, promoveu um reposicionamento da sua marca que dura até os dias atuais, lançando a assinatura “Acredite na beleza” que diz muito sobre seu posicionamento e a imagem que quer passar para os consumidores. 
Desde então, ela dá ênfase em passar a ideia de que acredita no poder da beleza com toda sua diversidade, e tenta convencer o cliente (com sucesso na maioria das vezes) que a beleza não é só a estética, mas também a vontade das pessoas em se cuidarem e se sentirem bonitas como elas são. 
As propagandas continuam chamando atenção do público pela história e aprendizado que elas transmitem. A marca demonstra o posicionamento de atingir os sentimentos dos clientes com filmes muito bem elaborados com situações do cotidiano, abordando questões sociais, que demonstram a preocupação da marca em atingir todo tipo de público, como a relação de um padrasto e sua enteada no filme “Não é meu pai”, (Dia dos Pais de 2016); a troca de presentes por casais gays (Dia dos Namorados de 2015); o incômodo do garotinho com os pais divorciados no filme “Família Moderna” (Natal de 2013); entre outros.
Outro recurso que a empresa usa para passar sua imagem e se posicionar no mercado são as campanhas, que geralmente envolvem muita comunicação entre as partes. Como por exemplo a campanha para o Dia Internacional da Mulher em 2017 que, em vez de divulgar, preferiu dar espaço publicitário para movimentos femininos, utilizando a hashtag “#medeixafalar”.
É importante evidenciar o quanto essa marca é flexível e se esforça para acompanhar o mercado, e a cada dia mais conhecer seus clientes, promover sua marca e atingir os mais diversos tipos de público.

Continue navegando