Buscar

Avaliação a Distância 2

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância 2
ALFABETIZAÇÃO 1
Coordenadora: Marta Cardoso de Lima da Costa Rego
 
Aluno(a): Marilda silva Ferreira Matr:16212080256
Polo:  Paracambi
Questão 1( 5 pontos)
             A partir da leitura das Aulas 22 e 23, onde foi apresentada a possibilidade de trabalho com projetos pedagógicos na alfabetização e das Aulas 25 e 26, sobre Letramento, vimos que existem alternativas viáveis para um trabalho sério, respaldado em teorias que auxiliam o professor no seu trabalho. A partir desses estudos, faça o que se pede.
Descreva as etapas textuais necessárias para a montagem de um projeto, definindo com suas palavras o que deve conter cada uma delas, bem como a importância dessa estrutura e a contribuição desta proposta para o processo de alfabetização rumo à cidadania.
.
R: ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
 Capa: A capa é a parte que protege o lado externo do trabalho e traz informações necessárias quanto à sua identificação.
Folha de Rosto: Traz a identificação do tipo de trabalho realizado, do aluno e do orientador. Na folha de rosto, também, se repetem alguns elementos da capa com a mesma grafia.
Sumário: Relaciona as principais divisões e seções do texto, na mesma ordem em que nele se sucedem, indicando ainda as respectivas páginas iniciais. Deve ser localizado imediatamente após a capa e a folha de rosto.
ELEMETOS TEXTUAIS
 Introdução: Desenvolver genericamente o tema, anunciar a ideia básica, situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho e descrever as motivações que levaram à escolha do tema.
Objetivos: Deve ser descrito o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar. O objetivo geral define o que pretende atingir com o projeto.
Justificativa: Neste item deve se procura demonstrar o valor de seu objeto de estudo. Para tanto, destacará a relevância quanto nos seus aspectos de utilidade social, mostrará a viabilidade do tema e indicará as razões de ordem pessoal que o levaram a eleger este tópico do conhecimento.
Resultado: A revisão da literatura deve destacar os principais trabalhos existentes sobre o assunto pesquisado, dar uma moldura conceitual do tema e fazer a ligação entre a bibliografia pesquisada e a situação do problema que está sendo estudado. Apresenta a teoria que sustenta o trabalho, levantamento de estudos já realizados sobre o assunto e definição de conceitos.
Metodologia: Nesta etapa devemos responder as seguintes perguntas: Como? Com quê? Com quem? Deverá fazer o traçado sistematizado de o caminho a seguir, selecionar as principais estratégias para a efetivação e execução do projeto.
Cronograma: A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Há determinadas partes que podem ser executadas simultaneamente, enquanto outras dependem das fases anteriores. Distribuir o tempo total disponível para a realização do projeto, incluindo nesta divisão a sua apresentação gráfica.
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Referências Bibliográficas: A bibliografia utilizada no desenvolvimento do projeto pode incluir aqueles que ainda serão consultados para sua pesquisa. A bibliografia pode conter também todo material coletado sobre o tema: livros, artigos, monografias, material da internet.
ANEXOS: Você pode anexar qualquer tipo de material ilustrativo, tais como tabelas, lista de abreviações, documentos ou parte de documentos, resultados de pesquisas, etc.
Questão 2 ( 2,5 pontos)
 Crie uma tabela escrevendo pequenas frases com o objetivo de obter um comparativo entre as concepções epistemológicas da alfabetização na perspectiva mecanicista e construtivista.
 Ex: Perspectiva Construtivista x Perspectiva Mecanicista ( Foco do trabalho / Postura do aluno frente ao conhecimento/ Postura e ação pedagógica do professor/ Como o aluno aprende/ Material didático)
	
	 Perspectiva Construtivista x
	Perspectiva Mecanicista
	Foco do trabalho
	Aprendizagem continua que faz com que o aluno reflita seus objetivos
	Método que garante o sucesso padronizado ao aluno para o futuro predefinido.
	Postura do aluno frente
Ao conhecimento
	Ativa pois o aluno aprende a diversidade.
	Inativa por limitada e paralisado o aluno na aprendizagem
	Postura e ação pedagógica do professor
	Colocando o aluno o centro da aprendizagem
	Não ocupando o aluno no centro da aprendizagem
	Como o aluno aprende
	Não há método especifico.
	O aluno aprende através da visualização e métodos de repetição e de memoria
	Material didático
	Cartilha
	Utiliza variados recursos e atividades que estimulam o aprendizado.
Questão 3 (2,5 pontos )
"Conta-se que um menino pobre, criado num contexto pobre, foi para a escola e com frequência dizia “cabeu” no decorrer de suas conversas. A professora preocupada o corrigia dizendo: “não é cabeu, é coube!” O menino repetia “coube”, mas logo em seguida se distraía e vinha novamente com “cabeu”'. Após certo número de tentativas infrutíferas para corrigir o aluno, a professora o chamou, entregou uma folha de papel e disse: ”Agora vamos ver se você aprende de uma vez por todas. “Enquanto os outros vão para o recreio, você ficará em sala e escreverá cem vezes a palavra coube, nesta folha”. O aluno, muito contrariado, começou a escrever. Após certo tempo, havia preenchido a página toda com coube, coube, coube... Entregou para a professora e essa, desconfiada, contou quantas vezes o aluno havia escrito. Foram apenas 98. Ela reclamou: “Eu não mandei você escrever cem vezes? Você está querendo me enganar? Aqui só tem 98.” O aluno, na maior simplicidade, se justificou: “É que não cabeu na folha, professora'." (MORETTO, 2001, p. 69) in José Ricardo Carvalho da Silva
Ao ler a história acima, você verifica que a professora ainda traz em sua prática alguns equívocos.
a) Quais seriam os conceitos que faltam à professora para entender melhor o porquê de sua atitude não ter gerado conhecimento ao aluno?
 Entender a aprendizagem como um processo contínuo e requer uma análise cuidadosa desse aprender em suas etapas, evolução e concretizações, para redimensionar conceitos alicerçados na busca da compreensão de novas ideias e valores.
b) Apresente uma conduta/tarefa que o professor poderia oferecer ao aluno que realmente possa auxiliá-lo avançar em suas hipóteses ortográficas.
Considerar e atender às diversidades na sala de aula e favorecer a interação e a cooperação, e tentando analisar o percurso de aprendizagem e o conhecimento prévio dos alunos.

Continue navegando