Logo Passei Direto
Buscar

UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELV

User badge image
GESSICA LEITE

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O direito ao acesso à educação emerge na sociedade enquanto possibilidade que abrange aspectos relacionados à formação, à capacitação, a melhores possibilidades de inserção ao mercado de trabalho e, consequentemente, à vida digna. Nesta perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição de 88 considera a necessidade de a educação ter por base objetivos que garantam: o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
II- A igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e a gratuidade de ensino público em estabelecimentos oficiais, fazem parte dos princípios constitucionais que servem de base para o ensino.
III- A gestão democrática do ensino público, abordada na lei, desconsidera a necessidade da participação efetiva da população, através das associações ou organizações, junto à tomada de decisões.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Historicamente, as pessoas com deficiência são excluídas dos espaços públicos, por serem consideradas incapazes de desenvolver as mesmas competências de um aluno considerado 'normal'. O Plano Nacional de Educação também prevê que os estados norteiam parâmetros para a Educação, desenvolvendo uma política de educação especial própria.
Nesse sentido, sobre a Educação Especial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A política nacional está priorizando e adequando os espaços para atender aos alunos da Educação Especial, sendo estes, prioridade na política de inclusão nacional.
( ) As escolas vêm se adequando gradativamente para atender aos alunos da Educação Especial, e os docentes são preparados intensivamente para qualificar os atendimentos.
( ) As escolas são financiadas por seus estados para realizarem as reformas arquitetônicas, assim que tiverem a matrícula de um aluno com necessidades especiais.
( ) As escolas estão se adequando gradualmente, porém existe muita fragilidade com relação à preparação dos professores e dos espaços arquitetônicos.
a) F - V - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - F.

A inserção do profissional de Serviço Social nas escolas tem mostrado interesse de vários segmentos da Educação. As discussões vêm com o objetivo do assistente social na escola contribuir no processo ensino-aprendizagem.
A respeito dos objetivos da atuação dos assistentes sociais na educação, analise as sentenças a seguir:
I- Incentivar a evasão dos estudantes.
II- Combater a repetência e a desmotivação.
III- Atuar sobre as dificuldades nos relacionamentos.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

A educação também sofre influências do capitalismo e o conceito de habitus de Pierre Bourdieu contribui para a compreensão das relações entre classe e cultura e das diferenciações culturais entre cada classe. A escola se configura como um lugar de desenvolvimento da cultura.
Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) As classes sociais menos favorecidas são educadas para ascender socialmente, superando a dinâmica desigual do capitalismo.
b) Os habitus das camadas sociais dominantes são apresentados para as crianças como forma natural de agir e pensar.
c) A educação consiste na reprodução social de padrões sociais de igualdade e reproduz ideologias variadas.
d) Os costumes de todas as classes sociais são levados em consideração no desenvolvimento de padrões culturais no capitalismo.

Conforme a Assembleia Nacional Constituinte, o FNDEP apresentou como bandeira de defesa a luta da educação, sendo direito do cidadão e dever do Estado e que o ensino deveria ser oferecido gratuitamente e de forma laica para todos os brasileiros.
Com relação à Constituição Federal de 1988 e à Educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O artigo 205 da CF/88 apresenta que a Educação é direito que o Estado deve oferecer e a sociedade tem a obrigação de contribuir e incentivar, visando ao pleno desenvolvimento da sociedade como um todo.
( ) Os princípios da educação estão contidos na Constituição Federal de 1988.
( ) Os indígenas são excluídos constitucionalmente da educação formal brasileira, sendo de competência do órgão específico - FUNAI - a responsabilidade da educação.
( ) Os princípios da Educação se apresentam de forma imparcial na Constituição Federal de 1988.
a) F - V - V - V.
b) F - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - F - F - V.

As políticas sociais são iniciativas inscritas em um sistema de proteção social, que compreende diversas políticas públicas voltadas ao enfrentamento da exclusão social, da desigualdade e da pobreza, com justiça social e respeito à dignidade humana, não se resumindo apenas às políticas de educação, saúde, assistência social, previdência, mas abrangendo também a moradia, o trabalho, o meio ambiente e a cidade.
Com relação ao financiamento da política de educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil, existe um sistema nacional de educação que favorece a organização de um regime de colaboração entre a União, os estados e os municípios sob a égide do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE.
( ) O financiamento da educação no Brasil provém de recursos públicos, de empresas privadas e dos cidadãos.
( ) Todos os recursos destinados às Secretarias de Educação são oriundos do financiamento do Governo Federal.
( ) O avanço nas condições de financiamento e a nova organização do sistema vêm permitindo a ampliação progressiva do acesso ao ensino público, mas não conseguem promover melhoras expressivas na qualidade do ensino oferecido.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) F - F - V – F.

A formação crítica do profissional de Serviço Social contribui para uma atuação diferenciada frente aos desafios sociais enfrentados pelas comunidades escolares, bem como o potencial interventivo contribuiu para atender às demandas enfrentadas no cotidiano escolar. A intervenção do assistente social na educação pode ocorrer em modalidades como: intervenções individuais com famílias, intervenção coletiva, dimensão investigativa, participação nos espaços de discussão relativos à educação, a dimensão pedagógico-interpretativa.
Considerando as características dessas modalidades, analise as seguintes sentenças:
I- A intervenção coletiva visa à socialização dos conhecimentos obtidos, mostrando os objetivos de uma determinada intervenção.
II- A participação nos espaços de discussão relativos à educação é fundamental para contribuir de forma qualificada na atuação dos Conselhos.
III- A dimensão investigativa contribui para que o profissional compreenda as condições de vida da população e a realidade social.
IV- As intervenções individuais são destinadas ao atendimento particular das famílias em situação de ameaça ou violação dos direitos.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O período republicano teve início após os movimentos militares, que eram contrários ao regime imperial. Como o imperador não conseguiu acompanhar o progresso econômico que estava acontecendo no país e com o início da República, o poder do imperador foi desacreditado. Neste período aconteceram duas manifestações em favor da educação no sentido de atender às prioridades do povo.
Considerando as características desta reforma, analise as sentenças a seguir:
I- A Reforma de Benjamin Constant criou o Ministério da Instrução, Correios e Telégrafos, que propôs mudança nos currículos, de modo que as matérias humanísticas fossem substituídas por matérias de cunho positivista.
II- Declarou o ensino regulado, orientado e pago pela igreja.
III- Dividiu a escola primária em dois níveis, sendo o primeiro de sete a 13 anos e o segundo de 13 a 15 anos.
IV- Passou a exigir diploma para o magistério em escolas públicas e, para as particulares, apenas atestado de idoneidade moral.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O Serviço Social é uma profissão que tem sua origem em ações caritativas, dirigidas principalmente pela Igreja Católica e por senhoras distintas da sociedade. Nesse cenário, o direito não é reconhecido, todas as ações são consideradas favores possíveis de serem cobrados.
Sobre a atuação dos assistentes sociais na educação na década de 20, analise as sentenças a seguir:
I- Visava ao ajustamento social dos menores, atendendo ainda aos objetivos da indústria.
II- Era uma atuação com vistas à emancipação do ser humano para o pleno exercício da cidadania.
III- Tratava-se de uma atuação visando ao ajuste social, especialmente dos professores, já que estes queriam a revolução social.
IV- Buscava a emancipação dos alunos para participar dos conselhos de classe.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

O processo da Educação no Brasil foi constituído em sua trajetória por diferentes sujeitos e instituições, assumindo finalidades diversas e em alguns contextos históricos, possuindo um caráter excludente que permitia o acesso ao ensino apenas para uma parcela da população.
Considerando a Educação no Brasil em seu decorrer histórico, analise as sentenças a seguir:
I- A prática acadêmica no Brasil Colônia incentivava a escolarização das mulheres.
II- A educação ministrada pelos padres jesuítas para o povo indígena possuía um caráter emancipatório.
III- No início do período imperial, a política educacional passou a ser vista como um direito do cidadão através da primeira Constituição brasileira de 1824.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

(ENADE, 2004) O Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo. Isso quer dizer que, na sua prática profissional, os assistentes sociais não se limitam a conhecer as necessidades dos demandantes de seus serviços, mas também agem para enfrentá-las, através dos seguintes meios: estratégias (adoção de procedimentos para se alcançar um fim); procedimentos (sucessão de atos e operações); instrumentos (recursos auxiliares das técnicas) e técnicas operativas (maneira especializada de agir).
A utilização desses meios busca permitir:
a) Ao assistente social conceber e fornecer soluções técnicas às necessidades apresentadas pelos demandantes de seus serviços.
b) A instituição em que o assistente social trabalha equipar-se para melhor oferecer condições de atendimento às necessidades de seus usuários.
c) Aos demandantes dos serviços do assistente social descobrir e providenciar respostas práticas para suas necessidades.
d) Ao assistente social e aos demandantes de seus serviços identificar e decidir sobre as respostas práticas para suas necessidades.

(ENADE, 2004) A clássica concepção de cidadania social considera direito do cidadão e dever do Estado o trabalho, a moradia, a educação, a saúde, a cultura e a segurança social, bem como a garantia pública de condições mínimas de vida para todos. Com base nessa concepção, conclui-se que os direitos sociais:
a) São distintos dos direitos individuais, exigindo, à diferença destes, o compromisso social do Estado e a mediação de políticas públicas na satisfação de necessidades coletivas.
b) São uma extensão dos direitos políticos, com vista a garantir ao cidadão a participação no poder político, na definição de políticas públicas e na escolha de seus governantes.
c) São um desdobramento dos direitos civis, constituindo um reforço à autonomia do cidadão de ir e vir, de pensamento e fé, bem como de firmar contratos e exigir proteção social particular.
d) Baseiam-se no princípio da liberdade, tendo em vista o fortalecimento da capacidade de escolha e de decisão do cidadão na provisão de seu bem-estar.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O direito ao acesso à educação emerge na sociedade enquanto possibilidade que abrange aspectos relacionados à formação, à capacitação, a melhores possibilidades de inserção ao mercado de trabalho e, consequentemente, à vida digna. Nesta perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A Constituição de 88 considera a necessidade de a educação ter por base objetivos que garantam: o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
II- A igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e a gratuidade de ensino público em estabelecimentos oficiais, fazem parte dos princípios constitucionais que servem de base para o ensino.
III- A gestão democrática do ensino público, abordada na lei, desconsidera a necessidade da participação efetiva da população, através das associações ou organizações, junto à tomada de decisões.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Historicamente, as pessoas com deficiência são excluídas dos espaços públicos, por serem consideradas incapazes de desenvolver as mesmas competências de um aluno considerado 'normal'. O Plano Nacional de Educação também prevê que os estados norteiam parâmetros para a Educação, desenvolvendo uma política de educação especial própria.
Nesse sentido, sobre a Educação Especial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A política nacional está priorizando e adequando os espaços para atender aos alunos da Educação Especial, sendo estes, prioridade na política de inclusão nacional.
( ) As escolas vêm se adequando gradativamente para atender aos alunos da Educação Especial, e os docentes são preparados intensivamente para qualificar os atendimentos.
( ) As escolas são financiadas por seus estados para realizarem as reformas arquitetônicas, assim que tiverem a matrícula de um aluno com necessidades especiais.
( ) As escolas estão se adequando gradualmente, porém existe muita fragilidade com relação à preparação dos professores e dos espaços arquitetônicos.
a) F - V - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - V - F.

A inserção do profissional de Serviço Social nas escolas tem mostrado interesse de vários segmentos da Educação. As discussões vêm com o objetivo do assistente social na escola contribuir no processo ensino-aprendizagem.
A respeito dos objetivos da atuação dos assistentes sociais na educação, analise as sentenças a seguir:
I- Incentivar a evasão dos estudantes.
II- Combater a repetência e a desmotivação.
III- Atuar sobre as dificuldades nos relacionamentos.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

A educação também sofre influências do capitalismo e o conceito de habitus de Pierre Bourdieu contribui para a compreensão das relações entre classe e cultura e das diferenciações culturais entre cada classe. A escola se configura como um lugar de desenvolvimento da cultura.
Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) As classes sociais menos favorecidas são educadas para ascender socialmente, superando a dinâmica desigual do capitalismo.
b) Os habitus das camadas sociais dominantes são apresentados para as crianças como forma natural de agir e pensar.
c) A educação consiste na reprodução social de padrões sociais de igualdade e reproduz ideologias variadas.
d) Os costumes de todas as classes sociais são levados em consideração no desenvolvimento de padrões culturais no capitalismo.

Conforme a Assembleia Nacional Constituinte, o FNDEP apresentou como bandeira de defesa a luta da educação, sendo direito do cidadão e dever do Estado e que o ensino deveria ser oferecido gratuitamente e de forma laica para todos os brasileiros.
Com relação à Constituição Federal de 1988 e à Educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O artigo 205 da CF/88 apresenta que a Educação é direito que o Estado deve oferecer e a sociedade tem a obrigação de contribuir e incentivar, visando ao pleno desenvolvimento da sociedade como um todo.
( ) Os princípios da educação estão contidos na Constituição Federal de 1988.
( ) Os indígenas são excluídos constitucionalmente da educação formal brasileira, sendo de competência do órgão específico - FUNAI - a responsabilidade da educação.
( ) Os princípios da Educação se apresentam de forma imparcial na Constituição Federal de 1988.
a) F - V - V - V.
b) F - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - F - F - V.

As políticas sociais são iniciativas inscritas em um sistema de proteção social, que compreende diversas políticas públicas voltadas ao enfrentamento da exclusão social, da desigualdade e da pobreza, com justiça social e respeito à dignidade humana, não se resumindo apenas às políticas de educação, saúde, assistência social, previdência, mas abrangendo também a moradia, o trabalho, o meio ambiente e a cidade.
Com relação ao financiamento da política de educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil, existe um sistema nacional de educação que favorece a organização de um regime de colaboração entre a União, os estados e os municípios sob a égide do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE.
( ) O financiamento da educação no Brasil provém de recursos públicos, de empresas privadas e dos cidadãos.
( ) Todos os recursos destinados às Secretarias de Educação são oriundos do financiamento do Governo Federal.
( ) O avanço nas condições de financiamento e a nova organização do sistema vêm permitindo a ampliação progressiva do acesso ao ensino público, mas não conseguem promover melhoras expressivas na qualidade do ensino oferecido.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) F - F - V – F.

A formação crítica do profissional de Serviço Social contribui para uma atuação diferenciada frente aos desafios sociais enfrentados pelas comunidades escolares, bem como o potencial interventivo contribuiu para atender às demandas enfrentadas no cotidiano escolar. A intervenção do assistente social na educação pode ocorrer em modalidades como: intervenções individuais com famílias, intervenção coletiva, dimensão investigativa, participação nos espaços de discussão relativos à educação, a dimensão pedagógico-interpretativa.
Considerando as características dessas modalidades, analise as seguintes sentenças:
I- A intervenção coletiva visa à socialização dos conhecimentos obtidos, mostrando os objetivos de uma determinada intervenção.
II- A participação nos espaços de discussão relativos à educação é fundamental para contribuir de forma qualificada na atuação dos Conselhos.
III- A dimensão investigativa contribui para que o profissional compreenda as condições de vida da população e a realidade social.
IV- As intervenções individuais são destinadas ao atendimento particular das famílias em situação de ameaça ou violação dos direitos.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O período republicano teve início após os movimentos militares, que eram contrários ao regime imperial. Como o imperador não conseguiu acompanhar o progresso econômico que estava acontecendo no país e com o início da República, o poder do imperador foi desacreditado. Neste período aconteceram duas manifestações em favor da educação no sentido de atender às prioridades do povo.
Considerando as características desta reforma, analise as sentenças a seguir:
I- A Reforma de Benjamin Constant criou o Ministério da Instrução, Correios e Telégrafos, que propôs mudança nos currículos, de modo que as matérias humanísticas fossem substituídas por matérias de cunho positivista.
II- Declarou o ensino regulado, orientado e pago pela igreja.
III- Dividiu a escola primária em dois níveis, sendo o primeiro de sete a 13 anos e o segundo de 13 a 15 anos.
IV- Passou a exigir diploma para o magistério em escolas públicas e, para as particulares, apenas atestado de idoneidade moral.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O Serviço Social é uma profissão que tem sua origem em ações caritativas, dirigidas principalmente pela Igreja Católica e por senhoras distintas da sociedade. Nesse cenário, o direito não é reconhecido, todas as ações são consideradas favores possíveis de serem cobrados.
Sobre a atuação dos assistentes sociais na educação na década de 20, analise as sentenças a seguir:
I- Visava ao ajustamento social dos menores, atendendo ainda aos objetivos da indústria.
II- Era uma atuação com vistas à emancipação do ser humano para o pleno exercício da cidadania.
III- Tratava-se de uma atuação visando ao ajuste social, especialmente dos professores, já que estes queriam a revolução social.
IV- Buscava a emancipação dos alunos para participar dos conselhos de classe.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

O processo da Educação no Brasil foi constituído em sua trajetória por diferentes sujeitos e instituições, assumindo finalidades diversas e em alguns contextos históricos, possuindo um caráter excludente que permitia o acesso ao ensino apenas para uma parcela da população.
Considerando a Educação no Brasil em seu decorrer histórico, analise as sentenças a seguir:
I- A prática acadêmica no Brasil Colônia incentivava a escolarização das mulheres.
II- A educação ministrada pelos padres jesuítas para o povo indígena possuía um caráter emancipatório.
III- No início do período imperial, a política educacional passou a ser vista como um direito do cidadão através da primeira Constituição brasileira de 1824.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

(ENADE, 2004) O Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo. Isso quer dizer que, na sua prática profissional, os assistentes sociais não se limitam a conhecer as necessidades dos demandantes de seus serviços, mas também agem para enfrentá-las, através dos seguintes meios: estratégias (adoção de procedimentos para se alcançar um fim); procedimentos (sucessão de atos e operações); instrumentos (recursos auxiliares das técnicas) e técnicas operativas (maneira especializada de agir).
A utilização desses meios busca permitir:
a) Ao assistente social conceber e fornecer soluções técnicas às necessidades apresentadas pelos demandantes de seus serviços.
b) A instituição em que o assistente social trabalha equipar-se para melhor oferecer condições de atendimento às necessidades de seus usuários.
c) Aos demandantes dos serviços do assistente social descobrir e providenciar respostas práticas para suas necessidades.
d) Ao assistente social e aos demandantes de seus serviços identificar e decidir sobre as respostas práticas para suas necessidades.

(ENADE, 2004) A clássica concepção de cidadania social considera direito do cidadão e dever do Estado o trabalho, a moradia, a educação, a saúde, a cultura e a segurança social, bem como a garantia pública de condições mínimas de vida para todos. Com base nessa concepção, conclui-se que os direitos sociais:
a) São distintos dos direitos individuais, exigindo, à diferença destes, o compromisso social do Estado e a mediação de políticas públicas na satisfação de necessidades coletivas.
b) São uma extensão dos direitos políticos, com vista a garantir ao cidadão a participação no poder político, na definição de políticas públicas e na escolha de seus governantes.
c) São um desdobramento dos direitos civis, constituindo um reforço à autonomia do cidadão de ir e vir, de pensamento e fé, bem como de firmar contratos e exigir proteção social particular.
d) Baseiam-se no princípio da liberdade, tendo em vista o fortalecimento da capacidade de escolha e de decisão do cidadão na provisão de seu bem-estar.

Prévia do material em texto

08/05/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/5
Acadêmico: Antonia Celeste Nery de Almeida (970697)
Disciplina: Políticas Sociais em Educação (SES14)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639440) ( peso.:3,00)
Prova: 17590690
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada Questão Cancelada
1. O direito ao acesso à educação emerge na sociedade enquanto possibilidade que abrange aspectos relacionados
à formação, à capacitação, a melhores possibilidades de inserção ao mercado de trabalho e, consequentemente, à
vida digna. Nesta perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
I- A Constituição de 88 considera a necessidade de a educação ter por base objetivos que garantam: o pleno
desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
II- A igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e a gratuidade de ensino público em
estabelecimentos oficiais, fazem parte dos princípios constitucionais que servem de base para o ensino.
III- A gestão democrática do ensino público, abordada na lei, desconsidera a necessidade da participação efetiva
da população, através das associações ou organizações, junto à tomada de decisões.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa I está correta.
 b) As afirmativas I e III estão corretas.
 c) As afirmativas I e II estão corretas.
 d) As afirmativas II e III estão corretas.
Historicamente, as pessoas com deficiência são excluídas dos espaços públicos, por serem consideradas
incapazes de desenvolver as mesmas competências de um aluno considerado "normal". O Plano Nacional de
Educação também prevê que os estados norteiam parâmetros para a Educação, desenvolvendo uma política de
educação especial própria. Nesse sentido, sobre a Educação Especial, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) A política nacional está priorizando e adequando os espaços para atender aos alunos da Educação Especial,
sendo estes, prioridade na política de inclusão nacional.
( ) As escolas vêm se adequando gradativamente para atender aos alunos da Educação Especial, e os docentes
são preparados intensivamente para qualificar os atendimentos. 
( ) As escolas são financiadas por seus estados para realizarem as reformas arquitetônicas, assim que tiverem a
matrícula de um aluno com necessidades especiais. 
( ) As escolas estão se adequando gradualmente, porém existe muita fragilidade com relação à preparação dos
professores e dos espaços arquitetônicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) V - F - V - F.
 c) V - V - V - F.
 d) F - F - F - V.
 * Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
08/05/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/5
3. A inserção do profissional de Serviço Social nas escolas tem mostrado interesse de vários segmentos da
Educação. As discussões vêm com o objetivo do assistente social na escola contribuir no processo ensino-
aprendizagem. A respeito dos objetivos da atuação dos assistentes sociais na educação, analise as sentenças a
seguir:
I- Incentivar a evasão dos estudantes.
II- Combater a repetência e a desmotivação.
III- Atuar sobre as dificuldades nos relacionamentos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença II está correta.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) Somente a sentença I está correta.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
4. A educação também sofre influências do capitalismo e o conceito de habitus de Pierre Bourdieu contribui para a
compreensão das relações entre classe e cultura e das diferenciações culturais entre cada classe. A escola se
configura como um lugar de desenvolvimento da cultura. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Os habitus das camadas sociais dominantes são apresentados para as crianças como forma natural de agir e
pensar.
 b) As classes sociais menos favorecidas são educadas para ascender socialmente, superando a dinâmica
desigual do capitalismo.
 c) Os costumes de todas as classes sociais são levados em consideração no desenvolvimento de padrões
culturais no capitalismo.
 d) A educação consiste na reprodução social de padrões sociais de igualdade e reproduz ideologias variadas.
5. Conforme a Assembleia Nacional Constituinte, o FNDEP apresentou como bandeira de defesa a luta da educação,
sendo direito do cidadão e dever do Estado e que o ensino deveria ser oferecido gratuitamente e de forma laica
para todos os brasileiros. Com relação à Constituição Federal de 1988 e à Educação, classifique V para as
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O artigo 205 da CF/88 apresenta que a Educação é direito que o Estado deve oferecer e a sociedade tem a
obrigação de contribuir e incentivar, visando ao pleno desenvolvimento da sociedade como um todo.
( ) Os princípios da educação estão contidos na Constituição Federal de 1988.
( ) Os indígenas são excluídos constitucionalmente da educação formal brasileira, sendo de competência do
órgão específico - FUNAI - a responsabilidade da educação.
( ) Os princípios da Educação se apresentam de forma imparcial na Constituição Federal de 1988.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - F.
 b) F - V - V - V.
 c) V - V - F - F.
 d) V - F - F - V.
08/05/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/5
6. As políticas sociais são iniciativas inscritas em um sistema de proteção social, que compreende diversas políticas
públicas voltadas ao enfrentamento da exclusão social, da desigualdade e da pobreza, com justiça social e respeito
à dignidade humana, não se resumindo apenas às políticas de educação, saúde, assistência social, previdência,
mas abrangendo também a moradia, o trabalho, o meio ambiente e a cidade. Com relação ao financiamento da
política de educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Brasil, existe um sistema nacional de educação que favorece a organização de um regime de colaboração
entre a União, os estados e os municípios sob a égide do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE.
( ) O financiamento da educação no Brasil provém de recursos públicos, de empresas privadas e dos cidadãos.
( ) Todos os recursos destinados às Secretarias de Educação são oriundos do financiamento do Governo
Federal. 
( ) O avanço nas condições de financiamento e a nova organização do sistema vêm permitindo a ampliação
progressiva do acesso ao ensino público, mas não conseguem promover melhoras expressivas na qualidade do
ensino oferecido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) V - V - F - V.
 c) F - F - V - F.
 d) F - F - F - V.
7. A formação crítica do profissional de Serviço Social contribui para uma atuação diferenciada frente aos desafios
sociais enfrentados pelas comunidades escolares, bem como o potencial interventivo contribuiu para atender às
demandas enfrentadas no cotidiano escolar. A intervenção do assistente social na educação pode ocorrer em
modalidades como: intervenções individuais com famílias, intervenção coletiva, dimensão investigativa,
participação nos espaços de discussão relativos à educação, a dimensão pedagógico-interpretativa. Considerando
as características dessas modalidades, analise as seguintes sentenças:
I- A intervenção coletiva visa à socialização dos conhecimentos obtidos, mostrando os objetivos de uma
determinada intervenção.
II- A participação nos espaços de discussão relativos à educação é fundamental para contribuirde forma
qualificada na atuação dos Conselhos.
III- A dimensão investigativa contribui para que o profissional compreenda as condições de vida da população e a
realidade social.
IV- As intervenções individuais são destinadas ao atendimento particular das famílias em situação de ameaça ou
violação dos direitos.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e III estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
08/05/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/5
8. O período republicano teve início após os movimentos militares, que eram contrários ao regime imperial. Como o
imperador não conseguiu acompanhar o progresso econômico que estava acontecendo no país e com o início da
República, o poder do imperador foi desacreditado. Neste período aconteceram duas manifestações em favor da
educação no sentido de atender às prioridades do povo. O entusiasmo pela educação solicitava a ampliação das
escolas e o otimismo pedagógico buscava os métodos e conteúdos para o ensino. Com a atuação do Governo
Federal, ocorreram algumas medidas e uma delas foi a Reforma de Benjamin Constant de 1891. Considerando as
características desta reforma, analise as sentenças a seguir:
I- A Reforma de Benjamin Constant criou o Ministério da Instrução, Correios e Telégrafos, que propôs mudança nos
currículos, de modo que as matérias humanísticas fossem substituídas por matérias de cunho positivista.
II- Declarou o ensino regulado, orientado e pago pela igreja.
III- Dividiu a escola primária em dois níveis, sendo o primeiro de sete a 13 anos e o segundo de 13 a 15 anos.
IV- Passou a exigir diploma para o magistério em escolas públicas e, para as particulares, apenas atestado de
idoneidade moral.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença I está correta.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
9. O Serviço Social é uma profissão que tem sua origem em ações caritativas, dirigidas principalmente pela Igreja
Católica e por senhoras distintas da sociedade. Nesse cenário, o direito não é reconhecido, todas as ações são
consideradas favores possíveis de serem cobrados. Sobre a atuação dos assistentes sociais na educação na
década de 20, analise as sentenças a seguir:
I- Visava ao ajustamento social dos menores, atendendo ainda aos objetivos da indústria.
II- Era uma atuação com vistas à emancipação do ser humano para o pleno exercício da cidadania.
III- Tratava-se de uma atuação visando ao ajuste social, especialmente dos professores, já que estes queriam a
revolução social.
IV- Buscava a emancipação dos alunos para participar dos conselhos de classe.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
10. O processo da Educação no Brasil foi constituído em sua trajetória por diferentes sujeitos e instituições, assumindo
finalidades diversas e em alguns contextos históricos, possuindo um caráter excludente que permitia o acesso ao
ensino apenas para uma parcela da população. Considerando a Educação no Brasil em seu decorrer histórico,
analise as sentenças a seguir:
I- A prática acadêmica no Brasil Colônia incentivava a escolarização das mulheres.
II- A educação ministrada pelos padres jesuítas para o povo indígena possuía um caráter emancipatório.
III- No início do período imperial, a política educacional passou a ser vista como um direito do cidadão através da
primeira Constituição brasileira de 1824.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
08/05/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/5
11. (ENADE, 2004) O Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo. Isso quer dizer que, na sua prática
profissional, os assistentes sociais não se limitam a conhecer as necessidades dos demandantes de seus serviços,
mas também agem para enfrentá-las, através dos seguintes meios: estratégias (adoção de procedimentos para se
alcançar um fim); procedimentos (sucessão de atos e operações); instrumentos (recursos auxiliares das técnicas) e
técnicas operativas (maneira especializada de agir). A utilização desses meios busca permitir:
 a) Ao assistente social conceber e fornecer soluções técnicas às necessidades apresentadas pelos demandantes
de seus serviços.
 b) Aos demandantes dos serviços do assistente social descobrir e providenciar respostas práticas para suas
necessidades.
 c) Ao assistente social e aos demandantes de seus serviços identificar e decidir sobre as respostas práticas para
suas necessidades.
 d) À instituição em que o assistente social trabalha equipar-se para melhor oferecer condições de atendimento às
necessidades de seus usuários.
12. (ENADE, 2004) A clássica concepção de cidadania social considera direito do cidadão e dever do Estado o
trabalho, a moradia, a educação, a saúde, a cultura e a segurança social, bem como a garantia pública de
condições mínimas de vida para todos. Com base nessa concepção, conclui-se que os direitos sociais:
 a) São um desdobramento dos direitos civis, constituindo um reforço à autonomia do cidadão de ir e vir, de
pensamento e fé, bem como de firmar contratos e exigir proteção social particular.
 b) São uma extensão dos direitos políticos, com vista a garantir ao cidadão a participação no poder político, na
definição de políticas públicas e na escolha de seus governantes.
 c) São distintos dos direitos individuais, exigindo, à diferença destes, o compromisso social do Estado e a
mediação de políticas públicas na satisfação de necessidades coletivas.
 d) Baseiam-se no princípio da liberdade, tendo em vista o fortalecimento da capacidade de escolha e de decisão
do cidadão na provisão de seu bem-estar.
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina