Buscar

contextualizada historia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
 CURSO: GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA 
 DICIPLINA: HIISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
 PROFESSOR (A): ISABEL ADRIANA GOMES DE SENA
 TUTOR (A): WANDERSON FELIX VIANA
 ALUNO (A): SUZIANE FELIPE LOIOLA 
 Contextualizada
A vivência em sociedade e o seu desenvolvimento são mediados pela educação, tendo como objetivo principal tornar melhor e mais duradoura a existência humana, também por isso as informações, o conhecimento, as experiências e as técnicas são transmitidas entre as gerações e entre os diferentes povos.
Essa “transmissão” de conhecimentos possibilita melhorar a sobrevivência humana. Além dos gêneros alimentícios, dos utensílios e ferramentas e de tantos outros itens produzidos com a finalidade de prover o sustento e o abrigar das intempéries naturais, o ser humano também produz outras coisas: instrumentos musicais (e música), pinturas artísticas, esculturas em vários materiais e com várias finalidades, brinquedos e uma infinidade de exemplos que caberiam aqui. Imagine uma escola inserida em uma comunidade bem pobre, com altos índices de pobreza, contando somente com a escola e sem outros equipamentos socioeducacionais e culturais. Desenvolva ideias para um programa de Escola aberta nos Fins de Semana, dedicado aos alunos, envolvendo os pais e demais pessoas da comunidade, com o seguinte tema: Todos podem ser melhores através da educação!
Boa Prática!
 A educação mostra que as atividades de extraclasse têm bons resultados; atividade educativas; culturais artísticas e esportivas; contribui constantemente para melhorar a qualidade de vida de uma comunidade e; ao mesmo funciona como um espaço de convivência social; para aquelas famílias de classe social baixa; alguns projetos que; oferecem espaços socializador; e capaz de promover mudanças; no processo educacional de várias pessoas.
 Por muitos anos a cultura familiar foi umas das maiores mediadoras no processo educacional; onde os conhecimentos eram repassados de geração em geração o que tornou a família a principal corrente no processo de ensino; mas nem sempre e assim; quando falamos em famílias de extremas pobreza; a qual passa o papel importante para a escola reverter a situação oferecendo; projetos de socialização; projetos que possam oferecer a pratica e o aprendizado de diferentes formas como: aulas de crochê; pinturas; confecções; criação de bijuteria entre outros.
 Quando tratamos de famílias em extrema pobreza não encontramos muito longe no brasil ainda encontramos esses desafios; a violência em suas diversas facetas jovens sem condições de trabalho; as vezes passando por experiências de viver nas ruas; o que dá aos governos a responsabilidade de auxílio na educação; e formação de projetos /experiências que invistam em uma educação para a cidadania; com cursos profissionalizantes; lazer informática entre outros; levando um elo familiar também dentro da escola.
 A educação pode prepara e formar uma personalidade; fazer com que o indivíduo desenvolva o saber e agir a; interagir se nas atividades escolares; socializar se; libertar se; comunicar se e orientar. Não e somente na escola que adquirimos educação; na sociedade de qualquer maneira influência o ser humano; a sociedade faz com que o indivíduo adquira conhecimentos dependendo da sua classe será sua cultura.
 A educação nos torna mais humanos; pois não depende só de casa a educação depende da sociedade das relações com outros indivíduos; e também na escola; ninguém nasce desrespeitoso; mal educado ou grosseiro da mesma forma dos maus modos; inclui sociedade e convívio; por isso devemos ensinar a educação desde cedo; como os primeiros contatos do ser humano será o respeito e a educação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Jovens em situação de pobreza, vulnerabilidades sociais e ..
Jovens em situação de pobreza, vulnerabilidades sociais e ..
escola aberta - Ministério da Educação - Portal do MEC
portal.

Continue navegando