Buscar

TrabalhosSuplementos_Trabalho Gestão Contrib Prev Trab

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA
Resenha Crítica 
Adelma Ribeiro Ferreira
Trabalho da disciplina Gestão Das Contribuições Previdenciárias e Trabalhistas
 
 Tutor: Prof. George Wilton Toledo
Nova Iguaçu 
2020
ATIVIDADE AVALIATIVA 
Atividade 1 
Aulas 1 - Relação de Trabalho x Relação de Emprego
Existe uma diferença entre relação de trabalho e relação de emprego. Relação de trabalho é um gênero ela é ampla ela corresponde a todo vínculo jurídico por meio do qual uma pessoa física assume compromisso de prestar serviço em prol de outra, ou seja, quando uma pessoa física presta serviço para outra, corresponde relação de trabalho. A relação de emprego é uma das relações de trabalho. Existem várias modalidades de relação de trabalho, por exemplo: pessoa física (empregadores domésticos), associações recreativas, empresas (pessoa jurídica), instituições de beneficência, instituições sem fins lucrativos, grupo econômico. A relação de emprego é uma das várias relações de trabalho e suas características são: subordinação, habitualidade (não eventual), onerosidade, pessoalidade, pessoa física. Essas são as características do vínculo de emprego, o empregado é sujeito ao empregador. O empregado tem que seguir as orientações e determinações do empregador. 
Esta relação empregatícia é concretizada de forma jurídica por meio do contrato de trabalho de comum acordo entre as partes. Existem alguns tipos de contrato de trabalho são eles: contrato por tempo determinado, contrato por tempo indeterminado, contrato de trabalho intermitente.
Contrato de trabalho por tempo determinado => é aquele como o próprio nome diz, com data de início e término, com limite máximo de dois anos de duração, podendo ser renovado apenas uma vez, após esse período torna-se indeterminado. O contrato de experiência se enquadra nesta modalidade, mas não pode exceder 90 dias de duração. O Contrato de trabalho por tempo determinado não há observações legais e pode ser feito conforme a vontade das partes.
Contrato por tempo indeterminado => são aqueles sem um tempo final predeterminado, neste tipo de contrato o trabalhador recebe seus direitos trabalhistas na rescisão de trabalho. Ex: aviso prévio, multa 40% sobre FGTS (caso tenha sido demitido), 13º salário, adicional de férias (1/3). 
Contrato de trabalho intermitente => esta é uma novidade na reforma trabalhista, esta modalidade caracteriza-se pela alternância de períodos trabalhados com período de inatividade. No período de inatividade pode prestar serviços a outros tomadores e exercer quaisquer atividades. Ele recebe os seguintes benefícios: remuneração, férias com acréscimo de um terço, 13º salário proporcional, repouso semanal remunerado, adicionais legais. O recolhimento do INSS e FGTS é de reponsabilidade do empregador.
Aula 2 e 3 - Remuneração x Salário
Remuneração é o gênero do qual o salário é a espécie. A remuneração indica a totalidade dos ganhos do empregado decorrentes do vínculo empregatício, pagos diretamente ou não pelo empregador pela contraprestação do trabalho e o salário integra a remuneração paga ao empregado em função do contrato de trabalho, 
São os tipos de remuneração: Horas extras, Comissões, Gorjetas, Participação acionária, Viagens e hospedagens, Benefícios corporativos.
Ex: Carro com combustível para trabalhar.
O salário é fornecido ao empregado pela organização em razão de seus conhecimentos para execução de atividades por um determinado tempo na prestação desses serviços. Existem vários tipos de salários:
Salário base: é aquele definido por meio de um contrato;
Salário mínimo: refere-se ao estipulado pela lei;
Piso salarial: indicado pelos sindicatos da classe;
Salário profissional: é regulamentado por categorias de profissionais;
Salário líquido: representa o valor que o colaborador recebe após serem descontadas as taxas trabalhistas;
Salário bruto: é o valor que o profissional recebe antes das taxas serem descontadas.
Aula 4 - Verbas Trabalhistas
O Direito do Trabalho prevê várias verbas trabalhistas para a relação de emprego, o salário pode ser acrescido de: verbas de adicional noturno, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, horas extras, comissões, percentagens, gratificações, entre outras. Cada rubrica tem sua natureza jurídica. A lei 13.467/2017 modificou o modo de como as parcelas integravam o salário, ficaram assim definidas as gratificações legais, quais sejam aquelas definidas em lei integram o salário: adicionais (insalubridade, periculosidade), comissões pagas pelo empregador: decorrente da produtividade. Não incorporam ao contrato de trabalho e não incide qualquer encargo trabalhista e previdenciário as importâncias de: auxílio alimentação (vedado o seu pagamento em dinheiro), diárias para viagem, prêmios e abonos. 
As verbas consideradas como remuneração e que fazem base para cálculo de 13º salário, férias, rescisões entre outras, são: Horas Extras; Adicional Noturno; Adicional de Periculosidade; Adicional de Insalubridade; DSR; Comissões; Gratificação; Quebra-caixa; Gorjetas. 
A Lei 13.467/2017 estabeleceu por meio da nova redação ao § 2º do art. 457 da CLT, que a partir de 11.11.2017, ainda que habituais, não integram a remuneração do empregado as parcelas: Abonos; Prêmios (assiduidade, triênio, anuênio, biênios, quinquênios); Ajuda de custo (qualquer valor); Abonos habituais Salário in Natura – fornecimento habitual de qualquer vantagem concedida ao empregado (aluguel de casa, carros, escola de filhos, etc.). Diárias para viagem, ainda que excedam a 50% (cinquenta por cento) do salário recebido pelo empregado.
Aula 5 – Rescisão contratual
É por meio da rescisão de contrato que o contratante encerra o seu vínculo empregatício com o contratado. Isso pode acontecer de maneira unilateral (motivado por uma das partes) ou de maneira acordada entre ambos. Só que, antes de rescindir o contrato, toda empresa deve se atentar às minúcias dessa decisão. Principalmente, porque uma rescisão de contrato de trabalho consiste em etapas posteriores que devem estar alinhadas às leis trabalhistas vigentes. Uma série de aspectos deve ser considerada, como o motivo da rescisão e também o período que o profissional ficou na empresa, entre outros dados que levam ao cálculo de rescisão correto.  
No contrato de rescisão, contudo, existe todo um processo envolto em cuidados e responsabilidade do departamento de pessoal, pois são necessários que sejam cumpridos alguns procedimentos determinados pela lei da CLT e que devem ser respeitados.
Exemplo: seguro-desemprego; férias proporcionais; liberação do FGTS; aviso prévio. Esses são apenas alguns dos procedimentos para se atentar, além de recolhimento do crachá e todos os acessos do colaborador. A rescisão de contrato é oficializada com a assinatura do  TRCT (termo de rescisão de contrato de trabalho). Nesse documento constam informações diversas sobre a relação entre a empresa e o profissional, como as datas da admissão e demissão, bem como os valores a serem pagos ao empregado. 
Existem vários tipos de rescisão de contrato: 
Normal: pelo seu cumprimento integral das obrigações pelas partes contratadas.
Anormal: pela frustação antes de ter alcançados o objetivo contratual.
Resolução: a extinção do contrato por descumprimento de uma das partes.
- Justa causa – ato faltoso do empregado.
Rescisão indireta – ato faltoso praticado pelo empregador.
Culpa recíproca – atos faltosos de ambas as partes.
Resilição: rompimento do contrato por uma das partes sem ter motivo, unilateral. 
- Dispensa sem justa causa por iniciativa do empregador.
- Pedido de demissão iniciativa do empregado.
Rescisão: ocorre em situações onde tenha havido lesão de uma das partes ou por nulidade. Esta modalidade compreende todas as modalidades de término contratual trabalhista.
Aula 6 - Terminação do contrato de trabalho.
É a cessação ou extinção do contrato de trabalho, encerrando o vínculo de emprego com extinção das obrigaçõestrabalhista.
Resilição: rompimento do contrato por uma das partes sem ter motivo, unilateral. 
- Dispensa sem justa causa por iniciativa do empregador.
- Pedido de demissão iniciativa do empregado.
Resolução: a extinção do contrato por descumprimento de uma das partes.
- Justa causa – ato faltoso do empregado.
Rescisão indireta – ato faltoso praticado pelo empregador.
Culpa recíproca – atos faltosos de ambas as partes.
Extinção da empresa/ Falência / Fechamento da empresa => quando ocorre está situação o empregado tem direito a todas as obrigações trabalhistas, pois o risco do negócio pertence ao empregador. 
Aposentadoria
Espontânea - por decisão do empregado em virtude de cumprir tempo para aposentadoria. Se o empregado continuar trabalhando após concessão de aposentadoria o contrato de trabalho não será rompido. 
Obs: Aposentadoria por invalidez – o contrato de trabalho é suspenso e não extinto de acordo com o Art. 475 da CLT.
Morte do empregado – o contrato é extinto, pois extingue o requisito “pessoalidade”. Equivale ao pedido de demissão sem aviso prévio. Os dependentes ou sucessores farão jus as verbas rescisórias devidas no pedido de demissão.
Justa causa –> Atos de improbidade (constitui um atentado contra o patrimônio do empregador), Incontinência de conduta (pornografia, assédio sexual), Mau procedimento (atitude irregular do empregado), Negociação habitual, Condenação criminal, Desídia (consiste em desempenhar funções com negligência, imperícia, preguiça, má vontade, desatenção, entre outros), Embriaguez (habitual ou em serviço, involuntária), violação de segredo da empresa, Indisciplina e Insubordinação, Abandono de emprego (faltas injustificadas), ato lesivo a honra e boa fama ou ofensas físicas, Prática constante de jogos de azar, Perda da habilitação ou requisitos estabelecidos para o exercício da profissão.
Comum acordo – nova modalidade de extinção do contrato de trabalho de acordo com o Art. 484-A CLT, por acordo entre ambas as partes.
Aulas 7e 8 - Inss e Contribuições Sociais 
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia brasileira vinculada ao Ministério da Economia para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social que é o programa de seguro público onde oferece proteção para o cidadão contra vários riscos econômicos, por exemplo, a perda de rendimentos devido a doença, velhice ou desemprego. O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto pela lei. O INSS trabalha junto à Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdência. Os estados e municípios podem instituir seus regimes de previdência próprios financiados por contribuições específicas.
As Contribuições Previdenciárias são estabelecidas no art. 195 da CFB. E denominam-se os encargos fiscais impostos aos contribuintes sobre a folha de pagamento pelos empregadores em geral, salvo as empresas optantes pelo Simples Nacional que tem regime de tributação diferenciado. Elas incidem sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços. São recolhidas sobre a contribuição 20% sobre o total das remunerações e o percentual devido ao RAT/SAT que pode variar de 1 a 3% (conforme o que dispõe o Fator Acidentário de Prevenção - FAP), as empresas/empregadores são obrigadas a contribuir a outras entidades, conhecidas como terceiros. Estas são definidas em função de sua atividade econômica, e as alíquotas são identificadas mediante o enquadramento desta na Tabela de Alíquotas de acordo com código denominado Fundo de Previdência e Assistência Social (FPAS). O empregado ou trabalhador também sofre incidência da contribuição previdenciária sobre os salários e remunerações, sendo o valor retido pelo empregador e repassado aos cofres públicos (INSS). Incidem sobre a Receita Bruta ou Faturamento o PIS e a COFINS. A CSLL - Contribuição sobre o Lucro Líquido é determinada sobre o resultado tributável das empresas.
São pessoas beneficiárias do RGPS (Regime Geral da Previdência Social):
Contribuinte individual, trabalhador avulso, empregado doméstico, empregado, segurado especial, segurado facultativo, dependentes.
Atividade 2 
Rescisão do Contrato de Trabalho sob a Ótica da Nova Legislação Trabalhista
A reforma da legislação trabalhista buscou também flexibilizar e desburocratizar a rescisão do vínculo empregatício existente entre empregado e empregador, mediante a celebração de um acordo entre as partes.
Com o acordo, o empregado terá o direito de movimentar 80% (oitenta por cento) do seu FGTS e a multa paga pelo empregador em decorrência da rescisão do contrato de trabalho é reduzida para 20% (vinte por cento), ou seja, pela metade.
O empregado terá direito, ainda, à metade do aviso prévio e ao pagamento das demais verbas rescisórias, como saldo de salário, férias, mais 1/3 constitucional, 13º salário, dentre outras verbas que compõem o plexo de verbas rescisórias.
A única consequência do acordo celebrado entre empregado e empregador para a rescisão do vínculo empregatício está na impossibilidade de o empregado sacar as parcelas relativas ao seguro desemprego.
Assim dispõe o art. 484-A, da CLT, senão vejamos:
“Art. 484-A”. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas:
I - por metade:
a) o aviso prévio, se indenizado; e
b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990;
II - na integralidade, as demais verbas trabalhistas.
§ 1o A extinção do contrato prevista no caput deste artigo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na forma do inciso I-A do art. 20 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, limitada até 80% (oitenta por cento) do valor dos depósitos.
§ 2o “A extinção do contrato por acordo prevista no caput deste artigo não autoriza o ingresso no Programa de Seguro-Desemprego.” grifo nosso
Mais um ponto que reputamos como sendo positivo é a revogação da disposição legal que obrigava o empregador a realizar a homologação da rescisão do contrato de trabalho do empregado no sindicato, para empregados com mais de 1 (um) ano de serviço.
Dessa forma, considerando a nova sistemática hoje vigente para a rescisão do contrato de trabalho do empregado, temos que o mesmo poderá ter seu vínculo empregatício rescindido com o empregador mediante acordo celebrado entre as partes.
Referências:
Avallone Erica. Contribuições Pis Cofins Csll e Inss, setembro de 2015. Disponível em: https://ericaavallone.jusbrasil.com.br/artigos/235296491/contribuicoes-pis-cofins-csll-e-inss. Acesso em: 11/04/2020
Bezerra Danielle. Verbas Salariais e Indenizatórias Trabalhistas Antes e Após a Reforma, janeiro de 2020. Disponível em: https://daniellebezerraadvogados2.jusbrasil.com.br/artigos/798303605/tabela-das-verbas-salariais-e-indenizatorias-trabalhistas-antes-e-apos-a-reforma-lei-13467-17. Acesso em: 11/04/2020
Borceda Gustavo. Verbas Salariais e Indenizatórias, novembro de 2018. Disponível em: https://www.valordotrabalho.com.br/tabela-das-verbas-salariais-e-indenizatorias-antes-e-apos-a-reforma.php. Acesso em: 11/04/2020
Contribuição Previdenciária. Disponível em: http://www.portaltributario.com.br/tributario/contribuicao_previdenciaria.htm Acesso em: 11/04/2020
IBC Equipe. Entenda Qual Diferenca Entre Salario e Remuneração, maio de 2018. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-qual-diferenca-entre-salario-e-remuneracao/. Acesso em: 11/04/2020
Rescisão do Contrato de Trabalho, setembro de 2017. Disponível em: https://chcadvocacia.adv.br/blog/rescisao-do-contrato-de-trabalho/. Acesso em: 11/04/2020
Silva Davyson. Rescisãodo Contrato de Trabalho sob a Ótica da Nova Legislação Trabalhista, junho de 2019. Disponível em: https://davyson.jusbrasil.com.br/artigos/724785867/rescisao-do-contrato-de-trabalho-sob-a-otica-da-nova-legislacao-trabalhista?ref=serp. Acesso em: 11/04/2020

Continue navegando