Logo Passei Direto
Buscar

Objetiva Empreendedorismo

User badge image
Eliza Cross

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Você já deve ter ouvido que um plano de negócios é um item fundamental em qualquer empreendimento e que sua importância é vital para o sucesso de uma empresa. O plano de plano de negócios é, em suma, um documento escrito que descreve os objetivos de um negócio e que traça os passos necessários para a sua realização, bem como para seu sucesso. Neste contexto avalie as afirmações seguir:
É correto o que se afirma:
I. Um plano de negócios analisa os pontos fortes e fracos da empresa em relação à concorrência, assim como o ambiente geral do negócio onde se definem as estratégias de marketing e se analisam seus os aspectos financeiros.
II. Um plano de negócios não deve ser usado como uma ferramenta para aprovação de empréstimos em linhas de financiamentos junto a bancos e outras instituições financeiras, pois nele estão contidas informações confidenciais da empresa.
III. Um plano de negócios é uma ferramenta de negociação que ajuda a empresa a levantar recursos por meio de financiadores ou investidores que sempre o analisam antes de colocar seu dinheiro em uma empresa.
A - Na I e II
B - Na I e III
C - Na II e III
D - Somente na I
E - Somente na II

A missão do BNDES é promover o desenvolvimento do Brasil, elevando a competitividade da economia brasileira, priorizando tanto a redução de desigualdades sociais e regionais, como a manutenção e geração de emprego. Para isso, desde a sua fundação, em 1952, o BNDES vem financiando os grandes empreendimentos industriais e de infraestrutura, tendo marcante posição no apoio aos investimentos na agricultura, no comércio e serviço, nas micro, pequenas e médias empresas, e aos investimentos sociais, direcionados para a educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e ambiental e transporte coletivo de massa. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras.
Em relação ao BNDES, avalie as afirmativas abaixo e assinale a única resposta correta:
I - As linhas de apoio financeiro e os programas do BNDES atendem às necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor estabelecidas no país.
II - A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo o país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES.
III - Contribui, também para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.
a. Afirmativa I correta.
b. Afirmativas I, III corretas.
c. Afirmativas I e II corretas.
d. Afirmativas I, II e III corretas.
e. Afirmativa II correta.

Alexandre é o fundador da empresa Cacau Show. Sua história começa com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta, ainda aos 14 anos, em busca de conseguir algum dinheiro que o fizesse erguer o negócio que enxergava como lucrativo. Sua caminhada sempre foi marcada por muito suor e insistência, acreditando sempre que com um mínimo investimento poderia espalhar seus produtos por todo o país. E foi assim que conseguiu iniciar a grande marca que conhecemos hoje. Ainda com 17 anos de idade, 500 dólares e 1 funcionária, Alexandre da Costa fundou a Cacau Show no bairro da Casa Verde, em São Paulo, uma empresa 100% nacional onde a teoria de um empreendedor de sucesso se encaixava perfeitamente com sua personalidade: Uma ideia, o produto e iniciativa fizeram Alexandre contribuir para a economia brasileira, gerando lucros para si e expansão de sua marca, satisfazendo seu desejo profissional e pessoal. Hoje a Cacau Show tem 26 anos de história, com mais de 800 lojas franqueadas em mais de 350 municípios por todos os estados brasileiros. Produz empregos para diversas pessoas em uma das maiores redes de lojas de chocolate do mundo, com um faturamento que alcança o valor de mais de 100 milhões de reais por ano.
São características de empreendedores de sucesso:
I - Ser dinâmico;
II - Ser determinado;
III - Saber explorar as oportunidades;
IV - Construir o próprio destino;
a. I, II e IV são corretas;
b. II e IV são corretas;
c. I, III e IV são corretas;
d. I, II, III, IV são corretas;
e. I e III são corretas;

Na forma da Lei nº 6.330, de 23 de setembro de 1976, o funcionamento de uma farmácia dependerá de autorização do Ministério da Saúde, diretamente na ANVISA. Existem dois tipos de autorização de funcionamento: AFE: Chamada de Autorização de Funcionamento de Empresas Comum. Deve ser requerida junto à Anvisa para que a empresa possa comercializar medicamentos industrializados em sua embalagem original, incluindo os medicamentos “controlados” presentes na Portaria SVS/MS n° 344/1998 e suas atualizações. AE: Chamada de Autorização Especial. Somente aplicável às Farmácias de Manipulação que já possuam AFE e que manipulem medicamentos contendo substâncias “controladas” presentes na lista do anexo da Portaria SVS/MS n° 344/1998.
Um empreendedor deve ter em mente que por mais inovadora e revolucionária que seja sua empresa e seus produtos, de nada servirão se o arcabouço jurídico não estiver correto e adequado. Considerando os aspectos legais de um novo empreendimento avalie as afirmacoes a seguir.
I. É necessário o cumprimento de regras bem definidas por governos e instituições.
II. Aspectos legais também dizem respeito à propriedade intelectual, marcas e patentes e licenciamentos.
III. Os profissionais que ajudam um empreendedor nessas tarefas são o advogado e o contador.
A - I e II, apenas.
B - I, apenas.
C - I, II e III.
D - II e III, apenas.
E - II, apenas.

Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral é necessário fazer um cuidadoso planejamento do negócio. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas pelo desejo, mesmo que seja um bem ardoroso. Ideias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo. Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas.
Sobre planos de negócio, avalie as alternativas abaixo:
I) Um plano de negócios é um vídeo, de grande valor, que descreve os objetivos de um negócio e os respectivos passos necessários para a sua realização.
II) O plano de negócios é uma importante ferramenta de negociação e ajuda a levantar recursos;
III) O plano de negócios não contribui para a aprovação de empréstimos;
IV) O plano de negócios analisa os pontos fracos e fortes em relação à concorrência e o ambiente de negócio;
A -I e II são corretas;
B -I, II e IV são corretas;
C -I, II, III, IV são corretas;
D -I, III e IV são corretas;
E -II, IV são corretas;

Não é fácil empreender quando não se tem um bom planejamento retratado em um bom plano de negócios, mas ainda é mais difícil quando não se tem o capital inicial e suficiente para por em prática uma ideia e uma oportunidade. Quando se trata então de um pequeno negócio as barreiras são maiores ainda, mas no Brasil algumas iniciativas estão surtindo efeito.
Considere as afirmações a seguir em relação ao assunto:
I. O BNDES é o órgão estatal especializado e o que mais incentiva o microempreendedor no Brasil com várias linhas de crédito para pequenos negócios.
II. Os bancos comerciais são os maiores financiadores de microcrédito no Brasil, pois conseguem oferecer juros e condições gerais mais atrativas para os pequenos empreendedores.
III. Na prática os bancos estatais, principalmente o Banco do Brasil e a Caixa Federal, e algumas ONGs voltadas ao setor são os principais canais de liberação de microcrédito no Brasil.
a. Na I e II
b. Na I e III
c. Na II e III
d. Somente na I
e. Somente na III

Alguns autores propõem um modelo de motivação empreendedora que consiste na decisão de um indivíduo em se comportar de forma empreendedora pela influência conjunta de cinco fatores: características pessoais, ambiente pessoal, objetivos pessoais, ambiente de negócios e a ideia do negócio.
Sobre estes cinco fatores, avalie as afirmacoes a seguir:
I. As características pessoais são elementos importantes no processo de criação de novos negócios.
II. Os objetivos pessoais são àqueles relativos às expectativas e metas de cada empreendedor.
III. O contexto político, jurídico, macroeconômico e setorial que cerca o negócio não integra estes fatores.
IV. A influencia conjunta destes cinco fatores dão origem à performance do negócio.
a. I e IV
b. I e III
c. I, II e IV
d. I e II
e. II e III

O americano David Norton dá dicas e conselhos a seis empresas brasileiras que adotaram a mais badalada ferramenta de gestão da atualidade. Nos últimos dez anos, poucas teorias ligadas à administração fizeram tanto sucesso e provocaram tantas dúvidas como o balanced scorecard. Criado pela dupla de consultores americanos David Norton e Robert Kaplan. Quando decidiu realizar uma reestruturação, há cerca de três anos, a Oxiteno, fabricante de produtos químicos do grupo Ultra, escolheu o BSC para ajudá-la na tarefa. Hoje, a empresa possui apenas um mapa estratégico, que serve de bússola para todos os seus 950 funcionários — sejam eles diretores ou operários. Seu maior dilema: desdobrá-lo ou não.
Sobre o Balanced Score card (BSC), assinale a alternativa correta
A - O BSC pode ser considerado uma técnica para medição de objetivos;
B - O BSC pode ser considerado uma técnica para medição de rotatividade;
C - O BSC é uma ferramenta que materializa as perdas de uma empresa;
D - O BSC é uma ferramenta para desenvolvimento dos empreendedores;
E - O BSC possui duas dimensões de negócio que são: gestão tecnologia e legal;

O Brasileiro e empreendedor Dagoberto Hajjar, estudado em nosso livro base com os relatos sobre o case de sucesso Advance Marketing, deixa claro que apesar de seu sucesso no mundo dos negócios, não se tornou um “guru da autoajuda” com conselhos milagrosos, entretanto ele relata alguns aprendizados importantes em sua trajetória, capaz de nortear de maneira assertiva quem deseja empreender.
Neste sentido, o que diz o empreendedor a respeito de planejamento para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso?
A - O empreendedor de sucesso não perde tempo planejando, ele foca na prática e vai com todas as forças em direção de suas crenças, mesmo que o mercado mostre aversão a sua ideia, ele não desiste e nem desperdiça tempo com planejamento.
B - O empreendedor não pode se ater ao planejamento, o que difere os melhores da maioria é a disposição de arriscar na hora que a ideia vem à cabeça, perder tempo com o planejamento passa a ser um atraso.
C - O empreendedor que deseja ter sucesso deve seguir seus instintos e arriscar tudo em favor do que pensa, não deve dedicar tempo com planejamento pois isso além de desanimar o empreendedor, torna-se impeditivo de avanço.
D - O empresário deve focar na implementação de seu negócio e não perder tempo com planejamento do futuro que sempre será incerto, sendo assim, o negócio é arriscar todas as fichas e esperar pra ver.
E - O empresário não pode ser simplesmente um executor; ele tem que dedicar um tempo para o planejamento estratégico. Tem que estar ‘antenado’ com o que está acontecendo no mercado e para onde estão indo seus clientes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Você já deve ter ouvido que um plano de negócios é um item fundamental em qualquer empreendimento e que sua importância é vital para o sucesso de uma empresa. O plano de plano de negócios é, em suma, um documento escrito que descreve os objetivos de um negócio e que traça os passos necessários para a sua realização, bem como para seu sucesso. Neste contexto avalie as afirmações seguir:
É correto o que se afirma:
I. Um plano de negócios analisa os pontos fortes e fracos da empresa em relação à concorrência, assim como o ambiente geral do negócio onde se definem as estratégias de marketing e se analisam seus os aspectos financeiros.
II. Um plano de negócios não deve ser usado como uma ferramenta para aprovação de empréstimos em linhas de financiamentos junto a bancos e outras instituições financeiras, pois nele estão contidas informações confidenciais da empresa.
III. Um plano de negócios é uma ferramenta de negociação que ajuda a empresa a levantar recursos por meio de financiadores ou investidores que sempre o analisam antes de colocar seu dinheiro em uma empresa.
A - Na I e II
B - Na I e III
C - Na II e III
D - Somente na I
E - Somente na II

A missão do BNDES é promover o desenvolvimento do Brasil, elevando a competitividade da economia brasileira, priorizando tanto a redução de desigualdades sociais e regionais, como a manutenção e geração de emprego. Para isso, desde a sua fundação, em 1952, o BNDES vem financiando os grandes empreendimentos industriais e de infraestrutura, tendo marcante posição no apoio aos investimentos na agricultura, no comércio e serviço, nas micro, pequenas e médias empresas, e aos investimentos sociais, direcionados para a educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e ambiental e transporte coletivo de massa. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras.
Em relação ao BNDES, avalie as afirmativas abaixo e assinale a única resposta correta:
I - As linhas de apoio financeiro e os programas do BNDES atendem às necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor estabelecidas no país.
II - A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo o país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES.
III - Contribui, também para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.
a. Afirmativa I correta.
b. Afirmativas I, III corretas.
c. Afirmativas I e II corretas.
d. Afirmativas I, II e III corretas.
e. Afirmativa II correta.

Alexandre é o fundador da empresa Cacau Show. Sua história começa com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta, ainda aos 14 anos, em busca de conseguir algum dinheiro que o fizesse erguer o negócio que enxergava como lucrativo. Sua caminhada sempre foi marcada por muito suor e insistência, acreditando sempre que com um mínimo investimento poderia espalhar seus produtos por todo o país. E foi assim que conseguiu iniciar a grande marca que conhecemos hoje. Ainda com 17 anos de idade, 500 dólares e 1 funcionária, Alexandre da Costa fundou a Cacau Show no bairro da Casa Verde, em São Paulo, uma empresa 100% nacional onde a teoria de um empreendedor de sucesso se encaixava perfeitamente com sua personalidade: Uma ideia, o produto e iniciativa fizeram Alexandre contribuir para a economia brasileira, gerando lucros para si e expansão de sua marca, satisfazendo seu desejo profissional e pessoal. Hoje a Cacau Show tem 26 anos de história, com mais de 800 lojas franqueadas em mais de 350 municípios por todos os estados brasileiros. Produz empregos para diversas pessoas em uma das maiores redes de lojas de chocolate do mundo, com um faturamento que alcança o valor de mais de 100 milhões de reais por ano.
São características de empreendedores de sucesso:
I - Ser dinâmico;
II - Ser determinado;
III - Saber explorar as oportunidades;
IV - Construir o próprio destino;
a. I, II e IV são corretas;
b. II e IV são corretas;
c. I, III e IV são corretas;
d. I, II, III, IV são corretas;
e. I e III são corretas;

Na forma da Lei nº 6.330, de 23 de setembro de 1976, o funcionamento de uma farmácia dependerá de autorização do Ministério da Saúde, diretamente na ANVISA. Existem dois tipos de autorização de funcionamento: AFE: Chamada de Autorização de Funcionamento de Empresas Comum. Deve ser requerida junto à Anvisa para que a empresa possa comercializar medicamentos industrializados em sua embalagem original, incluindo os medicamentos “controlados” presentes na Portaria SVS/MS n° 344/1998 e suas atualizações. AE: Chamada de Autorização Especial. Somente aplicável às Farmácias de Manipulação que já possuam AFE e que manipulem medicamentos contendo substâncias “controladas” presentes na lista do anexo da Portaria SVS/MS n° 344/1998.
Um empreendedor deve ter em mente que por mais inovadora e revolucionária que seja sua empresa e seus produtos, de nada servirão se o arcabouço jurídico não estiver correto e adequado. Considerando os aspectos legais de um novo empreendimento avalie as afirmacoes a seguir.
I. É necessário o cumprimento de regras bem definidas por governos e instituições.
II. Aspectos legais também dizem respeito à propriedade intelectual, marcas e patentes e licenciamentos.
III. Os profissionais que ajudam um empreendedor nessas tarefas são o advogado e o contador.
A - I e II, apenas.
B - I, apenas.
C - I, II e III.
D - II e III, apenas.
E - II, apenas.

Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral é necessário fazer um cuidadoso planejamento do negócio. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas pelo desejo, mesmo que seja um bem ardoroso. Ideias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo. Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas.
Sobre planos de negócio, avalie as alternativas abaixo:
I) Um plano de negócios é um vídeo, de grande valor, que descreve os objetivos de um negócio e os respectivos passos necessários para a sua realização.
II) O plano de negócios é uma importante ferramenta de negociação e ajuda a levantar recursos;
III) O plano de negócios não contribui para a aprovação de empréstimos;
IV) O plano de negócios analisa os pontos fracos e fortes em relação à concorrência e o ambiente de negócio;
A -I e II são corretas;
B -I, II e IV são corretas;
C -I, II, III, IV são corretas;
D -I, III e IV são corretas;
E -II, IV são corretas;

Não é fácil empreender quando não se tem um bom planejamento retratado em um bom plano de negócios, mas ainda é mais difícil quando não se tem o capital inicial e suficiente para por em prática uma ideia e uma oportunidade. Quando se trata então de um pequeno negócio as barreiras são maiores ainda, mas no Brasil algumas iniciativas estão surtindo efeito.
Considere as afirmações a seguir em relação ao assunto:
I. O BNDES é o órgão estatal especializado e o que mais incentiva o microempreendedor no Brasil com várias linhas de crédito para pequenos negócios.
II. Os bancos comerciais são os maiores financiadores de microcrédito no Brasil, pois conseguem oferecer juros e condições gerais mais atrativas para os pequenos empreendedores.
III. Na prática os bancos estatais, principalmente o Banco do Brasil e a Caixa Federal, e algumas ONGs voltadas ao setor são os principais canais de liberação de microcrédito no Brasil.
a. Na I e II
b. Na I e III
c. Na II e III
d. Somente na I
e. Somente na III

Alguns autores propõem um modelo de motivação empreendedora que consiste na decisão de um indivíduo em se comportar de forma empreendedora pela influência conjunta de cinco fatores: características pessoais, ambiente pessoal, objetivos pessoais, ambiente de negócios e a ideia do negócio.
Sobre estes cinco fatores, avalie as afirmacoes a seguir:
I. As características pessoais são elementos importantes no processo de criação de novos negócios.
II. Os objetivos pessoais são àqueles relativos às expectativas e metas de cada empreendedor.
III. O contexto político, jurídico, macroeconômico e setorial que cerca o negócio não integra estes fatores.
IV. A influencia conjunta destes cinco fatores dão origem à performance do negócio.
a. I e IV
b. I e III
c. I, II e IV
d. I e II
e. II e III

O americano David Norton dá dicas e conselhos a seis empresas brasileiras que adotaram a mais badalada ferramenta de gestão da atualidade. Nos últimos dez anos, poucas teorias ligadas à administração fizeram tanto sucesso e provocaram tantas dúvidas como o balanced scorecard. Criado pela dupla de consultores americanos David Norton e Robert Kaplan. Quando decidiu realizar uma reestruturação, há cerca de três anos, a Oxiteno, fabricante de produtos químicos do grupo Ultra, escolheu o BSC para ajudá-la na tarefa. Hoje, a empresa possui apenas um mapa estratégico, que serve de bússola para todos os seus 950 funcionários — sejam eles diretores ou operários. Seu maior dilema: desdobrá-lo ou não.
Sobre o Balanced Score card (BSC), assinale a alternativa correta
A - O BSC pode ser considerado uma técnica para medição de objetivos;
B - O BSC pode ser considerado uma técnica para medição de rotatividade;
C - O BSC é uma ferramenta que materializa as perdas de uma empresa;
D - O BSC é uma ferramenta para desenvolvimento dos empreendedores;
E - O BSC possui duas dimensões de negócio que são: gestão tecnologia e legal;

O Brasileiro e empreendedor Dagoberto Hajjar, estudado em nosso livro base com os relatos sobre o case de sucesso Advance Marketing, deixa claro que apesar de seu sucesso no mundo dos negócios, não se tornou um “guru da autoajuda” com conselhos milagrosos, entretanto ele relata alguns aprendizados importantes em sua trajetória, capaz de nortear de maneira assertiva quem deseja empreender.
Neste sentido, o que diz o empreendedor a respeito de planejamento para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso?
A - O empreendedor de sucesso não perde tempo planejando, ele foca na prática e vai com todas as forças em direção de suas crenças, mesmo que o mercado mostre aversão a sua ideia, ele não desiste e nem desperdiça tempo com planejamento.
B - O empreendedor não pode se ater ao planejamento, o que difere os melhores da maioria é a disposição de arriscar na hora que a ideia vem à cabeça, perder tempo com o planejamento passa a ser um atraso.
C - O empreendedor que deseja ter sucesso deve seguir seus instintos e arriscar tudo em favor do que pensa, não deve dedicar tempo com planejamento pois isso além de desanimar o empreendedor, torna-se impeditivo de avanço.
D - O empresário deve focar na implementação de seu negócio e não perder tempo com planejamento do futuro que sempre será incerto, sendo assim, o negócio é arriscar todas as fichas e esperar pra ver.
E - O empresário não pode ser simplesmente um executor; ele tem que dedicar um tempo para o planejamento estratégico. Tem que estar ‘antenado’ com o que está acontecendo no mercado e para onde estão indo seus clientes.

Prévia do material em texto

OBJETIVA EMPREENDEDORISMO
Questão 1 de 10
Você já deve ter ouvido que um plano de negócios é um item fundamental em qualquer empreendimento e que sua importância é vital para o sucesso de uma empresa. O plano de plano de negócios é, em suma, um documento escrito que descreve os objetivos de um negócio e que traça os passos necessários para a sua realização, bem como para seu sucesso. Neste contexto avalie as afirmações seguir:
I. Um plano de negócios analisa os pontos fortes e fracos da empresa em relação à concorrência, assim como o ambiente geral do negócio onde se definem as estratégias de marketing e se analisam seus os aspectos financeiros.
II. Um plano de negócios não deve ser usado como uma ferramenta para aprovação de empréstimos em linhas de financiamentos junto a bancos e outras instituições financeiras, pois nele estão contidas informações confidenciais da empresa.
III. Um plano de negócios é uma ferramenta de negociação que ajuda a empresa a levantar recursos por meio de financiadores ou investidores que sempre o analisam antes de colocar seu dinheiro em uma empresa.
É correto o que se afirma:
A - Na II e III
B - Somente na II
C - Na I e II
D - Somente na I
E - Na I e III
Questão 2 de 10
A missão do BNDES é promover o desenvolvimento do Brasil, elevando a competitividade da economia brasileira, priorizando tanto a redução de desigualdades sociais e regionais, como a manutenção e geração de emprego. Para isso, desde a sua fundação, em 1952, o BNDES vem financiando os grandes empreendimentos industriais e de infraestrutura, tendo marcante posição no apoio aos investimentos na agricultura, no comércio e serviço, nas micro, pequenas e médias empresas, e aos investimentos sociais, direcionados para a educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e ambiental e transporte coletivo de massa. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Em relação ao BNDES, avalie as afirmativas abaixo e assinale a única resposta correta:
I - As linhas de apoio financeiro e os programas do BNDES atendem às necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor estabelecidas no país.
II - A parceria com instituições financeiras, com agências estabelecidas em todo o país, permite a disseminação do crédito, possibilitando um maior acesso aos recursos do BNDES.
III - Contribui, também para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.
A - Afirmativas I e II corretas.
B - Afirmativa I correta.
C - Afirmativa II correta.
D - Afirmativas I, II e III corretas
E - Afirmativas I, III corretas.
Questão 3 de 10
Alexandre é o fundador da empresa Cacau Show. Sua história começa com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta, ainda aos 14 anos, em busca de conseguir algum dinheiro que o fizesse erguer o negócio que enxergava como lucrativo. Sua caminhada sempre foi marcada por muito suor e insistência, acreditando sempre que com um mínimo investimento poderia espalhar seus produtos por todo o país. E foi assim que conseguiu iniciar a grande marca que conhecemos hoje. Ainda com 17 anos de idade, 500 dólares e 1 funcionária, Alexandre da Costa fundou a Cacau Show no bairro da Casa Verde, em São Paulo, uma empresa 100% nacional onde a teoria de um empreendedor de sucesso se encaixava perfeitamente com sua personalidade: Uma ideia, o produto e iniciativa fizeram Alexandre contribuir para a economia brasileira, gerando lucros para si e expansão de sua marca, satisfazendo seu desejo profissional e pessoal.
Hoje a Cacau Show tem 26 anos de história, com mais de 800 lojas franqueadas em mais de 350 municípios por todos os estados brasileiros. Produz empregos para diversas pessoas em uma das maiores redes de lojas de chocolate do mundo, com um faturamento que alcança o valor de mais de 100 milhões de reais por ano." (Fonte: https://endeavor.org.br/conheca-5-empreendedores-de-sucesso/). São características de empreendedores de sucesso:
I - Ser dinâmico;
II - Ser determinado;
III - Saber explorar as oportunidades;
IV - Construir o próprio destino;
Após avaliar as alternativas apresentadas na questão, assinale a opção correta:
A -
II e IV são corretas;
B -
I, II e IV são corretas;
C -
I, II, III, IV são corretas;
D -
I, III e IV são corretas;
E -
I e III são corretas;
Questão 4 de 10
Na forma da Lei nº 6.330, de 23 de setembro de 1976, o funcionamento de uma farmácia dependerá de autorização do Ministério da Saúde, diretamente na ANVISA. Existem dois tipos de autorização de funcionamento:
AFE: Chamada de Autorização de Funcionamento de Empresas Comum. Deve ser requerida junto à Anvisa para que a empresa possa comercializar medicamentos industrializados em sua embalagem original, incluindo os medicamentos “controlados” presentes na Portaria SVS/MS n° 344/1998 e suas atualizações.
AE: Chamada de Autorização Especial. Somente aplicável às Farmácias de Manipulação que já possuam AFE e que manipulem medicamentos contendo substâncias “controladas” presentes na lista do anexo da Portaria SVS/MS n° 344/1998.
Disponível em:< http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/58e979c8bd97a76e6a9ce685d73b9b2a/$File/5819.pdf> Acesso em 17 jul 2018.
Um empreendedor deve ter em mente que por mais inovadora e revolucionária que seja sua empresa e seus produtos, de nada servirão se o arcabouço jurídico não estiver correto e adequado. Considerando os aspectos legais de um novo empreendimento avalie as afirmações a seguir.
I. É necessário o cumprimento de regras bem definidas por governos e instituições.
II. Aspectos legais também dizem respeito à propriedade intelectual, marcas e patentes e licenciamentos.
III. Os profissionais que ajudam um empreendedor nessas tarefas são o advogado e o contador.
É correto o que se afirma em:
A - I, apenas.
B - I e II, apenas.
C - II, apenas.
D - II e III, apenas.
E - I, II e III.
Questão 5 de 10
"Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral é necessário fazer um cuidadoso planejamento do negócio. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas pelo desejo, mesmo que seja um bem ardoroso. Ideias assim nascem, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo. Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas." (Fonte:http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD). Sobre planos de negócio, avalie as alternativas abaixo:
I) Um plano de negócios é um vídeo, de grande valor, que descreve os objetivos de um negócio e os respectivos passos necessários para a sua realização.
II) O plano de negócios é uma importante ferramenta de negociação e ajuda a levantar recursos;
III) O plano de negócios não contribui para a aprovação de empréstimos;
IV) O plano de negócios analisa os pontos fracos e fortes em relação à concorrência e o ambiente de negócio;
Após avaliar as alternativas apresentadas na questão, assinale a opção correta:
A -
II, IV são corretas;
B -
I, II, III, IV são corretas;
C -
I e II são corretas;
D -
I, II e IV são corretas;
E -
I, III e IV são corretas;
Questão 6 de 10
Não é fácil empreender quando não se tem um bom planejamento retratado em um bom plano de negócios, mas ainda é mais difícil quando não se tem o capital inicial e suficiente para por em prática uma ideia e uma oportunidade. Quando se trata então de um pequeno negócio as barreiras são maiores ainda, mas no Brasil algumas iniciativas estão surtindo efeito. Considere as afirmações a seguir em relação ao assunto:
I. O BNDES é o órgão estatal especializado e o que mais incentiva o microempreendedorno Brasil com várias linhas de crédito para pequenos negócios.
II. Os bancos comerciais são os maiores financiadores de microcrédito no Brasil, pois conseguem oferecer juros e condições gerais mais atrativas para os pequenos empreendedores.
III. Na prática os bancos estatais, principalmente o Banco do Brasil e a Caixa Federal, e algumas ONGs voltadas ao setor são os principais canais de liberação de microcrédito no Brasil.
É correto o que se afirma:
A - Na II e III
B - Somente na III
C - Na I e II
D - Somente na I
E - Na I e III
Questão 7 de 10
Alguns autores propõem um modelo de motivação empreendedora que consiste na decisão de um indivíduo em se comportar de forma empreendedora pela influência conjunta de cinco fatores: características pessoais, ambiente pessoal, objetivos pessoais, ambiente de negócios e a ideia do negócio.
Sobre estes cinco fatores, avalie as afirmações a seguir:
I. As características pessoais são elementos importantes no processo de criação de novos negócios.
II. Os objetivos pessoais são àqueles relativos às expectativas e metas de cada empreendedor.
III. O contexto político, jurídico, macroeconômico e setorial que cerca o negócio não integra estes fatores.
IV. A influencia conjunta destes cinco fatores dão origem à performance do negócio.
É correto o que se afirma em:
A - I e II
B - I e IV
C - II e III
D - I, II e IV
E - I e III
Questão 8 de 10
"O americano David Norton dá dicas e conselhos a seis empresas brasileiras que adotaram a mais badalada ferramenta de gestão da atualidade.
Nos últimos dez anos, poucas teorias ligadas à administração fizeram tanto sucesso e provocaram tantas dúvidas como o balanced scorecard. Criado pela dupla de consultores americanos David Norton e Robert Kaplan. Quando decidiu realizar uma reestruturação, há cerca de três anos, a Oxiteno, fabricante de produtos químicos do grupo Ultra, escolheu o BSC para ajudá-la na tarefa. Hoje, a empresa possui apenas um mapa estratégico, que serve de bússola para todos os seus 950 funcionários — sejam eles diretores ou operários. Seu maior dilema: desdobrá-lo ou não."  (Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/os-conselhos-do-pai-do-balanced-scorecard m0042901/) . Sobre o Balanced Score card (BSC) , assinale a alternativa correta
A -
O BSC pode ser considerado uma técnica para medição de objetivos;
B -
O BSC pode ser considerado uma técnica para medição de rotatividade;
C -
O BSC é uma ferramenta que materializa as perdas de uma empresa;
D -
O BSC é uma ferramenta para desenvolvimento dos empreendedores;
E -
O BSC possui duas dimensões de negócio que são:  gestão tecnologia e legal;
Questão 9 de 10
O Brasileiro e empreendedor Dagoberto Hajjar, estudado em nosso livro base com os relatos sobre o case de sucesso Advance Marketing, deixa claro que apesar de seu sucesso no mundo dos negócios, não se tornou um “guru da autoajuda” com conselhos milagrosos, entretanto ele relata alguns aprendizados importantes em sua trajetória, capaz de nortear de maneira assertiva quem deseja empreender. Neste sentido, o que diz o empreendedor a respeito de planejamento para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso?
A - O empreendedor não pode se ater ao planejamento, o que difere os melhores da maioria é a disposição de arriscar na hora que a ideia vem à cabeça, perder tempo com o planejamento passa a ser um atraso.
B - O empreendedor que deseja ter sucesso deve seguir seus instintos e arriscar tudo em favor do que pensa, não deve dedicar tempo com planejamento pois isso além de desanimar o empreendedor, torna-se impeditivo de avanço.
C - O empresário não pode ser simplesmente um executor; ele tem que dedicar um tempo para o planejamento estratégico. Tem que estar ‘antenado’ com o que está acontecendo no mercado e para onde estão indo seus clientes.
D - O empresário deve focar na implementação de seu negócio e não perder tempo com planejamento do futuro que sempre será incerto, sendo assim, o negócio é arriscar todas as fichas e esperar pra ver.
E - O empreendedor de sucesso não perde tempo planejando, ele foca na prática e vai com todas as forças em direção de suas crenças, mesmo que o mercado mostre aversão a sua ideia, ele não desiste e nem desperdiça tempo com planejamento.
Questão 10 de 10
"A simulação de Monte Carlo é uma técnica matemática computadorizada que possibilita levar em conta o riso em análises quantitativas e tomadas de decisão. Essa técnica é usada por profissionais de uma grande variedade de campos, como finanças, gerenciamento de projetos, energia, indústrias, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, seguros, petróleo e gás, transportes e meio ambiente." (Fonte: http://www.palisade-br.com/risk/monte_carlo_simulation.asp). Sobre a simulação de Monte Carlo, avalie as alternativas abaixo:
I) A simulação de Monte Carlo é uma técnica que usa geração de números aleatórios para simular a realidade;
II) A simulação de Monte Carlo proporciona um entendimento da probabilidade de resultados específicos;
III) A simulação de Monte Carlo proporciona um modelo rígido;
IV) A simulação de Monte Carlo proporciona tabelas e relatórios complexos; </p>\n<p>Após avaliar as alternativas apresentadas na questão, assinale a opção correta:
A -
I e II são corretas;
B -
II e III são corretas;
C -
I, II, III e IV são corretas;
D -
I, II e IV são corretas;
E -
II, IV são corretas;

Mais conteúdos dessa disciplina