Buscar

atividade 1 Barragens

Prévia do material em texto

Aluna: Aldaíza Batista de Aquino CPD: 023148 . .
Exercício 
Barragens e obras de terra. 
Define-se como resistência ao cisalhamento do solo como a máxima pressão de cisalhamento que o solo pode suportar sem sofrer ruptura, ou a tensão de cisalhamento do solo no plano em que a ruptura ocorre no momento da ruptura. Em Mecânica dos Solos, a resistência ao cisalhamento envolve duas componentes principais: atrito e coesão. Explique de forma didática como é feita a contribuição destas componentes para a resistência ao cisalhamento. Faça uma representação gráfica da resistência ao cisalhamento dos solos e explique os critérios de ruptura de Mohr-Coulomb. 
Resposta: A resistência ao cisalhamento ao longo de interfaces entre o solo e materiais de construção tem efeito importante no comportamento de vários tipos de estruturas. O modelo utilizado para resistência solo-estrutura é o mesmo geralmente utilizado para a resistência ao cisalhamento do solo, expresso pelo critério Mohr-Coulomb. Nesse modelo a resistência ao longo da interface é função de dois parâmetros: o ângulo de atrito solo-estrutura (δ) e a adesão de interface. É prática corrente adotar no projeto esses dois parâmetros em função do ângulo de atrito interno do solo () e da sua coesão (c). 
Critério de Coulomb. . . . . . .
Não há ruptura se a tensão de cisalhamento não ultrapassar um valor dado pela expressão c + f.σ, sendo c e f constantes do material e σ a tensão normal atuante no plano de cisalhamento. .
Critério de Mohr. . . .
Não há ruptura enquanto o círculo representativo do estado de tensões se encontrar no interior de uma curva, que é a envoltória dos círculos relativos a estados de ruptura. . .
Critério de Mohr-Coulomb. . .
Se a envoltória de Mohr é linear, o critério se torna similar ao de Coulomb, passando a denominar de Critério de Mohr-Coulomb. 
.

Continue navegando