Buscar

FUNDAMENTOS CONTÁBEIS ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
GESTÃO PÚBLICA - EAD
FUNDAMENTOS CONTÁBEIS
ALESSANDRA BRASILIANO DA SILVA 
LUCIENE CAVALCANTE
A “Constrular” é uma empresa que comercializa Material de Construção, a mesma foi fundada em 25 de dezembro de 1965 pelo pai do Senhor José Bonifácio. No prédio onde a mesma está instalada possui dois andares, no andar de cima funciona o escritório de arquitetura “Requinte” da esposa do Sr. José e no andar de baixo são as instalações do comércio.
O Sr. José não possui um controle de separação das contas, ou seja, as contas de água, luz, telefone são compartilhadas pelos dois imóveis, as mesmas também são pagas com o dinheiro da empresa Controlar.
Além disso, o comércio utiliza um sistema simplificado de contabilização de receitas e despesas. São contabilizadas como receitas apenas os recebimentos de vendas à vista e só são contabilizadas as despesas realmente pagas durante o mês, receitas e despesas a prazo só serão contabilizadas quando os recebimentos e pagamentos de fato ocorrerem.
Analisando os casos descritos podemos afirmar que a empresa Constrular está ferindo quais princípios contábeis? Justifique o teor dos princípios em questão relatando o descumprimento e a medida adequada.
O fato em estudo se sobrecai no ferimento do princípio contábil da entidade, pois o senhor José compartilhando o prédio, água, luz e telefone com sua esposa, isso implica em uma divisão de despesas para ambas as empresas, fato esse que não ocorre, pois as mesmas são pagas com os ativos da Constrular. O exemplo não define a qual empresa pertence o Patrimônio, portanto o primeiro passo a seguir é fazer a separação. A seguir, deverá ser lançado em um balanço patrimonial, o que facilitará ao empresário visualizar os bens e direitos de sua empresa de forma estática. Além disto, o comércio utiliza um sistema simplificado de contabilização de receitas e despesas, o que fere o princípio da competência, o mesmo assegura que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos no período a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. É necessário que haja uma prestação de contas detalhadas. Neste caso, ambas as empresas devem adotar uma DRE - Demonstração de Resultados do Exercício, desta forma, será contabilizada.
 De forma detalhada, o resultado do exercício das empresas, o que facilitará aos empresários corrigir este segundo fato. Logo, deixará de ser ferido os princípios contábeis da entidade e da competência. 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://socontabilidade.com.br/conteudo/principios.php
http://netspeed.com.br/mais/blog/contabilidade/quais-os-principais-principios-da-contabilidade/
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/principiosfundamentais.htm

Outros materiais